Trouxemos um conteúdo incrível sobre a ISO 9001:2015 comentada pelos autores do Blog da Qualidade
ISO 9001: Significado
Você já se perguntou o que é a ISO 9001? Ela é uma norma internacional que estabelece os critérios para um sistema de gestão da qualidade (SGQ). Ela define os requisitos que uma organização deve cumprir para demonstrar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendam consistentemente às necessidades e expectativas dos clientes, bem como os requisitos legais e regulamentares aplicáveis.
A norma segue a abordagem de melhoria contínua, baseada no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act). Ela enfatiza a importância do envolvimento da alta direção e da implementação de processos eficazes para alcançar a satisfação do cliente e melhorar o desempenho organizacional.
Continue a leitura para descobrir tudo sobre a ISO 9001:2015 neste guia especial.
Norma ISO 9001: Para que serve?
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Melhoria da qualidade: Ajuda as organizações a estabelecerem processos robustos para garantir a qualidade consistente dos produtos ou serviços que oferecem.
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Satisfação do cliente: Ao focar na qualidade, as organizações podem aumentar a satisfação do cliente, atendendo melhor às suas necessidades e expectativas.
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Eficiência operacional: A ISO 9001 promove a identificação e eliminação de desperdícios e ineficiências nos processos internos, o que pode resultar em economia de custos e recursos.
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Melhoria contínua: A norma enfatiza a importância da análise crítica e da melhoria contínua dos processos, levando a uma cultura organizacional de aprendizado e aprimoramento constante.
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Aumento da competitividade: Organizações certificadas pela ISO 9001 frequentemente têm uma vantagem competitiva, pois a certificação é reconhecida globalmente como um indicador de compromisso com a qualidade e excelência.
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Quais são os requisitos da ISO 9001 versão 2015?
Nós trouxemos um compilado de todos os artigos que temos no Blog da Qualidade relacionados aos requisitos da ISO 9001 versão 2015 para você ficar por dentro de cada um:
Introdução
0.1 Generalidades
Será que sua empresa merece a ISO 9001:2015?
0.2 Princípios de Gestão da Qualidade
As 4 diferenças nos princípios da Gestão da Qualidade
Qual a relação entre os 7 princípios da Gestão da Qualidade?
0.3 Abordagem de processo
Qual a diferença entre gestão de risco e mentalidade de risco?
0.4 Relacionamento com outras normas de sistemas de gestão
Contexto da Organização
4.1 Entendendo a organização e seu contexto
Contexto da Organização: o que significa isso?
Entendendo o Contexto da Organização
Porque documentar o Contexto da Organização
4.2 Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas
O que são partes interessadas?
Por que definir as partes interessadas da minha empresa?
4.3 Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade
Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade (Parte 1)
Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade (parte 2)
4.4 Sistema de gestão da qualidade e seus processos
Liderança
5.1 Liderança e comprometimento
5.1.1 Generalidades
Generalidades do Requisito 5 Liderança
Qual o papel da Liderança no SGQ?
5.1.2 Foco no cliente
5.2 Política
O que é Política da Qualidade?
5.2.1 Desenvolvendo a política da qualidade
Desenvolvendo uma política da qualidade (Parte 1).
5.2.2 Comunicando a política da qualidade
Comunicando a Política da Qualidade
5.3 Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais
Planejamento
6.1 Ações para abordar riscos e oportunidades
O processo de Gestão de Riscos
Por que eu devo gerenciar riscos na minha empresa?
É necessário ter um processo de Gestão de Riscos?
Como montar um processo de gestão de riscos [eBook]
Como usar o Diagrama de Ishikawa para identificar riscos?
6.2 Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los
Os objetivos da qualidade no SGQ
Como atingir os objetivos do seu SGQ?
6.3 Planejamento de mudanças
Apoio
7.1 Recursos
7.1.4 Ambiente para operação dos processos
Conhecimento organizacional (Parte 1)
Conhecimento organizacional (Parte 2)
7.2 Competência
5 motivos para gerenciar as competências da sua empresa
Como comprovar competências na ISO 9001:2015
7.3 Conscientização
7.4 Comunicação
O que a cultura da qualidade tem a ver com o Requisito 7.4?
Sua empresa tem uma comunicação de qualidade?
7.5 Informação documentada
ISO 9001:2015: presságio de morte dos Procedimentos?
Por que informação documentada?
Informação Documentada (Parte 1)
Por que criar e atualizar informações documentadas? (Parte 2)
Controle de Informação Documentada (Parte 3)
Por que utilizar um software para gestão da informação documentada?
3 dicas para diminuir o número de informações documentadas sem comprometer o SGQ!
Gestão de Documentos: Sua empresa tem documento zumbi?
Operação
8.1 Planejamento e controle operacionais
Planejamento e controles operacionais
8.2 Requisitos para produtos e serviços
8.2.1 Comunicação com o Cliente
8.3 Projetos e desenvolvimento de produtos e serviços
8.4 Controle de processos, produtos e serviços providos externamente
Por que você deve controlar processos, produtos e serviços providos externamente?
Os 10 C’s da Avaliação de Fornecedores
Sua avaliação de fornecedores vai para o saco de lixo?
8.5 Produção e provisão de serviço
8.6 Liberação de produtos e serviços
8.7 Controle de saídas não conformes
Avaliação de Desempenho
9.1 Monitoramento, medição, análise e avaliação
Requisito 9.1 Monitoramento, medição, análise e avaliação (Parte 1)
9.1.2 Satisfação do cliente (Requisito 9.1 – Parte 2)
9.1.3 Análise e avaliação (Requisito 9.1 – Parte 3)
9.2 Auditoria Interna
Auditorias: negando as aparências e disfarçando as evidências
5 princípios para conduzir auditorias internas da ISO 9001:2015
A importância da auditoria interna na busca pela excelência
Práticas de auditoria para auditores e auditados excelentes
9.3 Análise crítica pela direção
Melhoria
10.1 Generalidades
Requisito 10 Melhoria, Não Conformidade e ação corretiva (Parte 1)’
Requisito 10 Melhoria: Generalidades (Parte 2)
10.2 Não conformidade e ação corretiva
10.3 Melhoria Contínua
Anexos
Quais os 7 princípios da ISO 9001?
Foco no cliente: A organização deve entender as necessidades atuais e futuras dos clientes, atendendo aos seus requisitos e buscando exceder suas expectativas sempre que possível.
Liderança: Os líderes de uma organização devem estabelecer uma visão clara e objetivos alinhados com ela, criando um ambiente no qual as pessoas possam contribuir para os objetivos da organização.
Envolvimento das pessoas: As pessoas em todos os níveis da organização são a essência dela, e seu total envolvimento permite que suas habilidades sejam usadas para o benefício da organização.
Abordagem de processo: As atividades e recursos de uma organização devem ser gerenciados como um processo integrado, com uma compreensão clara de como as atividades se relacionam e contribuem para os resultados desejados.
Melhoria: A melhoria contínua é uma parte essencial do sucesso de uma organização. Isso envolve o estabelecimento de metas de melhoria e a implementação de medidas para alcançá-las.
Tomada de decisão baseada em evidência: Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações relevantes. As organizações devem tomar decisões com base em análises objetivas e avaliações de dados.
Gestão de relacionamento: Uma organização e suas interações com partes interessadas relevantes devem ser gerenciadas para melhorar o desempenho geral da organização. Isso inclui estabelecer e manter relacionamentos benéficos com clientes, fornecedores e outras partes interessadas.
Caso você queira saber mais, acompanhe o canal do YouTube do Qualiex. Nele, postamos os episódios do Qualicast, assim como outros conteúdos especiais para você. Assista esse episódio sobre os 7 princípios da Qualidade:
Agora que você já sabe tudo sobre a ISO 9001:2015, deixe nos comentários o que você achou deste guia. Ah, e não esqueça de deixar suas dúvidas!
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