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ISO 9001 – Direcione as pessoas certas para os cargos certos

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Juliana Geremias

Juliana Geremias

Hoje vamos abordar o item 7.2 da ISO 9001 que trata de Competência, conforme o próprio título já diz: direcione as pessoas certas para os cargos certos.

Primeiramente, vamos a definição de competência:

“Capacidade de aplicar conhecimento e habilidades para alcançar resultados pretendidos.”

Boa leitura!

O que está envolvido no processo de contratação

O processo de contratação vai muito além do recrutamento e seleção, ele se inicia na identificação da necessidade de contratação, ou seja, com a definição do cargo.

Após a definição do cargo é preciso se atentar a alguns detalhes como:

  • Descrição clara e objetiva das atividades inerentes ao Cargo;
  • Definir o as competências necessárias para desempenho das atividades;
  • Definir as habilidades necessárias para o cargo;
  • Elaborar um roteiro de entrevista;
  • Aplicar testes e dinâmicas;
  • Análise dos entrevistados e finalização.

Por fim, com o candidato selecionado inicia-se o processo de contratação, treinamentos apresentação da empresa e sua cultura.

Competência tem tudo a ver com Qualidade, confira o que a Norma diz

A gestão da competência e o desenvolvimento das pessoas estão ligados entre si, e ainda podemos dizer que o desenvolvimento interpessoal é parte da gestão da competência.

Por muitos anos acreditava-se que Gestão de Competências era papel da área de recursos humanos. Entretanto, podemos dizer que o tema tem total relação com a gestão da Qualidade confira o que a ISO 9001 traz:

“7.2 Competência

A organização deve:

  1. a) determinar a competência necessária de pessoa(s) que realize(m) trabalho sob o seu controle que afete o desempenho e a eficácia do sistema de gestão da qualidade;
  2. b) assegurar que essas pessoas sejam competentes, com base em educação, treinamento ou experiência apropriados;
  3. c) onde aplicável, tomar ações para adquirir a competência necessária e avaliar a eficácia das ações tomadas;
  4. d) reter informação documentada, apropriada como evidência de competência.

NOTA: Ações aplicáveis podem incluir, por exemplo, a provisão de treinamento, o mentoreamento ou a mudança de atribuições de pessoas empregadas no momento; ou empregar ou contratar pessoas competentes.”

Ao observarmos o contexto do requisito 7.2 a empresa precisa assegurar que em todos os processos não haja falta de competências básicas para execução das tarefas e atividades da empresa.

Contratar pessoas certas

Sabemos que o processo de seleção não é tão simples quanto parece, e ainda, traz uma série de responsabilidades.  Enfim um recrutamento bem elaborado baseado nas normas ISO traz benefícios para a empresa, como:

Aumento da produtividade: uma boa contratação tende a trazer bons resultados e consequentemente o aumento da produtividade

Melhora do desempenho dos funcionários: quando o indivíduo tem a expertise necessária para função ele pode colaborar mais efetivamente com os colegas. Pois ele pode dividir  informações e conhecimentos melhorando a performance de todos os envolvidos.

Aumento do interesse dos funcionários pela empresa:  Enfim colaboradores que se identificam com a cultura da empresa tendem a ter  maior comprometimento no desempenho da função.

Redução de custos: Contratações assertivas reduzem os gastos com Turnover.

Como facilitar o processo de direcionar as pessoas certas para os cargos certos

Algumas empresas como a Jooble tem a missão de ajudar as pessoas a encontrar empregos e consequentemente ajudam as empresas nesse processo de recrutamento e seleção facilitando também o processo de contratação. Então, se sua empresa não tem setor consolidado de RH, sugiro o serviço terceirizado.

Enfim, agora se sua empresa já em uma pessoa destinada a cuidar do RH te indico o uso de tecnologia para contratar as pessoas certas para os cargos certos. Logo, minha sugestão é o Módulo Staff do Qualiex, veja o vídeo abaixo e confira todas as vantagens que o uso do software trará para sua empresa.

A nova versão da ISO 9001:2015 apresenta um texto mais próximo dessa nova visão sobre competência que usamos em gestão de pessoas. Pois, além da definição de competências associa também sua aplicação prática em resultados organizacionais, ou seja, direciona a aquisição de competências ao alcance dos resultados.

Contudo, quanto aos profissionais de RH é preciso se dedicar e aprimorar o  Sistema de Gestão da Qualidade, cuidando das competências da equipe! Afinal, a gestão de pessoas age como suporte à qualidade, ajudando a garantir a competência dos colaboradores para executar os processos com foco nas metas e resultados.

 

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