Blog da Qualidade

ISO 9001:2015 – Qual a relação entre os 7 princípios da Gestão da Qualidade?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Nadia Segantini

Nadia Segantini

+ posts

Sou estudante de Administração na Universidade Estadual do Norte do Paraná! Você pode me encontrar no Facebook e LinkedIn!

Juntamente com a nova versão da ISO 9001:2015, vieram várias alterações para as organizações que possuem ou pretendem implantar essa certificação, algumas dessas alterações foram: a saída do manual da qualidade, saída da ação preventiva, gestão de riscos e, uma das mudanças muito significativas, foram nos Princípios da Qualidade. Antes eram 8 Princípios, e na nova ISO 9000:2015, temos apenas 7 Princípios da Qualidade. No post de hoje, falaremos sobre a relação entre os 7 princípios e como eles impactam o Sistema de Gestão da Qualidade.

Foco no cliente

Quando a gente pensa em Qualidade, sempre virão várias definições e visões distintas. O que muita gente não sabe é que Qualidade não é uma palavra sozinha, ela deve ser acompanhada de uma pergunta: Qualidade pra quem? Quando você pensa dessa forma, fica muito mais fácil imaginar o que é Qualidade.

Todo Sistema de Gestão da Qualidade busca intensificar o foco no cliente com o objetivo de aumentar sua satisfação. Isso tem que ficar muito claro para toda empresa em tudo o que ela fizer, nas mínimas atividades. Os colaboradores devem saber da importância que possuem ao realizarem suas atividades, e como isso impacta na satisfação dos clientes. Esse hábito começa a se tornar real quando é conduzido pela liderança, o que nos leva ao próximo princípio.

Liderança

É importante entender que liderança não se trata apenas de cargos gerenciais ou de pessoas que estão à frente de equipes, mas é quem toma atitude de liderar mudanças, ações e resultados. Se seus gerentes não lideram a Qualidade, possivelmente seu SGQ vai falhar, simplesmente porque eles não trabalharam para engajar as pessoas no seu projeto. Um exemplo disso é: se um novo colaborador entra na organização e seu líder direto não fala sobre Qualidade, como ele vai saber que a Qualidade é importante na organização?

Engajamento das pessoas

Quando você tiver líderes da Qualidade na sua organização, pessoas que conversem sobre isso e que em cada atividade e resultado apontem uma relação direta com a Qualidade, ficará mais nítido o porquê ela é importante e tem que funcionar. Imagine que a produção esteja engajada num projeto de aumentar a produtividade. Se ela conseguiu obter o resultado desejado através de práticas da Qualidade, isso será um incentivo para outros departamentos acreditarem que aquilo funciona, e aí você começa a encontrar caminhos para padronizar a Qualidade.

Abordagem de processos

A padronização acontece quando você estabelece processos. Fazer um lanche na sua casa é fácil, fazer uma rede de lanches pelo mundo garantindo que todos tenham o mesmo sabor, como por exemplo o McDonald’s, é outro desafio. Pessoas engajadas tendem a buscar o entendimento dos processos e o quanto eles podem contribuir para a Qualidade, tornando mais rápida a aderência ao SGQ. Depois que você consegue estabelecer processos e fazer com que eles sejam seguidos, você precisa saber se esses são realmente bons e se estão satisfazendo os clientes.

Tomada de decisão baseada em evidências

Monitorar e medir os processos é uma atividade que deve ser feita continuamente… por todos! Analisando evidências e números você verá o que está falhando ou o que não está dando o resultado que deveria dar. É muito divertido fazer análises com base em opiniões pessoais, e com certeza, a experiência é muito válida nesse sentido. Mas ainda acredito que Deming tinha algum motivo para dizer “eu acredito em Deus, para o resto quero ver fatos e dados”.

Melhoria

“O que pode ser medido, pode ser melhorado!” (Peter Drucker)

O que você deve analisar para melhorar? Para quem deve melhorar? É mais fácil analisar a resposta dessas perguntas quando se tem os outros princípios realizados.

Uma das filosofias da Honda é: “um dos motivos pelos quais nossos clientes estão sempre satisfeitos é porque nós nunca estamos”. Se você quer que o seu SGQ cumpra o objetivo de satisfazer clientes, você precisa dormir e acordar pensando em melhorar. As melhorias são essenciais para conseguirmos gerir pessoas e processos.

Gestão de relacionamentos

Um dos nossos leitores do Blog da Qualidade nos trouxe uma pergunta que se encaixa aqui: Um produto produzido totalmente de acordo com o pedido do cliente e, posteriormente devolvido para ser refeito porque o cliente não disse uma especificação, pode ser considerada uma Não Conformidade? Claro que sim. Houve uma falha no processo de comunicação e na gestão de relacionamento entre os processos. Caso houvesse a interação adequada entre todas as partes interessadas e etapas do processo, não haveria esse problema! Essa é a importância de gerenciarmos os relacionamentos entre processos, pessoas, organizações, etc.

Foco no Cliente tem a ver com liderança. A liderança envolve o engajamento das pessoas, este engajamento aborda todos os processos. Abordar os processos torna possível tomar decisões baseando-se em evidências. Com essas evidências, dá pra melhorar… e melhorar muito! Quando tudo isso estiver acontecendo, você deve se preocupar somente em gerenciar os relacionamentos.

Imagine um tabuleiro em que todas as peças são interligadas e dependem umas das outras para poderem seguir em frente e andar para a “próxima” casa. Então, assim é que o Sistema de Gestão da Qualidade deve funcionar.

 

ISO 9001:2015

Leia todos os artigos do Blog da Qualidade sobre ISO 9001:2015!

Postado por Forlogic | www.forlogic.net

Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/

Conheça nossos softwares:
Gestão da Qualidade https://qualiex.com/ 

Sobre o autor (a)

12 comentários em “ISO 9001:2015 – Qual a relação entre os 7 princípios da Gestão da Qualidade?”

    1. Marina Beffa

      Bom dia Jack!
      O que aconteceu foi que dois princípios mesclaram seus conceitos, e por isso o número reduziu de 8 para 7.
      Essa junção aconteceu com os antigos princípios “4. Abordagem de Processo” e “5. Abordagem sistêmica para a gestão”.
      Eles se transformaram no 4º princípio “Abordagem de processos”, integrando a importância de estabelecer processos e interligá-los em sistemas, reforçando o pensamento sistêmico.

  1. Parabénss, muito bom o post !!! Dá para ver a importância do pensamento sistêmico, tão citado pelo MEG, é sempre uma coisa levando a outra, se uma parte falhar tudo se perde.

  2. Gostei do post, está mais claro que outras definições que encontrei por ai…
    estou procurando informações de como otimizar os processos da minha nova startupp http://www.cardpress.com.br Se alguém possuir mais experiência e quiser trocar figurinhas, manda uma mensagem pelo site, eu leio todas. Davidson Pimenta

  3. Judson Mota

    Muito bom o artigo. Hoje vou falar sobre os 7 princípios da Gestão da Qualidade e o material foi bem esclarecedor.

    1. Qual a citação pelo amor de Deus?
      Tô fazendo esse trabalho mas n encontro nenhum post com a citação do autor 🥲😥

  4. Anderson Magalhães Alcântara

    Excelente post! Parabéns aos envolvidos. Estou estudando a ISO 9001-2015 e esse blog está sendo uma ótima ferramenta! Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!