Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby
O consumidor atual tem acesso à informações de forma prática e rápida sobre qualquer produto ou serviço que precise contratar. Então é seguro dizer que, pequenas e médias empresas se manterem competitivas, sem baixar lucros, não é uma tarefa fácil, entretanto, é possível.
O que é ISO 9001 e SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade)?
Antes de falar em como o Sistema de Gestão da qualidade e a ISO 9001 contribuem com a lucratividade das empresas, vamos entender o que é cada um:
ISO é a sigla utilizada para “International Organization for Standardization” que traduzindo significa Organização Internacional de Normalização. Dentre as Normativas podemos dizer que a mais conhecida e utilizada é a ISO 9001, ela propõe requisitos para aprimorar Sistema de Gestão da Qualidade, e está focada em atender às necessidades dos clientes visando superar suas expectativas.
Por sua vez, o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um conjunto de elementos interligados e integrados na organização. Eles funcionam como engrenagem para atender aos requisitos da Qualidade e alcançar os objetivos da empresa.
Qual o objetivo da implantação do SGQ em conformidade com a ISO 9001
Embora a Norma tenha como objetivo a padronização em prol da satisfação do cliente, existem empresas que buscam certificações apenas com o intuito de atender as exigências de alguns clientes. Por outro lado, tem empresas que implantam o SGQ simplesmente para ter qualidade em seus processos e serviços, sem se preocupar em adquirir certificações.
Poderia dizer porque empresas que buscam certificações ISO 9001 apenas para atender exigências de clientes estão erradas, entretanto, prefiro salientar que as empresas que buscam a Qualidade do jeito certo estão um passo à frente das concorrentes.
Conheça alguns benefícios que o SGQ traz para as empresas
Os benefícios alcançados com a implantação de um SQG em conformidade com a ISO 9001 vão desde a diminuição de custos até o aumento da lucratividade das empresas. Além disso:
Processos mais eficientes – evitam os desperdícios e geram o melhor aproveitamento dos recursos;
Eliminação de retrabalho – Além da redução de custos, contribui na otimização do tempo;
Melhora na gestão – os processos rodam de forma fluida permitindo um acompanhamento efetivo das ações, resultando em dados precisos para tomada de decisões assertivas;
E o melhor, contribuiu com o aumento no grau de satisfação dos clientes! Ajudando também no aumento da lucratividade.
Conclusão
Por isso, tendo em vista que o processo para certificação da norma ISO 9001 pode ser um pouco lento e complicado, inicie implantando um Sistema de Gestão da Qualidade, ele te ajudará a promover mudanças significativas que beneficiará sua empresa, principalmente no que diz respeito à imagem que ela transmite para o mercado.
Após a incorporação de uma cultura voltada à qualidade, sua empresa irá decolar. Além disso, a certificação ISO 9001 poderá ser implantada facilmente. Ela não pode ser apenas um enfeite na parede da sua empresa, mas sim, sinônimo de credibilidade dentro de um padrão internacional. Por isso, tenha um SGQ em conformidade com a ISO 9001.
4 comentários em “Aumente seus lucros, implante um SGQ em conformidade com a ISO 9001”
Olá Juliana.
Seu post é bastante oportuno e objetivo. Ótima conclusão. Sugiro apenas um aprofundamento maior na definição de ISO, porque as iniciais de“International Organization for Standardization” é IOS e não ISO. Sou auditor e consultor há mais de 20 anos, então tenho uma definição diferente para ISO. Grato pela atenção e perdoe-me a intrusão.
Bom dia José, fico feliz que tenha gostado da conclusão, em relação a sigla é a única definição que conheço até o momento. Ficaria feliz em conhecer sua definição.
A explicação que tenho é a seguinte:
A nomenclatura da Organização é: ‘International Organization for Standardization’ levando em consideração que a sigla teria diferentes formas em diferentes idiomas (IOS em inglês, OIN em francês para Organization internationale de normalization ), os fundadores decidiram optar por usar a forma abreviada “ISO”. A palavra ISO é derivado do grego ‘isos’, que significa igual. O lema da organização é “Seja qual for o país, seja qual for o idioma, somos sempre ISO.”
Parabéns Juliana!
Explicação perfeita.
Obrigada Leonor, fico feliz que tenha gostado.