Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby
No dia Mundial da Qualidade, 10 de novembro de 2022, contamos com a presença das feras: Daniele Albuquerque, Igor Furniel, Monise Carla e Jeison Arenhart em um debate falando da Qualidade “nua e Crua nas organizações”
Como surge a Qualidade dentro das organizações
Quando falamos em qualidade nua e crua, estamos falando da qualidade que nasce sem a pretensão de certificados na parede, ou seja, ela nasce do comportamento humano.
Primeiramente, precisamos olhar para dentro das empresas e analisar como elas lidam com as falhas, pois, a reação diante dos problemas é que evidenciará se ela tem qualidade ou não.
Cultura do Erro ou do Medo
O quanto de fato existe a cultura do erro no processo interno da sua empresa? Vocês aproveitam de fato as oportunidades que as não conformidades trazem, ou a usam apenas como instrumento de punição?
Não conformidades são necessárias para se praticar melhoria contínua. E não como ferramenta de punição.
“Uma empresa que progride em qualidade é uma empresa que aprende, ou melhor, que aprende a aprender.” Kaoru Ishikawa
Esse aprendizado esta linkado ao erro, então o ideal é quebrar paradigmas de que Qualidade é somente quando estamos falando “Qualitês”.
Qual cultura você tem na sua empresa?
Essa cultura tem qualidade como aspecto relevante ou é apenas para cumprir itens normativos?
O que recomendamos é qualidade na cultura, pois quando a cultura é baseada em normativas, a tendência é que a empresa fique perdida caso essas normativas mudem. Então, o que sugerimos é tratar a qualidade como uma virtude, ou seja, “eu preciso da qualidade nos meus processos!”.
Em outras palavras a qualidade deve ser vivida desde a governança até a operação.
Engajamento para que a qualidade aconteça
Primeiramente, os colaboradores devem entender a missão, visão e valores da empresa. E esses, é claro, devem ser criados de acordo com os princípios da qualidade.
Existe uma lamúria de que ninguém se interessa pela qualidade, uma queixa comum é “ninguém presta atenção quando estou falando”, então, fica a provocação:
“As pessoas não se interessam ou você não está sendo interessante?”
Existem algumas premissas em relação ao engajamento. Ninguém engaja:
- com aquilo que não conhece;
- se não entende o propósito;
- em eventos que não se percebe o valor.
A dica é: não trate qualidade como ferramenta, mas sim como virtude, pois ferramentas são circunstanciais e a virtude não. A virtude tem que ser vivida o tempo todo.
A qualidade nua e crua nas organizações
Percebemos que a qualidade nua e crua está acontecendo na empresa quando a liderança olha no que realmente precisa ser olhado. Ou seja, quando os indicadores realmente contribuem para analisar o cenário e tomar decisões assertivas.
“Quando a Qualidade passa a ser prioridade para toda a organização, é sinal de que as pessoas vão parar de fazer o que a qualidade quer e passar a querer o que a qualidade faz!” Pedro Campos
Esse foi apenas um breve resumo do que rolou no Debate “A qualidade nua e crua nas organizações”. Confira as dicas e exemplos no íntegra: