Gestão de processos

Sistemas de Produção

sistemas de produção
Imprimir artigo

Já falamos sobre PPCP  e sobre Lean Manufacturing , e hoje falaremos sobre Sistemas de Produção.

O sistema de produção é composto por um conjunto de atividades e operações envolvidas na produção de bens ou serviços que interagem entre si, cada qual com sua responsabilidade, e essa integração vai determinar o resultado do sistema como um todo.

Um sistema é visto como input ? processo de transformação ? output, onde inputs são as entradas no processo como materiais, informações, consumidores, funcionários, instalações, que serão processados e transformados em produtos ou serviços (outputs).

O sistema de produção interage com as outras funções da organização, sofrendo influências do ambiente interno e externo. No ambiente interno, é influenciado pelas outras áreas funcionais da empresa como marketing, finanças, recursos humanos, que interagem entre si e refletem no resultado do sistema. No ambiente externo a organização sofre influências de fatores relacionados a economia, as políticas e regulamentações governamentais, a competição, a tecnologia, etc.

A relação do sistema de produção com os fatores internos e externos são primordiais para seu funcionamento.

TIPOS DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO

É muito importante conhecermos o tipo de sistema com o qual trabalhamos para que possamos definir as estratégias adequadas aquele tipo particular de processo. Nos sistemas de produção temos algumas características definidas para cada processo, conforme apresentamos a seguir:

– Produção contínua: apresentam uma produção contínua ou fluxo em linha, numa sequência única, podendo ser pura (produto único) ou com diferenciação, caracterizada pelas linhas de montagem.

– Produção intermitente: produção realizada em lotes, podendo ser sob encomenda (produtos únicos) ou repetitiva (produtos diferenciados).

– Produção para grandes projetos: onde o projeto é um produto único, de alto custo.

Cada sistema possui suas particularidades, sendo diferenciado pelas características que seu produto ou serviço apresentam. Por exemplo, sistemas que possuem um alto volume de produção apresentam uma baixa variedade de produtos ou serviços (empresas fornecedoras de energia elétrica, por exemplo) e empresas com baixo volume possuem uma alta variedade (empresas de engenharia). É difícil falarmos em grandes volumes e ficarmos atentos a itens minuciosos do projeto. Analogamente, baixos volumes caracterizam uma atenção maior aos processos, devido natureza do projeto.

 

REFERÊNCIAS

MOREIRA, Daniel A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Pioneira, 5ª ed., 2000.

SLACK, Nigel. CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração de Produção. São Paulo: Atlas, 2009.

Autor

Comentários

Posts Relacionados

Marketing para a Qualidade
← Post mais recente
Como o Marketing contribui para Gestão da Qualidade?