Blog da Qualidade

ISO 9001:2015 – O que é Anexo SL e qual o significado disso?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Nadia Segantini

Nadia Segantini

+ posts

Sou estudante de Administração na Universidade Estadual do Norte do Paraná! Você pode me encontrar no Facebook e LinkedIn!

Ao longo dos anos, a ISO publicou várias normas de sistema de gestão para os mais variados assuntos, que vão desde qualidade até segurança da informação. No entanto, embora essas normas tivessem elementos em comum, elas possuíam estruturas diferentes, resultando em uma confusão e dificuldades na implementação das normas ISO. Este post vai te contar como a ISO resolveu essa confusão, criando o Anexo SL.

Como surgiu o anexo SL?

A necessidade de integração de Sistemas de Gestão vinha sendo discutida desde o lançamento da Norma ISO 14001 na década de 90. Entretanto, não havia sido conceituada até então, pois existiam muitas normas que deveriam entrar em consenso para que isso acontecesse.

Então, o Anexo SL surgiu como resposta às organizações que precisavam facilitar o processo de integração no Sistema de Gestão Integrado (SGI). Ele estabelece uma base de desenvolvimento para as novas versões das normas, além de ser  um facilitador na integração ao certificar duas ou mais das Normas de Sistemas de Gestão.

Mas, o que é o Anexo SL?

A sigla “SL” é somente a identificação do anexo,  não possui nenhum significado específico. Os anexos da ISO/IEC seguem uma sequência alfabética(SK,SL,SM) o que justifica a sigla.

Em suma, trata-se de uma estrutura dividida em 10 capítulos com o objetivo de facilitar a integração entre as normas de gestão da família ISO.

O anexo apresenta  a seguinte estrutura:

  1. Referências Normativas
  2. Termos e definições (comuns)
  3. Contexto da Organização
  4. Liderança
  5. Planejamento
  6. Apoio/ Suporte
  7. Operação
  8. Avaliação de Desempenho
  9. Melhoria

Onde o Anexo SL se aplica?

O Anexo SL se aplica a todas as normas de sistemas de gestão, deixando-as sempre com a mesma estruturação, ou seja: do requisito 1 ao 10. O que poderá ser acrescido nas Normas ISO serão subcláusulas e textos específicos de cada disciplina ou segmento, dependendo exclusivamente de qual for a Norma e do escopo de cada uma.

Por exemplo: de acordo com a ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade, foi acrescida a subcláusula 4.4 Sistema de Gestão da Qualidade e Seus Processos, que é exclusiva da Norma de Sistema de Gestão da Qualidade, e não se aplicaria a Norma 14001:2015 por exemplo, que é Sistema de Gestão Ambiental.

Podem, também, ser aplicadas pelas Especificações Disponíveis Publicamente, mais conhecida como PAS 99. Como o nome já diz: é uma especificação, que possibilita que as Organizações integrem os requisitos comuns dos Sistemas de Gestão.
Por último, também, podem ser aplicadas as Especificações Técnicas. É o tipo de norma destinada a fixar as características, condições ou requisitos exigíveis para:

  • matérias-primas,;
  • produtos semi fabricados;
  • elementos de construção;
  • materiais ou produtos industriais semi acabados;
  • bem como para a execução de serviços de qualquer natureza.

Normas que já estão de acordo com o Anexo SL:

O Anexo SL aplica a todas as normas de sistema de gestão, tais como normas ISO completas, Publicly Available Specifications – PAS e Technical Specifications – TS. A ISO 9001 e ISO 14001 revisadas, bem como a nova ISO 45001  todas elas foram baseadas na estrutura de alto nível do Anexo SL.

Enfim, as futuras normas de sistema de gestão devem seguir a mesma estrutura, texto principal idêntico, assim como termos e definições comuns. Contudo, como mencionei anteriormente, a estrutura de alto nível não deverá ser modificada, mas poderá ter subclausulas e texto específico para disciplinas específicas acrescentadas.

De acordo com a PAS 99, haverá maior facilidade na implementação dos requisitos específicos de qualquer nova Norma de SG que a organização queira  adotar.

Enfim, com as diretivas do Anexo SL todas estruturadas, a integração do Sistema de Gestão e a implementação de mais de uma norma será muito facilitado. E ainda, eliminará redundâncias no SGI e no momento de Auditorias de certificação e re-certificação

Você entender um pouco mais sobre as normas ISO e o Anexo SL

No episódio # 117 do Qualicast nossos qualicasters falaram  como surgiram as normas ISO. E para isso contaram com a participação  de Nigel Croft, considerado o pai do Anexo SL.

 

Sobre o autor (a)

4 comentários em “ISO 9001:2015 – O que é Anexo SL e qual o significado disso?”

  1. Pingback: O que fazer com seu sistema de gestão em tempos de crise? | QMS Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!