Gestão de processos

Memória Institucional e Informação Estratégica

gestao-de-documentos Qualidade
Imprimir artigo

Em outro post procurei explicar minha abordagem para Gestão Documental.

Nesta oportunidade, gostaria de falar sobre o que vem a ser Memória Institucional e sua importância no universo corporativo e de que forma a vejo e proponho.

A Memória Institucional necessita de um trabalho de resgate, organização e disponibilização de informação. De acordo com isso, é fundamental ser pensada de forma sistêmica com observância de princípios arquivísticos como garantia de que o caráter histórico, probatório ou de patrimônio cultural/documental seja preservado às gerações futuras e de fato se consolide como Identidade Institucional.

Partindo da ideia que a Memória Institucional pode ser um meio eficaz para a manutenção da informação com vistas à gestão organizacional, podendo ser considerada uma ferramenta eficiente para a tomada de decisões estratégicas e colaborar para a geração de inovação e produção de conhecimento ajudando a criar uma identidade para a instituição, seja ela do ramo  social, cultural, empresarial.

Neste sentido, é uma área com contribuição interdisciplinar com vistas ao transito informacional e comunicacional no interior das instituições.

Nos dois casos, e como forma de atingir um número grande de pessoas esteja onde estiverem, utilizo cursos em formato EaD, além de palestras e cursos presenciais, confira detalhes clicando aqui.

Autor

Comentários

Posts Relacionados

Indicadores Qualidade
← Post mais recente
O que são indicadores de desempenho?