Sou apaixonada por Qualidade desde criança quando realizava “auditorias” e escrevia “relatórios”para os meus pais sobre o comportamento dos meus irmãos, rs… Iniciei minha trajetória na área de Informática, mas logo percebi que minha vocação não era aquela e decidi redefinir minha rota. Então me formei em Administração, fiz MBA em Gestão da Qualidade e me qualifiquei como Auditora Líder nas normas ISO 9001, 14001 e 45001. Atuo como Consultora Empresarial há mais de 15 anos e, através disso, consigo conciliar a minha missão pessoal com a profissional, ajudando pessoas e empresas a crescerem fazendo Gestão com Qualidade e, consequentemente, contribuindo para a construção de um mundo mais organizado, equilibrado e melhor para todos.
“Eu gosto assim, amostradinho.”
Em Lagoa de Pedras, município do interior do Rio Grande do Norte, está a origem do meme que dominou as redes sociais nas últimas semanas. Pra quem é do Nordeste, como eu, a palavra “amostrado” já é comum no vocabulário, mas, caso você não saiba ela serve para retratar alguém que se mostra, que exagera e se exibe de forma desnecessária.
Foi usando esse contexto que o jovem Matheus Cobertura conquistou milhares de seguidores e caiu nas graças do público. Em seus vídeos ele apresenta pessoas que se colocam em risco, ignorando os perigos. Quando isso acontece, a imagem da morte aparece, dizendo a famosa frase “Eu gosto é assim, amostradinho”, demonstrando que existem erros que devem ser evitados, fazendo um alerta de forma engraçada.
E se trouxermos essa ideia para o fascinante mundo corporativo? Assim como no meme, existem erros “amostradinhos”, ou seja, aqueles que insistem em aparecer, mas que comprometem os pilares que sustentam a reputação da empresa. Certamente, a risada daria lugar à preocupação e a diversão se transformaria no pesadelo de muitos gestores.
Neste artigo, você está sendo convidado a transitar do humor à reflexão, desvendando falhas que podem drenar recursos, desmotivar equipes e prejudicar a eficiência das empresas. Continue lendo para aprender a identificar e corrigir três destes erros, antes que eles se tornem caros demais.
Amostradinho das decisões: quando o impulso mata a estratégia
Imagine a cena: o gestor entra na sala de reunião, cheio de energia e entusiasmo, e anuncia uma nova estratégia revolucionária que, na verdade, acabou de surgir em sua mente durante o café da manhã. Nada de pesquisas, análises de mercado ou dos resultados da empresa. Planejamento de mudanças e impactos a longo prazo então, nem se fala.
A realidade não demora a bater à porta. Sem o suporte de um planejamento estratégico sólido, essas decisões aleatórias começam a mostrar as suas falhas. Os custos aumentam, os prazos apertam e a equipe fica confusa e desmotivada.
Da próxima vez que ouvir alguém dizer “eu gosto assim, amostradinho”, lembre-se desse gestor. Em uma empresa, ideias e decisões mal planejadas podem até proporcionar um encanto temporário, mas o preço da impulsividade pode ser alto demais para o negócio.
Para evitar esse desastre, é essencial adotar uma abordagem mais fundamentada, considerando algumas destas práticas:
- Elabore um planejamento estratégico que defina os objetivos da empresa no curto, médio e longo prazos e assegure que todas as decisões estejam alinhadas com este plano.
- Use os dados a seu favor, fazendo análises e transformando-os em informações valiosas que sirvam de base para as suas decisões.
- Envolva a equipe, coletando feedback dos funcionários que quase sempre têm ideias e perspectivas únicas sobre a operação da empresa.
Amostradinho da comunicação: quando o barulho mata a clareza
Existe um fenômeno curioso que acontece nas empresas quando se trata de comunicação, que é a falta de objetividade e transparência. Muitas pessoas ainda cometem o erro de focar em palavras complicadas, gráficos coloridos e animações desnecessárias na hora de padronizar práticas ou comunicar objetivos para a equipe. Daí vem o mito de que a Qualidade é difícil e burocrática, pois no meio de tanto barulho, a clareza é a primeira a morrer.
A consequência disso é uma equipe que não entende nitidamente os direcionamentos e tudo começa a desandar: projetos são mal executados, prioridades são confundidas e os prazos começam ser perdidos. No mundo dos negócios, comunicar padrões, decisões e metas de forma clara e direta é essencial. Os colaboradores precisam de coordenadas simples e precisas, aquele básico bem feito que funciona.
Então, como evitar ser um “amostradinho da comunicação”? Confira as dicas apresentadas na Figura 1.
Figura 1 – Dicas para melhorar a comunicação
Amostradinho do controle: quando o microgerenciamento mata a produtividade
Um dos grandes vilões do ambiente corporativo está relacionado as coisas pequenas, mas tem um nome grande: microgerenciamento. Estamos falando daquele gestor que, ao invés de liderar e inspirar a sua equipe, prefere controlar tudo, pois acredita que o seu toque pessoal é indispensável em todas as tarefas.
O amostradinho do controle quer checar cada relatório, ajustar cada apresentação e revisar cada e-mail antes de ser enviado. Ele faz questão de mostrar que tem o domínio absoluto de tudo, pois acredita que o seu jeito é o único certo e, com isso, transforma o trabalho em uma verdadeira exibição de controles e correções.
Não é difícil imaginar que ter um chefe espiando cada movimento do seu mouse não apenas irrita, mas atrasa o progresso, gera desmotivação, sufoca a criatividade e elimina a sua autonomia. Ao contrário do que se imagina, essa atitude não garante a perfeição, mas, na verdade, demonstra insegurança e falta de confiança na equipe.
Como, então, evitar ser um gestor amostradinho do controle? Confira algumas dicas:
Pratique a confiança na equipe:
- Lembre-se que as pessoas foram contratadas por um motivo, que geralmente está relacionado à competência, então, delegue tarefas e acredite na capacidade dos funcionários.
Foque no resultado, não no processo:
- Mais importante do que a forma como as pessoas executam as tarefas, é o resultado que elas entregam. Este deve ser o fator de avaliação.
Aprenda a soltar o controle:
- Aceite que você não precisa estar envolvido em tudo. Ofereça feedback construtivo, que ajude a equipe a crescer e foque a sua energia nas ações estratégicas para crescimento do negócio.
Dando adeus aos amostradinhos
Ao longo deste artigo exploramos como os amostradinhos da gestão empresarial podem comprometer a qualidade e o sucesso do seu negócio. Vimos como o amostradinho das decisões toma decisões impulsivas e sem planejamento, criando caos e desperdício de recursos. Analisamos o amostradinho da comunicação, que não se comunica de forma clara e objetiva, deixando a equipe confusa. Abordamos ainda o amostradinho do controle, que sufoca a criatividade e autonomia da equipe, resultando em um ambiente de trabalho desmotivador e improdutivo.
Agora, mais do que nunca, é momento de agir. Avalie as suas práticas de gestão e implemente melhores estratégias para promover clareza, confiança e colaboração:
- Planeje as suas ações com base em dados e análises concretas;
- Comunique-se de forma clara, escutando a equipe e simplificando mensagens;
- Confie na capacidade dos seus colaboradores, delegue tarefas e foque no resultado.
Para ajudar você nessa jornada, aproveite a leitura de outros artigos em nosso blog e diga adeus aos amostradinhos. Vamos juntos transformar a gestão da sua empresa e elevar a qualidade do seu negócio.
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