Blog da Qualidade

Transformando intenções em resultado: Como criar um mapa estratégico eficaz e realista!

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Leonardo Horacio

Leonardo Horacio

+ posts

Apaixonado por tudo que envolve melhorar a vida de pessoas usando produtos e serviços que façam sentido. Product Manager na Forlogic, Especialista Qualiex, também fala sobre ux Research, Scrum, agilidade e gestão de produtos.

Quantas vezes você já participou ou até mesmo conduziu um planejamento estratégico e seis meses depois nada do que foi proposto estava sendo executado?

Se esses tipos de coisas acontecem aí na sua empresa, saiba que você não está sozinho e é por isso que no artigo de hoje daremos algumas dicas de como criar um mapa estratégico que funciona!

De onde vem esse tal mapa estratégico?

O mapa estratégico nada mais é do que o plano para atingir os seus objetivos em um período determinado (normalmente um ano).

Estratégia é um quadro de decisão implementável, que permite ações para alcançar resultados desejados, limitado pelas capacidades atuais, coerentemente alinhado ao contexto existente.

(Melissa Perri)

O mais comum é que esse mapa seja construído durante o planejamento estratégico, momento em que toda a empresa ou pelo menos a liderança se reúne para avaliar o cenário atual da organização e definir quais serão os objetivos a serem perseguidos.

E aqui temos nossa primeira dica: não comece a construir seu mapa sem antes realizar uma análise do cenário atual da organização!

Isso quer dizer que, antes de pensar exatamente no que queremos atingir, precisamos entender exatamente onde estamos. Uma forma de fazer isso é construir a famosa matriz SWOT, onde podemos identificar quais são nossos pontos fortes e fracos internos e quais são as oportunidades e ameaças que existem ao nosso redor.

É bom deixar claro que essa análise de cenário não deve ser feita de maneira superficial. Então reúna evidências, benchmarks e dados para construir uma análise que de fato represente o cenário atual.

Com o cenário atual em mãos, é hora de construir com a direção da empresa quais serão os objetivos a serem priorizados! Duas metodologias bem consolidadas que você pode usar são o BSC (Balanced Scorecard) ou OKRs (Objectives and Key Results).

Desdobrando o mapa

O problema de muitos mapas é que eles terminam na construção dos objetivos. Mas além de saber para onde se quer ir é vital pensar no como fazer e como medir.

E desdobrar o mapa significa descer do nível de objetivos e passar para o próximo: indicadores e os planos de ação! Citando o grande Vicente Falconi:

… das duas, uma ou o plano que nós ajudamos a montar está muito ruim, e, nesse caso, o pessoal não entende do negócio. Ou então o plano é bom e ninguém executou.

(Vicente Falconi)

Para os planos de ação vale o conhecido 5W2H, onde cada plano de ação precisa ter: quem, quando, quanto, onde, como e o porquê. Para conjunto de iniciativas relacionadas é uma ótima recomendação é tratar como um projeto e agrupá-las para que uma pessoa seja responsável por gerenciar um conjunto de incitativas!

Todos os objetivos priorizados precisam ter pelo menos uma iniciativa, caso contrário, cairemos no campo da intenção, onde temos um horizonte definido, mas não estamos nos movimentando para alcançá-lo.

E para medir não tem segredo também: basta construir seus indicadores, sempre no formato S.MA.R.T. onde cada indicador é específico, mensurável, atingível, relevante e temporal.

Cuidado: Mapa não é território

Quando planejamos temos a tendência de sermos super otimistas e nos esquecermos de que cenários adversos acontecem com mais frequência do que gostaríamos. A Monise tem um artigo bem interessante sobre isso: https://blogdaqualidade.com.br/a-falacia-do-planejamento-e-o-planejamento-estrategico/

Por isso, identificar e gerenciar os riscos é um aspecto crucial do mapa estratégico, já que eles podem impedir a organização de alcançar os objetivos planejados.

Ter estratégias e ações claras para cada um dos riscos identificados aumentará de maneira significativa a chance de sucesso dos seus objetivos, tornando o seu mapa mais realista.

Conectando tudo!

Começamos identificando o cenário atual da empresa, definimos os objetivos, estabelecemos os indicadores, desdobramos as iniciativas em projetos e ações e mapeamos os riscos! Agora, sim, podemos falar que temos um mapa que vai nos guiar para atingirmos os resultados desejados!

E se você não quer ter sofrimento ao registrar e gerenciar todo esse desdobramento da sua estratégia em diferentes lugares, saiba que o Qualiex tem a solução perfeita para te apoiar nesse desafio!

Módulo Planos + Extensão Estratégia para te apoiar do planejamento a realização

O Qualiex, que já contava com o módulo Planos que ajuda você a gerenciar seus programas, projetos e planos de ação, agora também conta uma extensão.

A Extensão Estratégia permite você construir seu mapa estratégico, desdobrá-lo de maneira visual, vinculá-lo com seus indicadores e associar os riscos que podem ameaçar sua estratégia ou as oportunidades que podem impulsionar ainda mais o seu resultado.

 

Além de mapear seu cenário usando SWOT é possível conectar quais objetivos estão ligados aos itens da sua matriz, seja para impulsionar uma força ou para aproveitar uma oportunidade.

 

Com o módulo Planos + a Extensão Estratégia você ainda consegue conectar seus objetivos com seus programas e projetos, garantindo que nenhuma iniciativa estratégica seja esquecida. Sem falar do vínculo com os indicadores que medirão o sucesso da estratégia e dos riscos associados para que nada te impeça de alcançar as metas definidas.

Para garantir o acompanhamento, nossa solução também é integrada com o nosso módulo Atas e Decisões!

 

Seja, BSC ou OKRs o Qualiex possibilita que você construa mapas visuais que deixam claro para todos qual é o direcionamento estratégico da empresa.

Tenha o acompanhamento completo de toda a sua estratégia do planejamento à execução!

Não adianta ficar só sonhando com o objetivo se você não constrói um bom plano para chegar até lá. E um mapa estratégico completo, com indicadores, projetos, ações e riscos mapeados é o que guiará você até os objetivos.

Os planos não são nada, o planejamento é tudo.

Dwight D. Eisenhower

Então chega de gerenciar sua estratégia usando um monte de planilhas e arquivos dispersos que fazem com que você perca mais tempo tentando se encontrar do que executando o que precisa ser feito. Agende uma apresentação conosco para podermos te ajudar a transformar intenções em resultado!

 

Sobre o autor (a)

1 comentário em “Transformando intenções em resultado: Como criar um mapa estratégico eficaz e realista!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!