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A Qualidade Nua e Crua nas organizações

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Juliana Geremias

Juliana Geremias

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Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

No dia Mundial da Qualidade, 10 de novembro de 2022, contamos com a presença das feras: Daniele Albuquerque, Igor Furniel, Monise Carla e Jeison Arenhart em um debate falando da Qualidade “nua e Crua nas organizações” 

 Como surge a Qualidade dentro das organizações 

Quando falamos em qualidade nua e crua, estamos falando da qualidade que nasce sem a pretensão de certificados na parede, ou seja, ela nasce do comportamento humano. 

Primeiramente, precisamos olhar para dentro das empresas e analisar como elas lidam com as falhas, pois, a reação diante dos problemas é que evidenciará se ela tem qualidade ou não. 

Cultura do Erro ou do Medo 

O quanto de fato existe a cultura do erro no processo interno da sua empresa? Vocês aproveitam de fato as oportunidades que as não conformidades trazem, ou a usam apenas como instrumento de punição? 

Não conformidades são necessárias para se praticar melhoria contínua. E não como ferramenta de punição. 

“Uma empresa que progride em qualidade é uma empresa que aprende, ou melhor, que aprende a aprender.” Kaoru Ishikawa 

Esse aprendizado esta linkado ao erro, então o ideal é quebrar paradigmas de que Qualidade é somente quando estamos falando “Qualitês”. 

Qual cultura você tem na sua empresa?  

Essa cultura tem qualidade como aspecto relevante ou é apenas para cumprir itens normativos? 

O que recomendamos é qualidade na cultura, pois quando a cultura é baseada em normativas, a tendência é que a empresa fique perdida caso essas normativas mudem. Então, o que sugerimos é tratar a qualidade como uma virtude, ou seja, “eu preciso da qualidade nos meus processos!”. 

Em outras palavras a qualidade deve ser vivida desde a governança até a operação.  

Engajamento para que a qualidade aconteça 

Primeiramente, os colaboradores devem entender a missão, visão e valores da empresa. E esses, é claro, devem ser criados de acordo com os princípios da qualidade. 

Existe uma lamúria de que ninguém se interessa pela qualidade, uma queixa comum é “ninguém presta atenção quando estou falando”, então, fica a provocação: 

“As pessoas não se interessam ou você não está sendo interessante?” 

Existem algumas premissas em relação ao engajamento. Ninguém engaja: 

  • com aquilo que não conhece; 
  • se não entende o propósito; 
  • em eventos que não se percebe o valor. 

A dica é: não trate qualidade como ferramenta, mas sim como virtude, pois ferramentas são circunstanciais e a virtude não. A virtude tem que ser vivida o tempo todo. 

A qualidade nua e crua nas organizações 

Percebemos que a qualidade nua e crua está acontecendo na empresa quando a liderança olha no que realmente precisa ser olhado. Ou seja, quando os indicadores realmente contribuem para analisar o cenário e tomar decisões assertivas. 

“Quando a Qualidade passa a ser prioridade para toda a organização, é sinal de que as pessoas vão parar de fazer o que a qualidade quer e passar a querer o que a qualidade faz!” Pedro Campos 

 Esse foi apenas um breve resumo do que rolou no Debate “A qualidade nua e crua nas organizações”. Confira as dicas e exemplos no íntegra: 

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