Blog da Qualidade

Sistemas de Produção

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Já falamos sobre PPCP  e sobre Lean Manufacturing , e hoje falaremos sobre Sistemas de Produção.
O sistema de produção é composto por um conjunto de atividades e operações envolvidas na produção de bens ou serviços que interagem entre si, cada qual com sua responsabilidade, e essa integração vai determinar o resultado do sistema como um todo.
Um sistema é visto como input – processo de transformação – output, onde inputs são as entradas no processo como materiais, informações, consumidores, funcionários, instalações, que serão processados e transformados em produtos ou serviços (outputs).
O sistema de produção interage com as outras funções da organização, sofrendo influências do ambiente interno e externo. No ambiente interno, é influenciado pelas outras áreas funcionais da empresa como marketing, finanças, recursos humanos, que interagem entre si e refletem no resultado do sistema. No ambiente externo a organização sofre influências de fatores relacionados a economia, as políticas e regulamentações governamentais, a competição, a tecnologia, etc.
A relação do sistema de produção com os fatores internos e externos são primordiais para seu funcionamento.

Tipos de Sistemas de Produção

É muito importante conhecermos o tipo de sistema com o qual trabalhamos para que possamos definir as estratégias adequadas aquele tipo particular de processo. Nos sistemas de produção temos algumas características definidas para cada processo, conforme apresentamos a seguir:
– Produção contínua: apresentam uma produção contínua ou fluxo em linha, numa sequência única, podendo ser pura (produto único) ou com diferenciação, caracterizada pelas linhas de montagem.
– Produção intermitente: produção realizada em lotes, podendo ser sob encomenda (produtos únicos) ou repetitiva (produtos diferenciados).
– Produção para grandes projetos: onde o projeto é um produto único, de alto custo.
Cada sistema possui suas particularidades, sendo diferenciado pelas características que seu produto ou serviço apresentam. Por exemplo, sistemas que possuem um alto volume de produção apresentam uma baixa variedade de produtos ou serviços (empresas fornecedoras de energia elétrica, por exemplo) e empresas com baixo volume possuem uma alta variedade (empresas de engenharia). É difícil falarmos em grandes volumes e ficarmos atentos a itens minuciosos do projeto. Analogamente, baixos volumes caracterizam uma atenção maior aos processos, devido natureza do projeto.

REFERÊNCIAS
MOREIRA, Daniel A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Pioneira, 5ª ed., 2000.
SLACK, Nigel. CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração de Produção. São Paulo: Atlas, 2009.

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com/

Sobre o autor (a)

2 comentários em “Sistemas de Produção”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!