Bacharel em Psicologia, especialista em Gestão de Pessoas e Neuropsicologia. Ajudo pessoas a ter saúde mental e qualidade de vida, para conquistar seus objetivos e viver livres da ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.
Diante de um cenário competitivo, um fator de grande importância para que empresas alcancem resultados satisfatórios com qualidade e em curto espaço de tempo, é a produtividade. Sendo assim, saber como engajar as equipes pode e deve ser um diferencial.
Todo gestor deveria saber que investir apenas em equipamentos e infraestrutura não é suficiente para atingir resultados, pois existe um outro fator fundamental: “os colaboradores”.
Quando a empresa não possui uma equipe comprometida com seus resultados e objetivos, certamente ficará estagnada, não atendendo a demanda do mercado
Por isso, é importante saber usar o engajamento como potencializador de resultados em ambientes corporativos.
Então qual é a importância do engajamento das equipes?
O termo engajamento pode ter várias definições, porém a mais simples e objetiva é: “criar uma identificação entre colaborador e os objetivos e valores de uma empresa”.
Quando o colaborador tem claro seu papel na empresa, ele não mede esforço e energia ao realizar suas tarefas.
Em contrapartida a clareza dos objetivos gera um comprometimento que consecutivamente traz resultados expressivos para ambas as partes.
O profissional engajado tende a enxergar com mais clareza as possibilidades de realizar seus propósitos pessoais, e ao mesmo tempo fazer com que ele se sinta mais realizado em suas atividades.
E durante o surgimento de resultados, a produtividade se acentua e o profissional fica mais motivado por encontrar na organização uma visão alinhada aos seus princípios.
Mas então, como engajar as equipes?
O engajamento dos colaboradores é fundamental para o sucesso das empresas, então, é necessário seguir alguns passos para engajar pessoas e obter melhores resultados:
· Clareza de informação: objetivos claros, envolve pessoas e gera interação.
Existem inúmeros modos de engajar pessoas e comprometê-las, entretanto, o modo de não as comprometer é não deixando claro os objetivos da empresa e o papel de cada um no alcance desses objetivos.
Esclarecer as possibilidades de crescimento é um diferencial, quando as pessoas se deparam apenas com uma fonte de renda e não um projeto de vida onde poderão crescer e ir adiante, elas não se comprometem.
Dessa forma, o importante é adotar algumas medidas:
- Deixar clara qual é a missão da empresa;
- Fazer as pessoas perceberem que a empresa investe nelas e não apenas tira delas a capacidade de trabalho;
- Reconhecimento em relações às tarefas;
- capacidade de comemorar e relembrar dos resultados positivos obtidos;
- Gerar o espírito de união em situações críticas.
Lembrando que colaboradores que não tem compromisso quando a situação da empresa é boa, terão ainda menos compromisso quando as coisas piorarem.
· Conversa individual pedindo ajuda para cada colaborador
Ter uma conversa individual com cada membro é fundamental, para que seja solicitado de cada pessoa o apoio, a força e o comprometimento no trabalho. Em um ambiente onde existe um grupo de pessoas trabalhando, é vital que todos empreguem suas forças na mesma direção para obter resultados e beneficiar todo o grupo.
Para isso, também é necessário que líderes e gestores tenham empatia e saibam pedir a cada um que ofereça o seu melhor e expliquem a necessidade e importância desse empenho e dedicação.
· Criação de sinergia pedindo a união do grupo em torno de um objetivo
Essa é a hora de reunir toda a equipe e juntos dizer: pessoal, já conversamos individualmente com cada um de vocês, agora estamos conversando com todos pra dizer que só vamos vencer com o nosso trabalho em conjunto, porque não adianta só alguns fazerem o melhor se todos não estiverem dispostos a fazer o mesmo.
Vamos conversar, cooperar uns com os outros e oferecer ajuda e apoio com ideias e incentivos.
· Estabelecer metas e prazos também ajuda a engajar as equipes
A equipe deve ter sempre claro quais são os resultados esperados, lembrando que é importante que as metas sejam atingíveis para não os desmotivar.
É importante ter em mente que “metas inviáveis são desmotivadoras”…
O reconhecimento da liderança quando a equipe atinge os resultados é uma maneira eficaz de incentivo, fortalecendo a busca pelos resultados esperados.
Enfim, é importante saber como engajar as equipes!
O engajamento profissional é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. O funcionário engajado consegue com mais facilidade identificar os objetivos da empresa e ao mesmo tempo se sente realizado no desempenho de suas atividades.
Para aumentar o engajamento das equipes é importante envolver a liderança, pois além de definir o planejamento e as estratégias da empresa, cabe a eles criar política de valorização do colaborador.
Todo esse esforço é compensador, já que o engajamento de equipes em ambientes de trabalho gera inúmeras vantagens para a empresa e para as pessoas.
Sem ele não existe competitividade e produtividade, e o que se pode notar são pessoas desmotivadas e empresas fadadas ao fracasso.
Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nossos softwares para Gestão da Qualidade https://qualiex.com
5 comentários em “Como engajar as equipes para potencializar resultados”
Boa noite!
Acredito muito que só com o engajamento, a equipe atinge resultados com excelência!
Concordo plenamente, o líder tem que incentivar a equipe a todo momento só assim teremos colaboradores engajados.
Acredito que se há incentivos, os colaboradores se motivam e os resultados aparecem.
A liderança tem um papel fundamental, afinal direcionamento claro, bons exemplos e feedback consistentes, acabam por consequência gerando um engajamento de toda equipe.
Com objetivos e direcionamentos claros, feedbacks consistentes, o engajamento e resultados acabam se tornando consequência.