Blog da Qualidade

WEBINAR AO VIVO
Dia 05 de Abril 10h00min

Prevenção de falhas humanas ? Poka-Yoke

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Catarina Monteiro

Catarina Monteiro

Você sabe utilizar ou o que significa poka-yoke ? A palavra poka-yoke significa (poka = erros de desatenção; yoke = prevenir), logo poka-yoke são sistemas compostos por técnicas e dispositivos utilizados para a prevenção de prováveis falhas humanas em um processo produtivo. Fáceis de serem operacionalizados e de baixo custo, esses sistemas são incorporados em um processo para prevenir erros humanos que eventualmente venham ocorrer. Resumindo, é uma técnica que possibilita prevenir possíveis e potenciais falhas humanas durante o processo.
Várias são as origens das causas de erros humanos nos processos produtivos, entre elas podemos citar:

  • Falta de atenção ou descuido
  • Fadiga do trabalhador
  • Negligência aos procedimentos
  • Falta de capacitação técnica para a função
  • Falta de comprometimento para com os objetivos da empresa
  • Erros premeditados
docs-artigos-1200x175px
Em se tratando da falta de atenção, descuido ou fadiga do trabalhador, eles podem estar relacionados ao excesso de pressão dos gestores exercido sobre eles. Num primeiro momento, o desempenho do colaborador até determinado ponto, é proporcional à pressão. Num segundo momento, o aumento da pressão não altera seu desempenho, mas num terceiro momento, o aumento dessa pressão vai causar queda no desempenho, o que é o principal responsável pela falta de atenção, descuido ou fadiga do trabalhador.
A negligência, a falta de capacitação, a falta de comprometimento e os erros premeditados estão, na maioria das vezes, relacionados à politica de recursos humanos, a não eficácia e não adaptabilidade dos programas de treinamento e de integração realizados nas organizações.
Mesmo a organização criando programas eficazes para diminuir a pressão sobre o trabalhador ou para melhorar a política de recursos humanos, precisamos admitir que o ser humano não é infalível e os operadores e gestores dos processos também são humanos. Portanto, é preciso que os processos levem em consideração sistemas que compensem os prováveis erros humanos.
Os poka-yoke são apresentados de diversas formas e as mais comuns são através de sensores/interruptores que acusam os posicionamentos ou atividades que não estão sendo desenvolvidas corretamente, de gabaritos instalados em máquinas, contadores digitais para verificar o número de atividades, ou até mesmo através de uma simples lista de verificação.
EXEMPLO
Prevenção das falhas humanas em um processo de passar roupa.

Ainda no mundo doméstico é possível identificarmos outros poka-yoke como no caso da leiteira que emite um apito quando o leite está fervendo por exemplo.
A eficácia na utilização do poka-yoke tem levado a uma diminuição significativa na taxa de retrabalho, à diminuição de acidentes de trabalho e à melhoria dos processos produtivos, sempre com foco na eliminação dos erros.

REFERÊNCIA
RODRIGUES, Marcus Vinicius. Ações para a qualidade: GEIQ, gestão integrada para a qualidade: padrão seis sigma, classe mundial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

Sobre o autor (a)

4 comentários em “Prevenção de falhas humanas ? Poka-Yoke”

  1. Edson Roberto Minatel

    Muito instrutivo esse Blog e, em especial, o material sobre Poka-Yokes! Gostaria de lhes apresentar uma inovação tecnológica que desenvolvemos aqui no Brasil: o Poka-Yoke Virtual. Vejam os vídeos de algumas aplicações: http://www.poka-yoke.com.br/videos . Abraços e Parabéns pelo blog. Edson R. Minatel.

    1. Olá Edson, tudo bem?!
      Fico feliz por saber que gostou do Blog e em especial deste post. Buscamos sempre apresentar conteúdos para a qualidade numa linguagem mais cotidiana, sem complicações. Agradeço pela indicação dos vídeos, vou verificar!

      1. Que blog top! Sou projetista de dispositivos eletromecânicos Poka-yoke, e estou utilizando algumas informações do site para elaborar meu trabalho.

  2. Parabéns pelo blog. Estou estudando para concursos e sempre que busco uma ferramente específica da qualidade no google vocês ficam sempre no topo das buscas. Já aprendi muito com vocês aqui e tenho aprendido muito para resolver questões sobre qualidade. Obrigado pelo blog top de continuem o excelente trabalho. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

ocorrênias 500x800

deixou de acompanhar as ações de
um projeto e ATRASOU a entrega?

O Qualitfy pode ajudar