Blog da Qualidade

O que é reengenharia dos processos?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

O conceito de reengenharia surgiu na década de 90 como uma resposta das empresas ao turbulento mundo que as rodeava. Significa abandonar antigos conceitos e analisar em detalhes todo trabalho necessário para produzir os produtos ou serviços, proporcionando maior valor aos clientes.

Está relacionada a reestruturação dos processos da empresa para alcançar melhorias em indicadores de desempenho como custos, qualidade, atendimento e velocidade.

O que é a Reengenharia?

A reengenharia é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo tornar a empresa mais competitiva através de medidas que alterem seus processos, ou seja, elimine processos ultrapassados, reinvente novos procedimentos operacionais, o que proporcionará a redução de custos, aumento do grau de satisfação do cliente e aumento da produtividade.

Na reengenharia os processos que não se adequam as mudanças são substituídos, podendo até mesmo ser eliminados. Ela é vista como alternativa para proporcionar as organizações os meios necessários para sobreviver, através de sua transformação e adaptação à nova realidade.

Tipos de Reengenharia

  • De negócio: repensar e recriar o negócio como um todo.
  • Cultural: relacionado a mudança da filosofia e de valores no trabalho.
  • Estratégica: busca recriar a forma de ser da empresa.
  • De sistema: mudança na forma de processar a informação com nova tecnologia.
  • De informação: mudanças no uso de hardware e software.
  • De processo: procura reinventar cada processo analisado.

Benefícios da Reengenharia

A reengenharia oferece uma série de benefícios que podem impactar positivamente uma empresa e suas operações. Além de melhorar a eficiência e a produtividade, essa abordagem também pode resultar em redução de custos operacionais, melhorias na qualidade dos produtos ou serviços e uma maior satisfação dos clientes.

Ao eliminar tarefas redundantes e burocráticas, a reengenharia torna os processos mais enxutos e ágeis, acelerando a entrega de resultados e reduzindo o tempo de resposta aos clientes. Além disso, ao focar na otimização dos processos, a reengenharia permite uma alocação mais inteligente dos recursos da empresa, garantindo que cada etapa do processo agregue valor real ao produto final ou serviço prestado.

Outro benefício significativo da reengenharia é a capacidade de criar uma cultura de mudança e inovação dentro da organização. Ao desafiar o status quo e incentivar a busca por soluções melhores, a empresa se torna mais ágil e adaptável às mudanças do mercado, ganhando uma vantagem competitiva.

Melhores Práticas para Implementar a Reengenharia

A implementação da reengenharia exige um planejamento cuidadoso e uma abordagem estruturada. Seguir algumas melhores práticas pode garantir o sucesso desse processo transformador:

1-  Análise abrangente dos processos existentes: O primeiro passo é realizar uma análise detalhada dos processos atuais, identificando suas fraquezas, gargalos e oportunidades de melhoria. Essa análise deve ser conduzida em parceria com colaboradores-chave, que têm uma visão prática das atividades diárias e podem fornecer insights valiosos.

2-  Definição de objetivos claros: Estabelecer metas específicas e mensuráveis é essencial para orientar a reengenharia. Os objetivos devem ser realistas e alinhados com a visão estratégica da empresa.

3-  Envolvimento e comunicação: A reengenharia afeta toda a organização, portanto, é fundamental envolver todos os níveis hierárquicos e departamentos relevantes. A comunicação transparente sobre os objetivos e benefícios esperados da reengenharia ajuda a obter o apoio necessário e a mitigar resistências.

4-  Foco nas necessidades dos clientes: Colocar o cliente no centro do processo de reengenharia é vital para garantir que as mudanças implementadas atendam às suas expectativas e requisitos.

5- Avaliação de riscos: Identificar e mitigar os riscos potenciais associados à reengenharia é uma etapa crítica para evitar impactos negativos e garantir uma transição suave.

6- Monitoramento contínuo e ajustes: A reengenharia é um processo dinâmico. Monitorar o progresso das mudanças e fazer ajustes conforme necessário é fundamental para garantir que os benefícios desejados sejam alcançados e mantidos a longo prazo.

Conclusão

A reengenharia é uma ferramenta poderosa para empresas que buscam uma transformação positiva e aprimoramento contínuo. Ao desafiar o status quo e adotar uma abordagem centrada no cliente, as organizações podem alcançar resultados excepcionais e se destacar em um mercado altamente competitivo.

Com ela, as empresas têm a oportunidade de repensar seus processos, impulsionar a excelência e entregar valor significativo aos clientes. Adotar essa abordagem inovadora é uma estratégia inteligente para garantir o crescimento sustentável e o sucesso a longo prazo em um ambiente de negócios em constante mudança.

REFERÊNCIA
ALVAREZ, Maria Esmeralda Ballestero. Administração da qualidade e da produtividade: abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, 2001.

Idealizado por Forlogic
Saiba mais sobre qualidade em Ferramentas da Qualidade
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade, o Qualiex!

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!