Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby
Em outro post procurei explicar minha abordagem para Gestão Documental.
Nesta oportunidade, gostaria de falar sobre o que vem a ser Memória Institucional e sua importância no universo corporativo e de que forma a vejo e proponho.
A Memória Institucional necessita de um trabalho de resgate, organização e disponibilização de informação. De acordo com isso, é fundamental ser pensada de forma sistêmica com observância de princípios arquivísticos como garantia de que o caráter histórico, probatório ou de patrimônio cultural/documental seja preservado às gerações futuras e de fato se consolide como Identidade Institucional.
Partindo da ideia que a Memória Institucional pode ser um meio eficaz para a manutenção da informação com vistas à gestão organizacional, podendo ser considerada uma ferramenta eficiente para a tomada de decisões estratégicas e colaborar para a geração de inovação e produção de conhecimento ajudando a criar uma identidade para a instituição, seja ela do ramo social, cultural, empresarial.
Neste sentido, é uma área com contribuição interdisciplinar com vistas ao transito informacional e comunicacional no interior das instituições.
Nos dois casos, e como forma de atingir um número grande de pessoas esteja onde estiverem, utilizo cursos em formato EaD, além de palestras e cursos presenciais.