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Princípios de Gestão da Qualidade nas empresas: Impulsionando a Inovação e o Sucesso

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Juliana Geremias

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Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Com um mercado dinâmico e concorrência acirrada, a busca pela excelência é fundamental. Nesse sentido, a adoção dos princípios de gestão da qualidade nas empresas não só assegura conformidade com normas e regulamentos, mas também estimula a inovação e o sucesso nos negócios.

Vamos explorar como fazer a mudança “da conformidade ao desempenho” pode fazer toda a diferença para empresas que querem crescer.

Qual o Papel da Gestão da Qualidade?

Vamos começar do básico, o conceito de Qualidade. A Norma ISO 9000:2015, item 2.2.1 traz o seguinte:

Podemos dizer que a gestão da qualidade na empresa desempenha um papel fundamental na garantia da excelência operacional e na criação de valor para todas as partes interessadas. Além disso, ela visa otimizar processos, reduzir desperdícios, melhorar a satisfação do cliente e aumentar a eficiência e eficácia das operações.

Além disso, proporciona uma base sólida para a inovação, permitindo que as empresas identifiquem oportunidades de melhoria e implementem mudanças de forma estruturada e sustentável.

Quais são os princípios de gestão da qualidade

Foco no Cliente

As organizações devem compreender as necessidades atuais e futuras dos clientes, atendendo às suas expectativas e buscando excedê-las sempre que possível.

Liderança

Líderes devem criar um ambiente no qual as pessoas possam contribuir com todo o seu potencial. Portanto devem estabelecer uma visão clara, e definir objetivos e diretrizes para a organização.

Engajamento das Pessoas

As pessoas em todos os níveis da organização são essenciais para o seu sucesso. Promover o engajamento, capacitação e desenvolvimento das pessoas é fundamental para alcançar os objetivos da qualidade.

Abordagem de Processos

As atividades e os recursos de uma organização devem ser gerenciados como um sistema integrado de processos, com o objetivo de alcançar resultados consistentes e previsíveis.

Melhoria

Esse é um princípio fundamental da gestão da qualidade, envolvendo:

  • o estabelecimento de metas de melhoria;
  • o monitoramento do desempenho;
  • e a implementação de ações corretivas e preventivas para promover a evolução contínua dos processos e produtos.

Os princípios da qualidade fornecem uma base sólida para a transição “da conformidade ao desempenho”. Eles promovem uma cultura de excelência, incentivam a melhoria contínua, e direcionam o foco para as necessidades dos clientes, engajamento das pessoas, abordagem de processos, tomada de decisão baseada em evidências, gestão de relacionamento e liderança eficaz.

Tomada de Decisão com base em evidências

Decisões devem ser baseadas em análise de dados e informações relevantes, buscando garantir a eficácia e a eficiência das atividades da organização.

Gestão de Relacionamento

As organizações dependem dos seus fornecedores para fornecer recursos, materiais e informações necessários para o seu funcionamento. Estabelecer relacionamentos colaborativos e de longo prazo com fornecedores contribui para o sucesso mútuo e aprimora a capacidade de atender às necessidades dos clientes.

Estes princípios são considerados como a base para o desenvolvimento e implementação de um sistema de gestão da qualidade eficaz em qualquer organização.

Mas o que “da conformidade ao desempenho” tem a ver com os princípios de gestão da qualidade?

Essa transição destaca a evolução da gestão da qualidade de uma abordagem focada apenas na conformidade com requisitos mínimos para uma mentalidade orientada para o desempenho e a excelência.

Ao adotar essa abordagem, as organizações podem não apenas atender aos requisitos normativos, mas também buscar constantemente aprimoramentos e inovações que as posicionem como líderes de mercado.

Comprometer-se com a excelência e buscar melhorias constantes são essenciais para fazer essa mudança.

Os benefícios para a organização incluem: maior satisfação do cliente, eficiência operacional e vantagem competitiva.

Da Conformidade ao Desempenho, Tema da Semana da Qualidade 2024

A Semana da Qualidade é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da qualidade em todos os aspectos da vida e dos negócios. Como disse Philip Crosby,

“a qualidade é a conformidade com os requisitos”.

Isso significa que, para alcançar a excelência, é necessário entender e atender às expectativas dos clientes, bem como cumprir os padrões estabelecidos pelas normas ISO e outros órgãos reguladores.

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