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Aryana Martins

Aryana Martins

Sou apaixonada por Qualidade desde criança quando realizava “auditorias” e escrevia “relatórios”para os meus pais sobre o comportamento dos meus irmãos, rs… Iniciei minha trajetória na área de Informática, mas logo percebi que minha vocação não era aquela e decidi redefinir minha rota. Então me formei em Administração, fiz MBA em Gestão da Qualidade e me qualifiquei como Auditora Líder nas normas ISO 9001, 14001 e 45001. Atuo como Consultora Empresarial há mais de 15 anos e, através disso, consigo conciliar a minha missão pessoal com a profissional, ajudando pessoas e empresas a crescerem fazendo Gestão com Qualidade e, consequentemente, contribuindo para a construção de um mundo mais organizado, equilibrado e melhor para todos.

“Eu trabalho com Qualidade.”

Por muitos anos, essa foi a resposta que eu dei a quem me perguntava o que eu fazia para sobreviver. Quase sempre, quem ouvia reagia com aquela cara de dúvida e soltava outra pergunta: “Mas você faz exatamente o quê?”.

Bom, senta que lá vem história. Eu começava a contar toda a minha trajetória profissional até finalmente responder o que significava, a meu ver, trabalhar com qualidade. Isso não era tão ruim e até rendia um bom papo.

A parte que me desagradava, porém, era apresentar a minha ocupação apenas como mais um trabalho, algo seco, técnico e pequeno, ocultando o que ele tem de mais encantador: o poder de transformar o bom no ótimo e de promover, diariamente, a busca por resultados melhores.

O tempo passou e um dia fui convidada para uma daquelas imersões de empreendedores, com diversas palestras relacionadas ao tema, entre elas, técnicas de vendas. Lá estava eu na plateia, com meu caderninho e caneta em mãos, quando o palestrante começou a falar sobre pitch de vendas.

Aquilo era novo para mim e, entre tantas coisas interessantes, uma prendeu a minha atenção: ele dizia que todo empreendedor precisava conseguir explicar o que fazia, como se estivesse respondendo à pergunta de alguém que acabou de entrar no elevador e que vai descer no próximo andar.

Ah, não…

Como eu conseguiria reduzir toda a minha explicação sobre trabalhar com qualidade a pouquíssimos minutos? Parecia impossível para mim e o que tornava isso tão difícil era que eu achava que trabalhar com qualidade tinha relação apenas com a implementação de ferramentas reconhecidas por gerarem resultados eficazes para as empresas. Que ingenuidade a minha.

Isso me deixou pensativa por muitos dias até que, finalmente, eu consegui entender que a palavra Qualidade tem um significado tão amplo, que é impossível limitá-la a conceitos e métodos. Trabalhar com Qualidade transcende qualquer metodologia. Trata-se de um padrão de atuação que reflete profissionalismo, responsabilidade e paixão pelo que se faz.

Bingo! Nascia ali o meu pitch de vendas e nasce agora o meu convite para você continuar a leitura deste artigo e descobrir como, independentemente da sua profissão, você também pode (e deve) trabalhar com Qualidade. Vem comigo?

Todo trabalho merece Qualidade

Alarme toca, a gente pula da cama e começa a construir mais um dia, quase sempre de forma acelerada porque não temos tempo a perder. A pressa e as urgências ditam o ritmo da nossa rotina e quase não pensamos na qualidade daquilo que estamos entregando.

Mas será que a vida profissional, que consome boa parte do nosso dia, se resume somente a completar tarefas? Se fôssemos máquinas, talvez, mas como não somos, a minha aposta é que não. Eu acredito que encontrar significado, sentido e propósito naquilo que fazemos é o que diferencia um profissional comum de um profissional acima da média.

É aqui que a Qualidade entra. É ela que tem a capacidade de gerar um compromisso com a excelência em cada vertente do trabalho, seja ele executado no nível operacional, tático ou estratégico de uma empresa.

Trabalhar com Qualidade é o mesmo que dizer que cada detalhe importa. É a atenção minuciosa, a busca incessante pela melhoria contínua e a paixão por entregar um resultado que encanta. É uma atitude, uma mentalidade que permeia todas as atividades, desde o planejamento até a execução, assegurando que cada etapa do processo seja realizada com precisão e cuidado.

Ter esse entendimento é como virar uma chave em nossa mente, permitindo compreender que todo trabalho merece Qualidade. Se você é um gestor, precisa aprender a gerir com Qualidade. Um recepcionista deve receber as pessoas com Qualidade. Um analista financeiro deve controlar o dinheiro com Qualidade.

E quanto ao que você faz? Não importa, coloque uma boa dose de Qualidade e continue lendo para descobrir como essa pode ser a sua maior vantagem profissional.

Por que colocar a Qualidade como parte integrante do seu trabalho?

Colocar a Qualidade no seu trabalho traz uma série de benefícios para você e para a empresa, incluindo melhoria na produtividade e no desempenho alcançado. Confira na Figura 1 mais alguns bons motivos para não abrir mão desta excelente aliada.

Trabalhar com Qualidade

Logicamente, o impacto de ter um profissional com esse foco também reflete nas conquistas organizacionais, exponenciando a satisfação do cliente e a perenidade do negócio. Quando a qualidade é uma prioridade, os resultados são palpáveis, conforme apresentado na Figura 2.

Figura 2 – Impacto da Qualidade nas Empresas
Figura 2 – Impacto da Qualidade nas Empresas

Então, não resta dúvida de que trabalhar com Qualidade não é apenas uma escolha estratégica, mas uma filosofia que, quando praticada, todos ganham: os clientes recebem produtos e serviços excepcionais, os colaboradores trabalham em um ambiente positivo e motivador e a empresa colhe os frutos de um desempenho superior e uma reputação sólida. Nos próximos tópicos deste artigo iremos entender como garantir que áreas importantes da empresa trabalhem com Qualidade.

Gestão da Qualidade ou Gestão COM Qualidade?

É muito comum as empresas tratarem a Qualidade como responsabilidade de um departamento específico, repleto de normas, procedimentos e auditorias. Mas, diante da amplitude desta palavra, será que é suficiente ter um setor isolado cuidando disso? Talvez a verdadeira pergunta que devamos fazer seja: estamos praticando “Gestão da Qualidade” ou “Gestão COM Qualidade”?

Ao incluirmos a Qualidade na gestão como um todo, temos uma abordagem integrada e abrangente, que vai além das paredes de um setor específico. É uma mentalidade que está embutida em cada aspecto, onde os funcionários, em todos os níveis e departamentos, entendem e assumem a responsabilidade pela qualidade dos seus respectivos trabalhos. Quer descobrir como fazer essa integração nas principais áreas de uma organização? Continue lendo.

A Qualidade como parte…

… da Gestão de Projetos e Processos

Você consegue imaginar como gerir um projeto sem um padrão claro a ser seguido? Com certeza isso é algo difícil e que, se acontecer, terá resultados terríveis. Na Gestão de Projetos e Processos, a Qualidade atua como uma bússola, garantindo que cada etapa esteja alinhada com os objetivos e expectativas das partes envolvidas.

Com um “manual de instruções” que todos devem seguir, a consistência operacional está assegurada, aumentando a eficiência, a produtividade, reduzindo custos, gerando clientes felizes, identificando e monitorando riscos e promovendo a cultura de melhoria contínua.

Vale ressaltar que normas como a ISO 9001, 14001 e 45001 garantem que a empresa adote padrões reconhecidos internacionalmente e conquistem a certificação do seu Sistema de Gestão, que seria algo como um “selo de aprovação” com grande valor no ambiente competitivo.

… da Estratégia Empresarial

Quando integrada à Estratégia Empresarial, a Qualidade atua como um motor que não só impulsiona o crescimento, mas também fortalece a competitividade. Para promover isso, é importante alinhar os padrões definidos com a Visão e Missão do negócio, entendendo a Qualidade como uma proposta de valor, que diferencia a empresa dos concorrentes e que promove práticas sustentáveis e responsáveis.

O resultado disso? Fidelização dos clientes, entrada em novos mercados, facilidade para inovação e um impulso positivo na reputação da marca.

… da Governança e do Compliance

A integração harmoniosa entre governança, compliance e Qualidade é essencial para o sucesso sustentável de qualquer empresa, garantindo transparência, confiabilidade e eficiência. A conformidade nas práticas de gestão ajuda a evitar sanções legais, a manter a integridade e assegurar a confiança dos stakeholders.

Um bom ponto de partida seria adotar normas e certificações aplicáveis ao setor de atuação, estabelecer procedimentos claros, capacitar a equipe e realizar auditorias regulares para monitoramento e identificação de oportunidades de melhoria.

Diante de tantos pontos positivos, quais seriam as ferramentas essenciais para construir uma jornada de excelência na busca pela Qualidade? Prossiga na exploração do texto e descubra.

A busca pela excelência em Qualidade

Implementar e manter altos padrões de Qualidade não é uma tarefa fácil, por isso é essencial utilizar algumas ferramentas de gestão consolidadas e que desempenham um papel crucial na análise e melhoria dos processos, tais como estas apresentadas a seguir:

  • Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act): É a espinha dorsal da melhoria contínua e guia a empresa por meio do Planejamento (Plan), Implementação (Do), Verificação (Check) e Ações Corretivas (Act).
  • Diagrama de Ishikawa: Ajuda a identificar as causas raízes de um problema, como um detetive que investiga todas as pistas para encontrar a origem de uma falha.
  • Diagrama de Pareto: É como um “filtro” que separa o trigo do joio, focando nos aspectos que realmente importam e que, se resolvidos, terão o maior impacto.
  • Fluxograma: Permite visualizar todos os passos de um processo, ajudando a entender e otimizar o fluxo de trabalho.
  • 5S´s: Consiste em uma metodologia japonesa (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke), que promove a organização e a limpeza do local de trabalho, melhorando a eficiência e segurança.

Essa jornada contínua requer comprometimento, estratégias claras e uma abordagem sistemática, incluindo, mas não se limitando a:

  • Compromisso da alta direção;
  • Definição de objetivos claros;
  • Engajamento e capacitação dos colaboradores;
  • Monitoramento e medição contínua
  • Inovação e adaptação;
  • Auditorias e revisões regulares.

Nesta caminhada, cada passo é vital para criar uma cultura de Qualidade que permeia toda a organização, garantindo sustentabilidade e sucesso a longo prazo.

Se você busca desenvolver sua carreira baseada na qualidade, excelência e gestão, recomendo o episódio #124 do Qualicast.

E o meu pitch de vendas?

Se você chegou até aqui, talvez esteja curioso para saber como ficou definido, afinal, o meu pitch de vendas, aquele que mencionei lá no começo deste artigo. Hoje, ao explicar o que faço, eu já não conto toda a minha trajetória profissional porque eu foco no resultado que o meu trabalho gera.

“Eu trabalho com Qualidade. Mas não aquela Qualidade engessada, burocrática e complicada. Eu trabalho com uma Qualidade que tem o poder de revolucionar qualquer negócio porque ela é uma filosofia que transforma pessoas, pessoas transformam empresas e empresas transformam o mundo. Meu trabalho não é apenas a minha fonte de renda, mas faz parte do meu propósito de vida e do legado que quero construir enquanto estiver aqui.”

Agora é a sua vez. Se a gente se encontrasse em um elevador, como você me contaria o que faz, por que faz e como faz? Lembre-se que você tem poucos minutos, pois vou descer no próximo andar. Valendo.

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Sobre o autor (a)

1 comentário em “A marca de todo trabalho bem-feito se chama Qualidade”

  1. Adorei! É possível ver seu encantamento com o tema durante a leitura do texto. Me identifico demais com o seu raciocínio sobre o “fazer com qualidade”. Quem dera que não houvesse a necessidade de ter o Setor da Qualidade para que ela existisse nas organizações!

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