5W2H: A metodologia que transformou os limões da Toyota em uma excelente limonada
Essa semana eu vi um post nas redes sociais que citava o aniversário de 40 anos da banda brasileira Legião Urbana e pedia que as
Evite prejuízos com documentos vencidos e vazamento de informações
A falta de gestão de documentos com uma política clara para regrar o trato com as informações documentadas de uma empresa, pode, com o passar
Crie Indicadores de não conformidade e descubra como evitar custos desnecessários
Antes de tudo: como estão sendo trabalhados os indicadores de não conformidades (NC) aí na sua empresa? Primeiramente, vamos a definição: Indicador – elemento que
Você quer alcançar os objetivos de sua empresa, então descubra quais são seus indicadores de esforços
Como o título sugere, o acompanhamento e controle dos indicadores de esforços pode te apoiar no alcance dos objetivos e metas da sua empresa. Mas
Elimine custos e torne-se mais competitivo com o mapeamento de processos
Erros de processos causam custos indesejáveis, mas como manter a equipe alinhada para evitar esses erros? A resposta é simples: estabelecendo um fluxo de trabalho
Como apontar riscos e identificar pontos de melhoria
Você quer garantir que os processos da sua empresa estejam alinhados às metas minimizando os riscos e apontando as melhorias envolvidas no negócio. Vou te
Gestão de documentos: qual a periodicidade ideal para a revisão da informação documentada?
Primeiramente, antes de responder a pergunta “qual a periodicidade ideal para a revisão da informação documentada?” explicarei os tipos de informações documentadas e a diferença
Como um Plano de ação pode ajudar a diminuir seus custos
Em sua empresa os projetos tendem a não serem finalizados, ou pior, cada área controla seus projetos e ações de forma separada sem padrões de
Engajamento de pessoas como peça-chave para SGQ
A nova versão da norma ABNT NBR ISO 10018:2022 veio com uma nova roupagem “envolvimento” para “engajamento” de pessoas. Nesse artigo vou usar a palavra
Aumente seus lucros, implante um SGQ em conformidade com a ISO 9001
O consumidor atual tem acesso à informações de forma prática e rápida sobre qualquer produto ou serviço que precise contratar. Então é seguro dizer que,
Cuidado com o retrabalho, você pode estar perdendo tempo e dinheiro
Primeiramente, você sabia que o retrabalho é um dos grandes vilões na otimização do tempo e gera gastos evitáveis? Então, para você entender, vamos a
10 anos de Gestão da Qualidade, 10 anos buscando melhoria contínua
Em 2012 iniciamos nossas postagens no Blog da Qualidade com o objetivo de discutir sobre a gestão da qualidade e excelência, a ideia era um
Os 5 principais gaps da qualidade
Primeiramente, a ideia é explicar o que são gaps e apresentar os 5 principais gaps da qualidade, boa leitura! Antes de tudo, ressalto que já
Engajamento como ferramenta para melhoria contínua
Surpreender com tecnologia e relacionamentos que simplificam a qualidade. Esse é o propósito ForLogic, e nós não conseguiríamos isso sem o nosso time, mas não
“Eu não existo longe de você” – Disse a Qualidade para a Gestão dos Fornecedores
Se fosse para escolher uma música para representar empresas que não fazem gestão dos seus fornecedores, escolheria: “Avião sem asa, fogueira sem brasa, sou eu
ISO 9001 – Direcione as pessoas certas para os cargos certos
Hoje vamos abordar o item 7.2 da ISO 9001 que trata de Competência, conforme o próprio título já diz: direcione as pessoas certas para os
Gaps de competências: como identifica-los e resolvê-los?
Nas empresas e organizações competências são aptidões que os colaboradores possuem, elas são utilizadas para que as ações internas sejam desenvolvidas. As ações comportamentais e
#102 – Como começar a governança corporativa na sua empresa?
Neste episódio, nossos Qualicasters explicam como começar a governança corporativa na sua empresa. Para falar sobre o assunto, receberam um convidado mais que especial: Wanderlei