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Gaps de competências: como identifica-los e resolvê-los?

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Luiz Henrique Pelissari

Luiz Henrique Pelissari

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Bacharel em Psicologia, especialista em Gestão de Pessoas e Neuropsicologia. Ajudo pessoas a ter saúde mental e qualidade de vida, para conquistar seus objetivos e viver livres da ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.

Nas empresas e organizações competências são aptidões que os colaboradores possuem, elas são utilizadas para que as ações internas sejam desenvolvidas. As ações comportamentais e técnicas utilizadas pelo colaborador para o desenvolvimento de suas tarefas formam as competências. Então, podemos citar empatia, capacidade de tomar decisões, proatividade, inteligência emocional e espírito empreendedor como competências requeridas pelo ambiente de trabalho. Quando um profissional apresenta déficits de aptidão em alguma tarefa que precisa desenvolver, o chamamos de gaps, que são lacunas que comprometem o clima organizacional, bem como o resultado do profissional e a produtividade da corporação. Considerando que o resultado de uma empresa depende dos colaboradores e da dedicação que eles aplicam em suas tarefas, é fundamental identificar, através de estratégias, quais são os gaps de competências, já que eles podem afetar de forma negativa a empresa e os resultados que ela necessita. Quando identificamos os gaps, podemos realizar um trabalho com cada profissional para que potencializar seus resultados através da correção das falhas de cada um.

Então, como então identificar gaps de competências?

 De várias formas, a primeira delas é através da identificação dos gaps de competência de cada trabalhador, comparando com as competências desejadas, para identificar se os funcionários estão cumprindo de fato suas tarefas e se estas tarefas estão alinhadas com as expectativas da organização. Outra maneira de identificar gaps de competências é analisar a descrição de cargos dentro da empresa e verificar se cada colaborador de fato desempenha seu papel de forma satisfatória.

Algumas empresas contratam profissionais, mas não especificam de forma plena as funções de cada um, acarretando pessoas desenvolvendo funções de forma inadequada. Quando a empresa disponibiliza a descrição de cargos para seus funcionários ela facilita a compreensão de cada um, ressaltando o que precisa realizar e ao mesmo tempo identificar onde está a possível falha.

Após a análise da descrição de cargos, é necessário descobrir se cada um dos colaboradores está suprindo as necessidades da empresa e quais são os possíveis gaps. Uma outra alternativa de identificar esses gaps é através de entrevistas com cada colaborador, visando compreender se cada um tem consciência e domínio de suas tarefas, além da realização de avaliações de desempenho para identificar onde estão as falhas e quais as competências que faltam para que a empresa alcance os resultados propostos.

Quais falhas ocasionam os gaps e como resolvê-los?

 O que ocorre algumas vezes é que as empresas não transmitem para os colaboradores quais são as competências necessárias para cada setor, e quando isso ocorre, é necessário conversar com os líderes, gerentes e diretores da empresa para que cada uma dessas competências possa ser definidas.

Também é importante considerar quais os valores e a missão da instituição para que todos sigam na mesma direção em relação à busca de resultados. Após analisar a descrição de cargos e mapear as competências de cada colaborador é necessário avaliar se cada um está desempenhando suas tarefas de forma satisfatória.

Através da avaliação de desempenho é possível entender se a forma com que o trabalhador está desempenhando suas funções de forma satisfatória ou não. Nesse processo, o que não estiver sendo desempenhado de forma adequada será então considerado um gap de competência.

Como reduzir ou excluir o gap de competência?

É possível reduzir e até mesmo evitar um gap de competência através da contratação de profissionais adequados para a realização das funções propostas e com a cultura da empresa. Isso começa a partir da primeira entrevista com o profissional, para saber se ele é compatível com a vaga oferecida, não esquecendo de deixar claro para esse profissional quais os objetivos e necessidades da empresa.

Já nos casos de funcionários com gaps de competência, existem algumas alternativas para tentar a solução do problema. A primeira delas é investir em programas de treinamento e desenvolvimento para evitar a rotatividade de pessoal e conseguir reter talentos que possam agregar bons resultados para a empresa. Em outros casos, o que resta é desligar o colaborador e buscar outro que possa oferecer o que a empresa necessita. Porém, ao mesmo tempo que desligar um colaborador com gaps de competências pode parecer uma solução rápida, ao mesmo tempo não é a mais recomendada, considerando que nesse processo a empresa perde em produtividade, além de aumentar custos com demissão, recontratação e treinamento de novos colaboradores.

Outra estratégia que pode ajudar a resolver os gaps de competências é oferecer feedbacks. O feedback é fundamental para que o colaborador se conscientize do impacto negativo que seus gaps de competência causam para a empresa, ao mesmo tempo permite que esse funcionário expresse sua opinião sobre o assunto. Também é importante realizar avaliação de desempenho com o colaborador, pois assim o gestor pode identificar o que originou um determinado gap de competência, há quanto tempo ele existe e os impactos negativos que causa na empresa. A soma dessas informações pode ajudar a solucionar problemas existentes, bem como evitar novos gaps e a perda de tempo com treinamentos. O resultado disso é uma tomada de decisão mais eficiente e que ajudará a empresa a se desenvolver cada vez melhor.

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