Blog da Qualidade

Nigel Croft: o pai da ISO e do Anexo SL

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Monise Carla and Juliana Geremias

Monise Carla and Juliana Geremias

+ posts

Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Várias vezes você já ouviu falarmos do nome Nigel Croft aqui na comunidade da qualidade. Talvez você ainda não o conheça, mas ele é o nome que está por trás da revisão 2015 da ISO 9001 e a criação do Anexo SL. Isso significa que a ISO, como conhecemos hoje, tem muito das contribuições do Nigel. Portanto, hoje vou falar do britânico mais brasileiro que conhecemos, que é considerado sinônimo de qualidade no mundo: Nigel Croft.

Ele é amplamente reconhecido como um dos principais especialistas mundiais em Gestão da qualidade, sistema de Gestão e na avaliação de conformidade e quero, resumidamente, explorar as conquistas e relevância deste nome da Qualidade que você precisa conhecer.

Nigel Howard Croft trabalhou na ISO por mais de 27 anos e é Presidente do Grupo de Coordenação Técnica Conjunta da ISO para Padrões de Sistemas de Gestão. Foi nomeado pelo Conselho de Administração Técnica da ISO entre outras organizações e empresas.

A jornada de Nigel Croft.

Nigel Croft teve uma jornada interessante na sua carreira. Vou explorar os principais pontos de sua carreira.

1977 –Formou-se em Ciências Naturais pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

1981 – PhD em Metalurgia pela Universidade de Sheffield.

1983 – Pós-doutorado em Ciências dos Materiais e Engenharia.

1974 – Ele iniciou sua carreira como estagiário em uma Indústria Siderúrgica Britânica e, desde então, tem trabalhado em várias organizações comerciais e em organizações sem fins lucrativos em todo o mundo.

1984 – Casou-se com Naila Diniz (também metalúrgica doutora pela Universidade de Sheffield), e emigrou para o Brasil. Os dois trabalharam na empresa familiar de aços especiais Diniz Eletrometal S.A, do José Diniz de Souza, outro grande nome na indústria brasileira.

1992 – O interesse de Nigel pela Gestão da Qualidade começou nessa época, quando coordenou a adaptação do sistema de gestão da qualidade da Eletrometal para atender aos requisitos da norma ISO 9002.

2010 – 2018 – Foi presidente da ISO/TC176/SC2 (Sistemas da Qualidade) – Geneva, Suíça. A ISO/TC176/SC2 é o Subcomitê Técnico da ISO responsável pelo desenvolvimento das normas de Gestão da Qualidade ISO 9001 e ISO 9004, entre outras.

2017 – Recebeu a medalha Freund-Marquardt da Sociedade Americana de Qualidade, com uma citação que diz “Por sua paixão, dedicação e liderança na aplicação dos princípios de gestão da qualidade ao desenvolvimento, promoção e implementação de padrões de sistema de gestão da qualidade em escala global, por mais de vinte anos

2018 – Recebeu um Prêmio Honorário do Chartered Quality Institute do Reino Unido. De acordo com o site da CQI, “Este prêmio reconhece aqueles que moveram a profissão de qualidade ou a disciplina de qualidade ao longo de vários anos. Nigel ganhou este prêmio por sua contribuição substancial para a evolução da família ISO 9000 – o conjunto mais popular do mundo de padrões de gestão da qualidade. Sua liderança no desenvolvimento da ISO 9001, entre outras normas importantes, deu às empresas em todo o mundo as ferramentas para impulsionar a melhoria e incorporar a qualidade em todos os aspectos do negócio“.

2018 – 2020 –Foi convocador da Task Force ISO/IEC para a revisão do “Anexo SL” (Normas do Sistema de Gestão) – Geneva, Suíça, ou seja, foi responsável pela revisão do Anexo SL.

2020 – Ele é presidente do Grupo de Coordenação Técnica Conjunta da ISO (“JTCG”); supervisiona o conjunto completo de Normas do Sistema de Gestão da ISO, incluindo a ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Ambiental), ISO 45001 (Saúde e Segurança Ocupacional) e ISO 50001.

2022 – Publicou o artigo “Avaliação remota da conformidade em um mundo digital – oportunidades, desafios e implicações para os países em desenvolvimento” Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Viena, Áustria, 2022

2022 – Publicou o artigo “Confie mas Verifique – Gerenciando Riscos da Cadeia de Suprimentos” (com E.J. Fletcher) Offshore Technology Conference Proceedings, Houston, EUA, maio de 2022.

Além disso, Nigel também é Membro do CQI (Reino Unido), Membro Sênior da Sociedade Americana pela Qualidade e Membro da Academia Brasileira de Qualidade.

Nigel Croft: um guru da Qualidade

Em resumo, Nigel Croft é um renomado especialista em Sistemas de Gestão da Qualidade e tem uma jornada de reconhecimentos que são compatíveis as suas contribuições para comunidade da qualidade.

Em seu obstinado desejo em conhecer e contribuir com a Qualidade no mundo, Nigel Croft também teve a oportunidade de conhecer Williams E. Deming pessoalmente.

Nigel Croft com Deming Deming

Eu imagino que lá quando ele começou, talvez ele não imaginasse ter toda essa jornada de contribuição para a comunidade como um todo. Mas seguindo sua paixão e desejo por mudança, pode fazer algo relevante para o mundo.

Você também pode fazer algo relevante para o pedaço do mundo que você influência! Para isso, precisa ter como referência as melhores pessoas que puder.

O Nigel Croft gravou com Jeison Arenhart e Monise Carla no nosso queridíssimo Qualicast o episódio 117 falando sobre como surgem as normas.

Sobre o autor (a)

2 comentários em “Nigel Croft: o pai da ISO e do Anexo SL”

  1. Silvia Alciati

    Ontem não consegui assistir a palestra. Ficou gravada? trm como assistir em um segundo momento? obrigada

    1. André Roberto de Moraes
      Juliana Geremias

      Olá, Silvia
      Ficou gravada sim, enviaremos o link para o e-mail de inscrição.

      Forte abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!