Blog da Qualidade

Semana Mundial da Qualidade 2024: “Do Compliance à Performance”

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Rodolfo Paludeto

Rodolfo Paludeto

Rodolfo Paludeto
+ posts

Sou Diretor Executivo da Saber Gestão, acredito que Qualidade é o componente que pode transformar o mundo para melhor, por isso meu propósito é tornar a qualidade simples e efetiva para as pessoas. Sou Especialista em Qualidade, Excelência e Gestão, auditor Líder nas normas ISO 9001 / 14001 / 45001, auditor na 17025, mais de 15 anos atuando e construindo a qualidade através de treinamentos, consultorias e mentorias. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

E aí, tá sabendo que a Semana Mundial da Qualidade 2024 já tem tema oficial definido? Neste ano, o mote do evento será “Do Compliance à Performance”.  

Este tema nos convida a refletir sobre a importância de não apenas atender aos padrões e regulamentos. Mas, não só isso: ele também propõe pensarmos sobre a busca constante pela melhoria e a excelência em todas as áreas de nossas organizações.  

Neste artigo, vou abordar o significado desse tema e como ele pode inspirar ações, reflexões e melhorias em nosso dia a dia. 

O que é Semana Mundial da Qualidade? 

A Semana Mundial da Qualidade é um dos momentos mais importantes do ano para a Qualidade. Ela tem o objetivo de celebrar a Qualidade e conscientizar as empresas sobre o impacto que ela gera nos resultados 

É uma oportunidade para compartilhar estratégias, ferramentas e técnicas para impulsionar a melhoria contínua em todas as áreas. Além disso, contribui para inspirar uma cultura com qualidade dentro das organizações. 

Qual a importância da Semana Mundial da Qualidade? 

  • Promove a conscientização: A celebração apoia na conscientização de que a Qualidade Real é o que promove resultados em tudo o que fazemos. 
  • Estimula a Melhoria Contínua: É uma chance de aprendermos novas maneiras de aprimorar nossas habilidades e processos. 
  • Inspira liderança: Nos mostra como a liderança é fundamental para promover uma cultura de qualidade de verdade. 

“Do Compliance à Performance”. O que isso significa? 

O tema deste ano, definido pelo CQI, destaca a importância de não apenas atender aos padrões e regulamentos, ou seja, compliance. Mas, também de buscar constantemente a melhoria e a excelência em todos os aspectos das operações de uma organização. 

Isso implica em uma mudança na perspectiva da Qualidade, extrapolando o foco nas conformidades e buscando a excelência em todos os processos e práticas. Aquilo que deveria ser nosso “comum” está sendo enfatizado no ano de 2024. 

Compliance como base 

Durante a Semana Mundial da Qualidade, é crucial reconhecer a importância do compliance como ponto de partida para a excelência.  

 O cumprimento das normas e regulamentos é fundamental para garantir a qualidade dos produtos e serviços. Mas, esse não deve ser o único foco das organizações.  

 Na verdade, esse deve ser o primeiro passo de uma busca contínua. A certificação, por exemplo, é o começo de tudo e não o fim, como muitas vezes vemos por aí. 

Uma nova perspectiva 

Esse tema enfatiza a importância da transformação e inovação dentro das organizações. Além disso, como citei, o tema deste ano incentiva uma mudança na perspectiva da Qualidade. Dessa forma, destaca-se a necessidade de buscar constantemente a melhoria e a excelência em todos os níveis da empresa.  

Impacto nos resultados 

A ênfase na performance ressalta a importância de que as melhorias na qualidade se traduzam em resultados tangíveis para as organizações.  

É fundamental que as empresas busquem não apenas atender aos padrões de qualidade. Mas também melhorar continuamente seus processos e práticas para alcançar resultados cada vez melhores. 

Semana da Qualidade? Mas já? 

Embora a Semana da Qualidade seja realizada em novembro, mais precisamente na segunda semana, é fundamental se antecipar. Isso porque é muito importante preparar ações que gerem impacto nas organizações.  

Na verdade, a semana em si tem por foco a celebração do resultado que foi construído ao longo do ano 

Por isso, o ideal é já começarmos a agir nesse sentido e direcionar nossas ações para promover a Qualidade e a excelência em nossas organizações. 

3 ações para você realizar na Semana da Qualidade 2024 

A Semana da Qualidade representa uma ótima oportunidade para reunir sua equipe e abordar a importância da excelência e da melhoria contínua na organização. 

 Vamos explorar três ações práticas que você pode realizar durante esta semana para impulsionar a qualidade em sua empresa. 

Workshops 

Organizar workshops e treinamentos especiais pode ser uma estratégia eficaz para aprimorar as habilidades dos colaboradores. Além de promover a cultura de qualidade dentro da organização. 

Reconhecimento de colaboradores 

Celebrar esforços e conquistas relacionados à qualidade pode motivar os colaboradores a continuarem buscando a excelência em seus trabalhos. 

Desafio de melhoria de processos  

A Semana da Qualidade também pode ser uma oportunidade para promover a revisão dos processos e práticas existentes. Desafios para identificar oportunidades de melhoria podem fornecer insights para impulsionar a melhoria contínua. 

O que faremos por aqui? 

A preparação para a Semana da Qualidade 2024 já começou na ForLogic. Estamos animados e buscando gerar ainda mais impacto, inovando e crescendo.  

Convidamos você a continuar acompanhando nossos conteúdos para saber tudo o que vai rolar por aqui. Prometo que terá muita coisa boa e, acima disso, inspirações para que você alcance os resultados pretendidos aí na sua empresa. 

Para terminar… 

A Semana Mundial da Qualidade 2024 traz consigo a oportunidade de refletir sobre a importância da Qualidade e da Excelência em todas as áreas das organizações.  

O tema deste ano nos convida a buscar constantemente a melhoria e a excelência, garantindo que nossas ações gerem resultados reais e tangíveis.  

É hora de nos inspirarmos, inovarmos e transformarmos nossas organizações em referências de Qualidade e Excelência.  

Não espere a Semana da Qualidade para começar a agir rumo a performance. É fato que a conformidade já faz parte do seu dia a dia, ao menos na teoria. Agora, vamos trazer a performance para a mesa. O quanto antes isso for iniciado, mais assertivo seremos em 2024. 

Qualiex: O melhor Software para a Gestão da Qualidade! 

Gostou desse artigo? Com a ajuda do Qualiex você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa. 

 E tem mais: Se você é pequena empresa pode contar com a tecnologia Qualiex disponível sob medida para sua organização. O Qualitfy é perfeito para encaixar no orçamento de sua pequena empresa e fazer ela conquistar os resultados que busca. 

Além de sermos o melhor software para gestão da qualidade, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco!

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!