Blog da Qualidade

Mentoria da Qualidade: o que é, quais benefícios e quando buscar

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Rodolfo Paludeto

Rodolfo Paludeto

Rodolfo Paludeto
+ posts

Sou Diretor Executivo da Saber Gestão, acredito que Qualidade é o componente que pode transformar o mundo para melhor, por isso meu propósito é tornar a qualidade simples e efetiva para as pessoas. Sou Especialista em Qualidade, Excelência e Gestão, auditor Líder nas normas ISO 9001 / 14001 / 45001, auditor na 17025, mais de 15 anos atuando e construindo a qualidade através de treinamentos, consultorias e mentorias. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Uma boa mentoria da qualidade deve trazer, dentre diversas questões, aceleração no aprendizado, impactando diretamente nos profissionais que buscam consolidar a sua carreira e gerar valor onde atuam.

A Mentoria da Qualidade é uma prática cada vez mais popular. Ela tem como objetivo ajudar os profissionais da área de qualidade a aprimorar suas habilidades técnicas e comportamentais, focada nas resoluções dos desafios do dia a dia de um sistema de gestão de maneira plena e consistente.

Essa prática envolve a relação entre um profissional experiente, o mentor, e um profissional que quer consolidar sua carreira e ter autonomia para decidir o que é melhor para o seu sistema de gestão, o mentorado.

Porém, mesmo com todos os benefícios, o assunto ainda gera dúvidas. Por isso, no artigo de hoje, vou compartilhar com você o que é mentoria da qualidade, quais são as suas vantagens e quando investir nessa estratégia.

O que é mentoria da qualidade?

A Mentoria da Qualidade é um processo de desenvolvimento e aceleração profissional focado nas necessidades do mentorado.

O mentor, um profissional com vasta experiência em qualidade, excelência e em sistemas de gestão, que já passou por diversas situações, com bons resultados alcançados, transmite os conhecimentos adquiridos ao longo da carreira e atalhos.

Desta forma, consegue gerar valor para o profissional interessado em se desenvolver e principalmente acelerar os seus resultados.

Existem várias formas de entrega de mentoria, tanto exclusivas como coletivas. Contudo, o que deve ser levado em consideração é que ela precisa ser específica e até personalizada quando aplicável, conforme as necessidades de cada mentorado.

Quais são as diferenças entre mentoria da qualidade e consultoria da qualidade?

Para ajudar você a entender ainda melhor o que é mentoria de qualidade, é importante diferenciar esse conceito de outras formas de apoio que existem na nossa área, como por exemplo a consultoria.

A grande diferença entra a mentoria e a consultoria é que um consultor é focado em resolver problemas pontuais da empresa.

Exemplos disso é a estruturação de processos, implementação de uma nova metodologia ou sistema de gestão, tudo de forma mais técnica, sem se preocupar, necessariamente, com o desenvolvimento técnico e comportamental dos profissionais.

Já na mentoria, o mentor tem o foco total no desenvolvimento do profissional, possibilitando assim que ele tenha autonomia para decidir o que é melhor para o seu sistema de gestão. Além disso ele dá suporte para desafios estratégicos.

Talvez neste momento que você está vivendo, ter alguém para te ajudar a tomar as melhores decisões, é fundamental para a consolidação da sua carreira.

Quais são os benefícios da Mentoria da Qualidade?

A Mentoria da Qualidade pode trazer diversos benefícios para o mentorado, dentre eles:

1. Aprendizado acelerado

Algo que realmente impacta na nossa área ou em qualquer outra, tem a ver com a curva de aprendizagem.

Em linhas gerais, a curva de aprendizagem tem a ver com uma representação da progressão de desempenho ou performance de um indivíduo em uma tarefa específica.

Em uma mentoria, o mentor compartilha suas experiências e conhecimentos para ajudar o mentorado a aprender mais rapidamente do que seria possível por conta própria. Desta forma, direcionando o que realmente faz diferença em sua trajetória, exponenciando sua curva de aprendizagem.

Isso vai ajudá-lo a tornar-se um profissional mais completo e preparado para enfrentar desafios do dia a dia na área de qualidade.

2. Desenvolvimento de habilidades específicas

Sempre estar disposto a evoluir. Essa é uma premissa básica na nossa área, mas nem sempre estamos atentos no que realmente vai gerar valor para a nossa atuação.

Um mentor experiente ajuda o mentorado a identificar as habilidades específicas que ele precisa desenvolver para crescer em sua carreira e, em seguida, orientá-lo no processo de desenvolvimento dessas habilidades.

Essas habilidades podem ser técnicas ou comportamentais, não importa. O mentor te ajudará a ver pontos cegos que estão travando a sua carreira, mas você ainda não conseguiu nem estar consciente para buscar melhorar.

3. Networking e benchmark

Se tem algo que precisa ser valorizado é a oportunidade de aprender com as experiências dos outros, tanto positivas quanto as não tão boas.

Um mentor experiente ajuda o mentorado a expandir sua rede de contatos e conexões profissionais.

Ele faz isso dando acesso a troca de experiências com situações do dia a dia, desde a outras formas de conduzir um sistema de gestão, de superar uma barreira, de implementar certo requisito e muito mais.

Ele também pode te apresentar a profissionais que passaram pelo mesmo desafio que você, ou te direcionar a qualificações que melhor farão sentido para o seu momento.

4. Orientação na carreira

Um mentor experiente ajuda o mentorado a identificar metas de carreira e orientá-lo no processo de desenvolvimento de uma trajetória profissional bem-sucedida.

O mentor pode compartilhar informações sobre as tendências e perspectivas do mercado de trabalho. Assim ele orienta o mentorado na escolha de áreas de especialização que possam ser promissoras no futuro, de acordo com o plano de vida estabelecido.

Ele também irá fazer perguntas que te levarão a reflexão e, ao longo tempo, ele também te ajudará a estar mais perto do seu propósito de vida.

Quando procurar uma mentoria de qualidade?

Outra dúvida comum quando se fala em mentoria de qualidade é: afinal, qual é o momento certo de procurar por essa forma de desenvolvimento?

Essa é uma pergunta um tanto relativa. Não tem como precisar qual o momento certo, inclusive pode ser no início da carreira, em um processo de transição ou até de consolidação.

Mas eu entendo que há uma máxima importante que deve ser levada em consideração. Por mais cursos, capacitações, treinamentos, graduações e especializações que façamos, existem desafios que só o dia a dia vai nos proporcionar.

Quero deixar aqui alguns gatilhos para entender se esse é o seu momento:

  • Você já fez diversos treinamentos e cursos na nossa área, tem uma boa base para dar um próximo passo, mas sente que falta algo para se sentir seguro e ter autonomia em um sistema de gestão.
  • Existem desafios que você precisa superar na área da qualidade e não você não tem bem certo o como tornar isso possível;
  • Você quer ter acesso a outras formas de manter e melhorar um sistema de gestão;
  • Você quer acelerar seu aprendizado para possibilitar uma promoção e a consolidação da sua carreira;

Eu diria que, se ao menos uma das respostas for positiva, a mentoria é uma solução que vai te apoiar no seu próximo passo.

Onde encontrar mentores?

Talvez você tenha tido a sorte de ter um bom gestor, ou alguém que viu potencial em você que tem condições para te orientar. E essa pessoa se propôs a aplicar energia em você. Bom, isso não acontece com todo mundo.

Se você busca uma aceleração no seu desenvolvimento, quero te dizer que a Saber Gestão se destaca por contar com uma equipe de mentores altamente qualificados e experientes, para te apoiar.

Pessoas que possuem vivência prática em todos os níveis da carreira da qualidade, desde o operacional até a liderança. Como exemplos, destacamos algumas das mentorias que oferecemos:

  • Mentoria para auxiliares e inspetores que desejam se preparar para se tornar analistas;
  • Mentoria para analistas que buscam se desenvolver e ascender a supervisores ou gestores;
  • Mentoria para gestores que desejam consolidar seus conhecimentos em gestão, conhecendo as melhores práticas do mercado e se preparando para enfrentar novos desafios;
  • Mentoria para diretores que buscam aprimorar suas habilidades de liderança em relação ao sistema de gestão.

Cada mentoria é direcionada para atender às necessidades específicas de cada perfil profissional.

Se você identificar que é o momento de buscar uma mentoria, entre em contato conosco através do link abaixo para agendar uma reunião com nossos especialistas.

Nós iremos te auxiliar no diagnóstico de suas necessidades e, caso seja adequado, daremos toda a direção e acesso para que você possa iniciar sua mentoria conosco.

clique-aqui para falar de mentoria na qualidade

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!