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Carreira profissional na qualidade: o que eu aprendi e você deve considerar

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Rodolfo Paludeto

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Sou Diretor Executivo da Saber Gestão, acredito que Qualidade é o componente que pode transformar o mundo para melhor, por isso meu propósito é tornar a qualidade simples e efetiva para as pessoas. Sou Especialista em Qualidade, Excelência e Gestão, auditor Líder nas normas ISO 9001 / 14001 / 45001, auditor na 17025, mais de 15 anos atuando e construindo a qualidade através de treinamentos, consultorias e mentorias. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Eu sei que cada carreira profissional possui suas características e seus desdobramentos. Não sou guru e nem quero ser, mas com esse artigo, busco apresentar uma referência para você construir sua carreira. 

Quero compartilhar com você, que deseja fazer um trabalho relevante na sua organização, a despertar algumas reflexões, te direcionar e inspirar a construir uma carreira profissional na qualidade de maneira sólida.

Para isso, não poderia utilizar outro exemplo além do meu. Sou Rodolfo Paludeto, pai do Miguel e esposo da Bruna e um APAIXONADO pela Qualidade e por tudo o que ela gera quando construída de verdade.

Quando tudo começou…

Tudo começou há 15 anos, quando tive meu primeiro contato com a Qualidade. Foi em uma indústria na minha cidade, no interior do Paraná, fui contratado como auxiliar e confesso que não tinha a mínima ideia do que era qualidade e nem noção do rumo que isso daria na minha história.

Essa empresa era certificada ISO 9001, na versão 2000 na época. Quando eu descobri que Qualidade tinha a ver com fazer as coisas direito, estar atento e disposto a melhorar sempre e que isso gerava valor para o cliente, para a empresa e claro para mim também. Eu me encantei e desde então, tudo o que eu faço tem a ver com qualidade.

Comecei como auxiliar e normalmente, quando vamos começar uma carreira na área da qualidade, a primeira coisa que nos vem à cabeça é, qual graduação devo fazer, não é verdade?

Comigo não foi diferente, eu fiz duas graduações, duas especializações, fiquei mais de 10 anos na universidade. Entretanto, te garanto, 95% do profissional que eu sou, eu não aprendi lá. 

É claro que eu aprendi muita coisa, mas pouco eu realmente utilizei nas atividades do dia a dia. Minha busca contínua por aprendizado, fora da universidade, foi o que possibilitou o que alcancei e serviram de base para o profissional que eu me tornei.

Como eu atuava numa empresa certificada ISO 9001, o primeiro passo que eu dei, foi entender do que ela era de verdade. 

Fiz treinamento de interpretação, de entendimento, me tornei auditor interno, e tive a sorte de ter um mentor nesse caminho, meu gestor na época, conhecia cada palavra da norma de uma forma que eu ainda não tinha experimentado nos treinamentos que fiz. 

Ele me fez entender que qualidade é muito mais do cumprir um requisito e que a norma contém um compêndio de práticas validadas, que se aplicadas da forma certa, o único caminho é o resultado e o alcance dos objetivos. 

Diante disso minha decisão foi dominar cada cláusula de tal forma que eu pudesse implementar cada requisito de umas 10 formas diferentes. Contudo, eu também buscava ter autonomia para decidir o que melhor se adequa a necessidade da minha empresa.

Junto com isso, tratei de me desenvolver em diversas ferramentas e metodologias que agregaram muito nesse processo.  Então, cheguei a algumas disciplinas que considero essenciais para qualquer profissional da qualidade que deseja desenvolver sua carreira.

Disciplinas essenciais para desenvolver sua carreira profissional na qualidade

Quero compartilhar algumas que me fizeram me destacar como profissional, e vou começar com algumas que você consegue desenvolver fazendo cursos e treinamentos. Mas lembrando que competência, além do conhecimento, também envolve habilidade e atitude, não esqueça que praticá-las é que te levará a excelência.

Gestão de Riscos

Por exemplo, eu aprendi que gerenciar riscos é agir preventivamente e sempre utilizei isso em tudo dentro da qualidade. Quando vou estruturar um processo, quando vou direcionar um projeto, quando vou conduzir qualquer atividade, a primeira abordagem é a partir da mentalidade de riscos. 

Essa é uma “disciplina” indispensável para qualquer profissional da nossa área, não importa a ferramenta, desde que ela possibilite o correto gerenciamento dos riscos.

Não conformidades

Outra ferramenta preponderante, está a cerca das tratativas de não conformidades

Eu sempre digo que uma não conformidade tem que ser considerada como um presente e não o fim do mundo. Eu sei que isso parece filosófico e pode ser muito relativo. Também sei também que tenho que tomar cuidado com essa frase. 

Mas a essência está em entender que a não conformidade é uma oportunidade para evoluirmos. Quando conseguimos realmente colocar isso em prática, traduz a verdadeira essência da qualidade que é a melhoria contínua. 

Dominar essa metodologia, não necessariamente tem a ver com a ferramenta. Você pode utilizar qualquer uma que realmente fizer sentido para você, desde que consiga colocar o PDCA para girar de maneira concreta

Isso passa pela estratégia de constatação da NC, técnicas de análise de causa, técnicas de planejamento de ações corretivas e também de controle e validação. Dominando plenamente esse entendimento, você estará um passo adiante em relação ao que realmente devemos fazer em nosso dia a dia.

Indicadores de desempenho

Outro ponto fundamental da nossa área, tem a ver com a tomada de decisões. E é importante lembrar que toda decisão que vamos tomar precisa ser feita baseada em dados, informações e indicadores. Esse é um princípio da qualidade.

Ter condições de estruturar um indicador de desempenho da maneira certa, equalizando esforço e resultado. Desta forma, controlando seu sistema de gestão assertivamente e possibilitando o alcance dos resultados. Lembre-se, isso é indispensável para todo profissional da nossa área.

Estruturação de processos

Por fim, mais uma metodologia que você precisa dominar é a estruturação de processos. Existem infinitas formas de estruturar um processo, você precisa escolher uma que realmente faça sentido e seja factível para o seu contexto. 

Eu uso os 5 pilares dos processos, que passa pela:

  1. Definição do objetivo, 
  2. A abordagem dos riscos inerentes, 
  3. Às atividades e as interações que são as respostas para os riscos, descrevendo fluxogramas, procedimentos e instruções de trabalho, 
  4. A definição dos recursos necessários para executar essas atividades e; 
  5. A estruturação dos indicadores.

Essa foi a forma mais simples de transcrever isso e tem funcionado com as empresas que tenho interagido. Mas talvez, você encontre seu jeito e suas ferramentas de fazer isso no seu contexto. Portanto, é importante sempre aplicar a metodologia que mais faz sentido para o seu contexto.

Cursos e treinamentos sozinhos não farão você desenvolver sua carreira profissional na qualidade

Dominando essas “Disciplinas” que comentei anteriormente, você estará quase pronto para ingressar na nossa área.

Eu disse “Quase Pronto”, porque entendo que um profissional da qualidade não se faz somente de técnica, é preciso desenvolver habilidades comportamentais também, que sem elas, a outra parte vira um mero detalhe.

Destaco aqui 3 principais habilidades comportamentais que precisamos desenvolver para ingressarmos e evoluirmos na carreira na qualidade.

Relacionamento interpessoal

Não podemos esquecer que qualidade é feita por pessoas e para pessoas. Se não entendermos isso, nunca conseguiremos construir a qualidade. 

Não tenho aqui a pretensão de dar uma aula sobre esse tema, mas entender que cada um tem um perfil, que precisa de estímulos diferentes, de abordagens e cuidados específicos tem um valor imensurável em nossas ações e direcionamentos.

O relacionamento interpessoal ajuda a formar equipes colaborativas, aumenta credibilidade e confiança, amplia a visão sobre questões de qualidade, e fornece uma rede de apoio e oportunidades para o crescimento profissional. O networking também mantém a atualização e relevância na área da qualidade.

Comunicação assertiva

A segunda é a comunicação assertiva. Comunicação sem compreensão é o mesmo que nada e a responsabilidade da compreensão é do emissor. Saber se comunicar, dando condições para que o receptor compreenda adequadamente, é uma questão básica e muitos de nós falhamos nesse quesito. Muitas vezes temos o “normatês” como idioma principal e não nos preocupamos se as pessoas estão compreendendo adequadamente.

A comunicação assertiva permite transmitir ideias e informações de forma clara e efetiva, constrói relacionamentos mais fortes, aumenta a confiança e credibilidade, melhora a resolução de conflitos e aumenta a eficiência nas decisões e na tomada de ações.

Inteligência Emocional

Segundo Daniel Goleman, inteligência emocional é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos. 

Na nossa área, em muitos momentos passamos por situações onde nossas emoções, nossos sentimentos e nossas relações são colocadas à prova. Saber lidar com isso tudo é indispensável para conseguirmos seguir nossa carreira.

Desenvolver essa habilidade aumenta a resiliência e a capacidade de lidar com situações desafiadoras, aprimorando a liderança e a tomada de decisão. Tudo isso contribui para o sucesso e crescimento profissional na carreira na área da qualidade.

Uma trajetória de desafios que vale muito a pena

Para alcançar seus objetivos em sua carreira, é importante ter paixão pelo que se faz, aprender constantemente, não somente na universidade, mas fora dela também.

É importante buscar compreender a fundo a norma ou padrão relacionado à sua área. Ter um mentor ou alguém que possa guiá-lo também pode ser valioso. 

Além disso, é importante desenvolver a habilidade de implementar os requisitos de formas diferentes. Isso fará com que você conquiste autonomia para decidir o que é melhor para a empresa. Estar sempre disposto a aprender e melhorar é fundamental para o sucesso em qualquer carreira.

Portanto, aliar o lado técnico ao lado comportamental é o grande segredo para que possamos alcançar nossos objetivos em nossa trajetória profissional. 

Independente se seu objetivo tem a ver com se manter no cargo atual ou continuar crescendo, dominar essas disciplinas que citei, vão sim, te aproximar dos seus objetivos e fazer com que você se destaque dos demais na sua empresa.

Ah! Quero lembrar que isso aqui foi o que deu certo comigo e com uma série de profissionais em todo o Brasil que já passaram por essas formações e alcançaram seus objetivos. Comecei como auxiliar, me tornei inspetor, fui analista, supervisor, até chegar a gerência e hoje sou diretor.

Você está pronto para elevar sua carreira ao próximo nível?

Quero te fazer um convite, no próximo dia 08/02 às 10:00 teremos um evento de lançamento de um novo projeto que é a (r)evolução da educação aplicável a Qualidade, Excelência e Gestão.

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Não perca a oportunidade de participar do evento que possibilitará você crescer na área que você ama.

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