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Esclarecendo conceitos de “Cenário, Contexto, Risco e Incerteza”

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Juliana Geremias

Juliana Geremias

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Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

No webinar do último dia 08 de novembro, a convidada Daniela Albuquerque trouxe de uma forma descomplicada a definição de Cenário, Contexto, Risco e Incerteza. Segue o resumo do que rolou.

Ciclo de vida das organizações

Todas as organizações nascem, crescem, amadurecem e morrem, conforme o gráfico ilustrado abaixo.

Como dizia Graus:

“Toda empresa caminha para a mediocridade”

grafico-1

Tendo em vista que “toda empresa quando não está crescendo, está morrendo”, a pergunta é: “Como trazer a perenidade para minha empresa?” E é aí que entra o entendimento de Cenários.

Qual o papel do líder no SGQ?

Quando falamos em ISO, a maior reclamação é sobre a falta de engajamento da liderança. Mas, talvez falte a percepção de que o papel do líder é entrar em cena e traçar uma nova curva para que a empresa se perpetue no mercado, como ilustra a linha laranja no gráfico.

grafico-2

Talvez, seja a forma como as informações chegam para a Liderança que gere essa falta de interesse, como por exemplo, normalmente criamos um sistema de gestão olhando para o retrovisor e não olhando para frente

Um exemplo que pode comprovar:

No relatório de análise crítica normalmente temos10 páginas na entrada e na saída apenas 1 ou 2.

Isso nos mostra que existe uma dissonância no papel do gestor com o que está sendo entregue pelo SG. Todo gestor precisa olhar para o futuro para conseguir criar novas curvas e aumentar o ciclo de vida da organização.

Então, é necessário diminuir essa dissonância entre o que o Sistema de Gestão entrega com o que a alta gestão realmente precisa para construir essas novas curvas, que representam os cenários.

Fica a dica: a alta direção não tem que saber os mínimos detalhes sobre todas as operações da empresa, mas cabe aos colaboradores se especializar e entregar apenas o que é relevante para que as decisões sejam assertivas.

O que significa analisar o contexto

Analisar o contexto interno da organização significa fazer o levantamento de dados dos recursos materiais, financeiros, tecnológicos e humanos que estão disponíveis internamente na empresa, e analisar quais desses recursos precisam ser adquiridos de fontes externas para que a empresa seja capaz de executar suas atividades com qualidade.

O que é risco

Risco é a probabilidade de insucesso de algo ou alguma coisa, no caso das organizações pode ocorrer em função de um acontecimento eventual, cuja ocorrência não depende exclusivamente da vontade dos interessados.

Contudo, levantar informações de como o ambiente organizacional e as partes interessadas podem ser afetadas pode gerar uma base de conhecimento para entender onde estão os riscos e oportunidades que serão enfrentados pela empresa durante a execução dos processos, ou seja, se deve sempre pensar no que pode dar muito certo e no que pode dar muito errado, seja no contexto ou na execução dos processos. É assim que começamos a gerir riscos!

Assista o webinar na íntegra e confira detalhes do que rolou:

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