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Engajamento das Pessoas: o terceiro princípio de Gestão da Qualidade

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Juliana Geremias

Juliana Geremias

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Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Não é de hoje que o engajamento das pessoas é um desafio. Seja em qualquer vertente: estratégia, liderança, qualidade, segurança, cultura organizacional, enfim, em todos esses temas, só se obtém sucesso quando há o engajamento das pessoas.

Nesse contexto, o terceiro Princípio de Gestão da Qualidade: engajamento das pessoas, torna-se muito relevante.

Então, seguindo a série de artigos sobre: Os 7 princípios de Gestão da qualidade, hoje vamos explorar o 3º princípio e entender como ele pode contribuir para estimular o engajamento das pessoas na organização.

O que é engajamento das pessoas?

Primeiramente vamos a definição de engajamento. E quero trazer tanto o que diz a norma ISO 10018, que aborda diretamente o engajamento, como também a ISO 9000, fundamentos e vocabulários.

Definição de engajamento da ISO 10018:2020 – Orientações para engajamento das pessoas

A Norma ISO 10018: 2020, que traz Orientações para o engajamento das pessoas, define engajamento como:

“O envolvimento das pessoas é o compromisso emocional que as pessoas têm com a organização e seus objetivos. Esse comprometimento emocional significa que as pessoas envolvidas realmente se preocupam com seu trabalho e sua organização. Eles não trabalham apenas com um salário ou apenas na próxima promoção, mas trabalham em direção aos objetivos da organização. Quando consideramos o envolvimento com a qualidade, é uma extensão desse compromisso emocional.” não trabalham apenas com um salário ou apenas na próxima promoção”

Observe que a norma estabelece que os colaboradores não se motivam exclusivamente por salários ou promoções. E que o comprometimento emocional que eles têm com a organização e seus objetivos é essencial para que se sintam engajados em suas atividades.

Esse é um motivo forte pelo qual o engajamento deve ter a sua atenção e sua energia. É preciso trabalhar para que o engajamento aconteça.

O que a ISO 9000 (Fundamentos e Vocabulários) fala sobre engajamento das pessoas

A ISO 9000 traz no item 2.3.3.1 a seguinte declaração:

“Pessoas competentes, com poder e engajadas, em todos os níveis na organização, são essenciais para aumentar a capacidade da organização em criar e entregar valor.”

Veja que a norma enfatiza que pessoas competentes, empoderadas e engajadas tendem a entregar mais valor, e isso se aplica a todos os níveis de colaboração dentro da empresa, não apenas à Alta Gestão.

Ou seja, a norma reconhece a importância de engajar todas as pessoas envolvidas no processo, desde o estagiário até a Alta Gestão, para obter melhores resultados. E mais, é importante lembrar que o papel da liderança é fundamental para criar condições para o engajamento das pessoas.

Eu falei sobre isso quando abordei o princípio 2, que você pode acessar aqui: Liderança: o segundo Princípio de Gestão da Qualidade.

Engaje sua equipe e alcance resultados de Qualidade

A norma de fundamentos e vocabulários reconhece que as organizações dependem fortemente da competência, capacitação e engajamento das pessoas envolvidas para alcançar seus objetivos e metas relacionados as entregas.

O item 2.3.3.2 da norma ISO 9000 apresenta a seguinte justificativa:

“A fim de gerir uma organização eficaz e eficientemente, é importante respeitar e envolver todas as pessoas em todos os níveis. Reconhecimento, empoderamento e aperfeiçoamento de competências, facilitam o engajamento das pessoas na realização dos objetivos da qualidade da organização.”

Para promover o engajamento dos funcionários, é importante ouvi-los e fornecer oportunidades para que participem ativamente do processo de melhoria. Aqui na ForLogic, por exemplo, temos o “Divertimento estratégico“, um momento especial em que todos os colaboradores expõem suas percepções e sugestões para o próximo período. Além de receber treinamentos para aumentar nossa capacitação, somos envolvidos nos desdobramentos para o próximo ano. Isso nos faz sentir valorizados e engajados.

Principais benefícios, de promover o engajamento de acordo com a ISO 9000

O item 2.3.3.3 da Norma traz os principais benefícios que o engajamento gera para a organização, são eles:

  • melhoria da compreensão dos objetivos da qualidade da organização pelas pessoas da organização e maior motivação para alcançá-lo
  • maior envolvimento das pessoas em atividades de melhoria;
  • melhoria do desenvolvimento, das iniciativas e da criatividade das pessoas;
  • melhoria da satisfação das pessoas;
  • melhoria da confiança e colaboração em toda a organização;
  • maior atenção aos valores e cultura compartilhados em toda a organização.

Todos esses pontos contribuem para entrega de valor e o sucesso da empresa. Pois, quando as pessoas e se identificam com os valores das organizações e têm uma compreensão clara de seus objetivos elas se tornam mais produtivas.

Desta forma, vão gerar mais resultado e, muitas vezes, inspirar mais pessoas a serem engajadas.

Mas como fomentar o engajamento das pessoas?

O item 2.3.3.4 da ISO 9000:2015 apresenta as seguintes ações possíveis, para fomentar o engajamento de pessoas:

  • comunicação com as pessoas para promover a compreensão da importância da sua contribuição individual;
  • promover a colaboração em toda a organização;
  • facilitar a discussão aberta e o compartilhamento de conhecimentos e experiências;
  • empoderar as pessoas para determinar restrições ao desempenho e para tomar iniciativas sem medo;
  • reconhecer e aceitar a contribuição, aprendizagem e aperfeiçoamento das pessoas;
  • permitir a auto avaliação do desempenho em relação aos objetivos pessoais;
  • realizar pesquisas para avaliar a satisfação das pessoas, comunicar os resultados e tomar medidas apropriada.

Ao buscar implementar essas ações, a organização cria um ambiente propício para o engajamento das pessoas. Isso vai impactar diretamente no aumento da produtividade, inovação e satisfação no trabalho.

Você também pode implementar mais ações relacionadas a sua cultura, que fazem sentido para o seu cenário. Não há limites para a criatividade quando falamos de conectar as pessoas com o trabalho.

Promover o engajamento das pessoas é um desafio contínuo

Como você pode perceber, o engajamento vai muito além das relações humanas entre líderes e liderados e/ou colegas de trabalho.

Ele está diretamente ligado ao sentimento de pertencimento e satisfação nas tarefas que o colaborador desempenha.

Portanto, é importante que a liderança esteja envolvida para fomentar o engajamento das pessoas, criando um ambiente de trabalho onde todos possam contribuir de forma significativa e se sintam valorizados.

Além disso, melhora a cultura organizacional e aumenta a retenção de talentos, uma vez que as pessoas se sentirão mais valorizadas e conectadas à organização.

Aprenda mais com o Jeison Arenhart e Monise Carla no episódio 120 do Qualicast. Confira os comentários e exemplos práticos que podem apoiar na sua compreensão do 3º princípio. Veja agora:

 

Referências:

ABNT NBR ISO 9000:2015

ISO 10018:2020

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2 comentários em “Engajamento das Pessoas: o terceiro princípio de Gestão da Qualidade”

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