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Indicadores de Desempenho: O que são e como utilizá-los?

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Jeison

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Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSGna ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Os indicadores de desempenho fornecem medidas quantitativas e qualitativas relacionadas a um dos aspectos de desempenho da empresa. Além disso, obtêm-se essas medidas comparando-as com metas pré-estabelecidas em qualquer área da organização. Por isso, podem-se utilizar para medir os resultados durante a realização ou ao término de um processo.

Veja neste artigo o que são indicadores de desempenho, como utilizá-los e muito mais!

O que são indicadores de desempenho? 

Indicadores de desempenho são medidas quantitativas ou qualitativas utilizadas para avaliar o progresso ou o desempenho de uma organização, projeto, processo ou atividade em relação a metas, objetivos ou padrões pré-estabelecidos.

Eles são ferramentas essenciais para monitorar e gerenciar o desempenho em diversos contextos, como empresas, governos, organizações sem fins lucrativos e até mesmo em níveis individuais.

Esses indicadores podem variar significativamente dependendo do contexto em que são aplicados. Por exemplo, em uma empresa, os indicadores de desempenho podem incluir métricas financeiras, como lucro líquido, retorno sobre investimento (ROI), margem de lucro, entre outros.

Em um ambiente de produção, os indicadores de desempenho podem incluir eficiência operacional, taxa de defeitos, tempo de produção, entre outros.

Os indicadores de desempenho são essenciais porque fornecem uma maneira objetiva de medir o progresso em direção aos objetivos e identificar áreas que precisam de melhoria. Eles são usados tanto para avaliar o desempenho passado quanto para prever o desempenho futuro, ajudando as organizações a tomar decisões informadas e alocar recursos de forma eficaz.

Requisitos dos Indicadores

Os indicadores de desempenho precisam ter uma série de características que chamamos aqui de “requisitos do indicador”. Eles se complementam e todos são importantes e representativos dentro da definição dos indicadores. Os principais requisitos são:

  • Disponibilidade: facilidade e disponibilidade de acesso para coleta.
  • Simplicidade: facilidade de ser compreendido.
  • Baixo custo de obtenção.
  • Adaptabilidade: capacidade de respostas às mudanças.
  • Estabilidade: permanência no tempo, permitindo a formação de série histórica.
  • Rastreabilidade: facilidade de identificação da origem, registro e manutenção dos dados.
  • Representatividade: atender às etapas críticas dos processos.

Em 2023, fizemos um webinar sobre gestão de indicadores em que trouxemos diversos aspectos importantes sobre o tema, confira:

O que medir nos indicadores de desempenho?

É importante que a empresa defina o que pode medir e, principalmente, avalie se vale a pena realizar essa medição. Além disso, de nada vale ter uma série de indicadores que não trazem impacto algum para o resultado do negócio. Mas o que pode ser medido em uma empresa?

  • Eficácia (qualidade): características técnicas que o produto ou serviço devem apresentar.
  • Custo: conjunto de valores atribuídos pela sociedade, que possui um determinado valor agregado para esta mesma sociedade.
  • Atendimento: garantia de entrega dos produtos e serviços, levando-se em conta o prazo, local e quantidade.
  • Moral: nível em que as pessoas se sentem satisfeitas na organização.
  • Segurança: segurança física das pessoas e usuários em relação aos produtos e serviços.
  • Desempenho: fazer a coisa certa, do jeito certo.
  • Eficiência: produtividade.
  • Efetividade: impacto.
  • Ética: cumprimento às normas, regulamento, leis e códigos de conduta.

Por exemplo, no que diz respeito ao item de atendimento, se a empresa contratar um prazo de entrega com o cliente, ela deve cumprir esse prazo rigorosamente. Caso contrário, a medida de desempenho relacionada ao atendimento sofrerá impacto.

E-book indicadores 2023

Indicadores de desempenho podem ser utilizados para:

Todos os indicadores importam para o desempenho da organização, pois eles apresentam instrumentos de análise que se pode avaliar, medir e melhorar. A escolha do aspecto medido se dá de acordo com a necessidade apresentada, sendo muito importante que a organização esteja atenta ao desempenho de todas as áreas, pois todos os aspectos estão relacionados entre si e refletem em seu desempenho final.

Uma boa prática é utilizar-se de gráficos para apresentar os índices de desempenho, o que facilita a visualização e interpretação dos dados. E é importante ter sempre em mente que os indicadores de desempenho desenvolvem um papel estratégico na gestão de resultados, fornecendo medidas que auxiliam na tomada da decisão.

Existe diferença entre Indicadores de desempenho e KPIs?

“KPI” é uma sigla para “Key Performance Indicator” em inglês, que traduzido para o português significa “Indicador Chave de Desempenho”. Na prática, os termos “indicador de desempenho” e “KPI” são frequentemente usados de forma intercambiável, mas há uma distinção sutil entre eles.

Enquanto os indicadores de desempenho podem abranger uma ampla gama de métricas que são utilizadas para medir o progresso ou desempenho em uma variedade de áreas, os KPIs são especificamente os indicadores mais críticos ou essenciais para o sucesso de uma organização, departamento ou projeto.

Todos os KPIs são indicadores de desempenho, mas nem todos os indicadores de desempenho são necessariamente KPIs.

Os KPIs são os indicadores mais importantes que estão diretamente alinhados com os objetivos estratégicos e críticos para o sucesso de uma organização, enquanto outros indicadores de desempenho podem ser mais operacionais ou táticos em natureza.

Se você ficou com alguma dúvida, ouça esse episódio especial do Qualicast, em que nossos podcasters falam um pouco sobre Indicadores:

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REFERENCIA
SINK, D. Scott; TUTLE, Thomas C. Planejamento e Medição para a Performance. Editora Qualitymark, Rio de Janeiro. 1993.

Sobre o autor (a)

9 comentários em “Indicadores de Desempenho: O que são e como utilizá-los?”

  1. Gostei muito do post, pela simplicidade e objetividade, mas principalmente pelo bom senso espelhado nos 3 primeiros requisitos dos indicadores; como profissional da Qualidade, estou sempre batalhando pelo bom senso, para que não compliquem a Gestão da Qualidade desnecessariamente. Parabéns,
    Mari, do blog I Love Mondays

    1. Avatar photo

      Obrigado pelo elogio, a Meire foi muito feliz no post.
      Agora sobre um comentário seu que reflete exatamente o que penso, é: “não complicar a gestão da qualidade”.

      Concordo plenamente, a qualidade é simples e eficaz. É muito difícil fazer o simples.

      Obrigado pela sua contribuição.

      1. Correto! As pessoas pensam tanto em encher de coisas sem necessidade no SGQ e demais departamentos sendo que só algumas coisas serias tão eficazes e bem melhor compreendido por todos.

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