Blog da Qualidade

Por que você deveria usar o Qualiex no seu Planejamento Estratégico para 2024?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Leonardo Horacio

Leonardo Horacio

+ posts

Apaixonado por tudo que envolve melhorar a vida de pessoas usando produtos e serviços que façam sentido. Product Manager na Forlogic, Especialista Qualiex, também fala sobre ux Research, Scrum, agilidade e gestão de produtos.

Você sabia que usar o Qualiex no seu planejamento estratégico  pode torna-lo ainda mais eficiente? Neste artigo, quero te mostrar como essa ferramenta pode te ajudar de forma prática e simples a fazer com que seu planejamento não fique só no papel.

O ano já começou, mas ele foi planejado?

Se o ano já iniciou, mas a estratégia não foi planejada, a sua empresa pode estar caminhando no escuro sem nenhuma estrela guia para usar como orientação. A realidade é que sem um plano estamos completamente à deriva, contando com a sorte de encontrar um vento que sopre na direção do nosso destino.

Afinal, o que é o Planejamento Estratégico?

O Planejamento Estratégico é uma abordagem sistemática e abrangente adotada por organizações para definir seus objetivos a longo prazo e as ações necessárias para alcançá-los.

Trata-se de um processo proativo que vai além da simples reação aos eventos do ambiente de negócios. Isso permite que as empresas moldem ativamente o seu futuro e otimizem o uso de recursos.

É o momento que, entendendo mais profundamente o estado atual, pensamos em qual será o ponto B que planejamos atingir.

Qual a importância do Planejamento Estratégico?

É no planejamento estratégico que os objetivos e metas são definidos, e estes itens são os que vão direcionar o foco do trabalho de toda a organização além de apoiar na tomada de decisão.

Um planejamento estratégico bem-feito pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio, ao longo do ano. Abaixo, vamos explorar brevemente três vantagens de planejar os próximos passos da sua organização de forma eficiente.

Garante alinhamento

Se todos sabem qual a direção da organização, fica mais fácil alinhar as prioridades. Ao refletir se o trabalho que está sendo feito se conecta e contribui para os objetivos definidos, o alinhamento acontece naturalmente.

Facilita a tomada de decisão

É mais fácil justificar a necessidade e uso de recursos quando temos objetivos claros. Os motivos por trás das decisões também ficam mais óbvios a partir do momento que temos um plano desenhado.

Fortalece o engajamento

Ninguém consegue se comprometer de verdade quando não sabe pelo que está batalhando. Objetivos e metas claros, frutos de um bom planejamento, permitem que o time consiga se engajar de verdade por entender qual é o ponto final que queremos atingir.

Lembre-se: o Planejamento Estratégico não precisa ser chato

Planejamento e estratégia não são sinônimos de burocracia e chatice.

Aqui na ForLogic, no nosso Divertimento Estratégico, entendemos ser um momento de, em conjunto, planejarmos o futuro que nós mesmos construiremos. É o momento para falar de visão, de nos desafiar e pensar em conjunto o que queremos cultivar.

Cada um dos colaboradores enxerga um pedaço da organização, além de carregar uma bagagem consigo. E esse é um dos melhores momentos de colocarmos a experiência e visão de todos para construirmos um mapa mais fidedigno.

 

 Desafios comuns no Planejamento Estratégico

Fazer um planejamento estratégico assertivo gera resultados positivos, mas não é fácil. Os desafios mais comuns relatados pelos nossos clientes são:

Falta de dados históricos

Como comentei, um bom planejamento começa com um bom entendimento do cenário atual, para aí então, planejarmos o ponto B que queremos atingir. E não temos dados que nos indiquem como estamos hoje, qualquer objetivo se assemelhará a um chute.

Ausência de métricas claras

Sem números claros, fica bem difícil avaliar o progresso e tangibilizar acertos e erros em direção às metas. É superlegal construir uma visão de “ser uma empresa incrível”. Mas, sem números não faremos ideia se estamos mais ou menos próximos.

Monitoramento contínuo

E por falar em métricas, outro desafio bastante comum é o monitoramento. Planejamento Estratégico não é e nem pode ser apenas uma reunião que acontece no começo do ano. Precisa ser um processo, contínuo, que é revisitado sistematicamente ao longo do ano para inspecionar o progresso e ajustar, quando necessário, a rota.

Mais importante que planejar, é EXECUTAR!

Idealizar futuros é uma atividade desafiadora, mas também bastante motivadora. Afinal, quem é que não gosta de listar metas para o próximo ano, não é mesmo? Porém, o plano é só o começo e é a execução que vai ditar se atingiremos os objetivos.

Execução e monitoramento, são, na verdade, a chave para um planejamento estratégico que funciona.

É preciso acompanhar o que está sendo feito, realinhar constantemente e tomar decisões baseada em fatos e dados. Assim, buscamos garantir que continuaremos caminhando em direção ao que definimos lá no planejamento.

No Qualicast #147, os Qualicasters Jeison Arenhart de Bastiani e Monise Carla receberam Igor Furniel para compartilharem dicas e estratégias para que o planejamento estratégico não seja só mais um documento guardado na gaveta, em 2024. Acompanhe abaixo.

Conte com a ajuda do Qualiex no seu Planejamento Estratégico para 2024

Com o módulo Planos + Extensão Estratégia, você terá uma ferramenta para te acompanhar do planejamento ao monitoramento da execução.

Você ainda pode contar com integrações com os módulos Riscos, Atas e Decisões e Indicators, resultando em uma suíte completa para cuidar da sua estratégia, do começo ao fim.

Comece mapeando o cenário atual, construindo sua SWOT diretamente dentro do seu planejamento usando o módulo Planos + Extensão Estratégia

Com o momento atual da sua organização desenhado, é hora de traçar estratégias para aproveitar os pontos fortes ou então melhorar os pontos fracos. Crie estratégias vinculadas a cada um dos itens criados na SWOT.

planejamento estratégico com Qualiex - planos-et-vincular-swot

Tenha um plano desenhado, que se adequa a sua metodologia, seja OKR ou o tradicional BSC e enxergue de maneira visual o mapa estratégico da sua empresa.

planos-et-vincular-swot

Com a estratégia definida, use o módulo Planos para criar programas e projetos para transformar o plano em realidade.

Acompanhe todos os planos da sua estratégia no mesmo lugar e o módulo Riscos para vincular quais são as ameaças e oportunidades que podem impactar sua estratégia.

Vinculando indicadores do módulo Indicators, você consegue acompanhar visualmente quais estratégias estão avançando e quais precisam de atenção para atingir os resultados definidos.

Registre todas as decisões usando o módulo Atas e Decisões, vinculando cada ata com as respectivas estratégias.

Tudo isso com controles de acesso robustos e rastreabilidades para proteger seus registros de alterações indevidas e acompanhar todas as mudanças. Sempre de maneira fácil, intuitiva e segura.

“Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo”

E aí, até quando você vai continuar investindo tempo e dinheiro em um planejamento que não sai nunca do papel? Fale com um de nossos especialistas para entender como o Qualiex pode ajudar você e sua organização a começar a transformar planos em realidade.

Qualiex: O melhor Software para a Gestão da Qualidade! 

Gostou das dicas sobre Planejamento Estratégico? Com a ajuda do Qualiex você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa. 

 E tem mais: Se você é pequena empresa pode contar com a tecnologia Qualiex disponível sob medida para sua organização. O Qualitfy é perfeito para encaixar no orçamento de sua pequena empresa e fazer ela conquistar os resultados que busca. 

 Além de sermos o melhor software para gestão da qualidade, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco! 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!