Blog da Qualidade

Memória Institucional e Informação Estratégica

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Em outro post procurei explicar minha abordagem para Gestão Documental.
Nesta oportunidade, gostaria de falar sobre o que vem a ser Memória Institucional e sua importância no universo corporativo e de que forma a vejo e proponho.
A Memória Institucional necessita de um trabalho de resgate, organização e disponibilização de informação. De acordo com isso, é fundamental ser pensada de forma sistêmica com observância de princípios arquivísticos como garantia de que o caráter histórico, probatório ou de patrimônio cultural/documental seja preservado às gerações futuras e de fato se consolide como Identidade Institucional.
Partindo da ideia que a Memória Institucional pode ser um meio eficaz para a manutenção da informação com vistas à gestão organizacional, podendo ser considerada uma ferramenta eficiente para a tomada de decisões estratégicas e colaborar para a geração de inovação e produção de conhecimento ajudando a criar uma identidade para a instituição, seja ela do ramo  social, cultural, empresarial.
Neste sentido, é uma área com contribuição interdisciplinar com vistas ao transito informacional e comunicacional no interior das instituições.
Nos dois casos, e como forma de atingir um número grande de pessoas esteja onde estiverem, utilizo cursos em formato EaD, além de palestras e cursos presenciais.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!