Blog da Qualidade

O que é OKR (Objective Key Result)?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Camila Cristina

Camila Cristina

+ posts

Auditora Líder ISO 9001, ISO 31.000 e ISO 22.000

Falando de OKR de novo? Sim! Quantas vezes forem necessárias. 

A princípio, para não cair no esquecimento é importante lembrar que o significado da sigla OKR: (Objectives and Key Results) traduzindo, Objetivos e Resultados chave. Digo isso porque seu nome explica muita coisa.  

Enfim, OKR não é papo tão atual, iniciado pelo guru Peter Drucker na década de 60, que desenvolveu um  modelo de gestão baseado inteiramente em metas. Contudo, essa foi a primeira motivação para empresas alinharem seus objetivos internamente, entre departamentos, times e pessoas. 

Sobretudo, os OKRs precisam sempre estar no campo de quem os utiliza, pois são primordiais para o engajamento da equipe, é importante que os colaboradores sempre chequem se os Key Results estão ou não dando resultados, para que não se insista em ações sem retorno.

 Metas e propósitos 

 Mais que alinhar metas em conjunto, os OKRs possuem propósitos certeiros, onde todos dentro da organização entendem o motivo de cada uma das suas ações, isso porque sabem onde querem chegar. E para chegar na sua linha final, os resultados-chave precisam ser quantitativos e mensuráveis.  Ou seja, sem número, sem Key Result! 

 OKR na prática 

 Ok, agora você já sabe do que se trata e para que serve, vamos para a prática, que modéstia parte importa muito! 

 Sobretudo, aviso que utilizarei o mesmo exemplo do texto anterior KPI e OKR, você sabe a diferença? de um jeito mais detalhado. Antes de tudo, ele é de fácil compreensão e te permite aplicá-lo em qualquer nível organizacional.  

 OBJETIVO: Melhorar o condicionamento físico em 2022 

 Key Result 1: Reduzir o peso de 60kg para 55kg; 

Key Result 2: Reduzir o colesterol LDL de 150 mg/dl para 70 mg/dl. 

 Quais serão as iniciativas para atingir meu objetivo? 

  •  Correr 3x semana; 
  • Fazer uma dieta alimentar prescrita por um profissional; 
  • Dormir pelo menos 6h/dia. 

 Em suma, as iniciativas são metas atreladas ao objetivo, uma vez que, através delas você conseguirá atingir 55kg (métrica de sucesso).

Ainda assim, podemos também citar a métrica de controle, que aqui são os resultados por período, por exemplo: manter um acompanhamento (semanal ou outro periódico) para conferir se as iniciativas estão dando resultado, para que não haja persistência em Key Results que não estão funcionando. 

Quem usa os OKRs?

Antes de mais nada,  os OKRs podem ser aplicados em qualquer nível organizacional: empresa, departamento, equipes e pessoal,  onde o próprio time (se for o caso) define suas próprias metas que, quando concluídas, ajudará a organização a atingir seus objetivos.  

Nesse sentido, a ação traz agilidade, empoderamento e flexibilidade, já que os colaboradores se sentem pertencentes e veem motivação em suas tarefas. Toda via, se uma grande empresa com diversos departamentos tem uma meta em comum, é comum que um  departamento se sinta menos importante ou visível que o outro,  com os OKRs  cada um deles sabe quais serão suas ações fundamentais para atingir a meta e assim, fazer com que o trabalha seja motivador.

Vale lembrar também que os  OKRs são extremamente flexíveis. 

 Recapitulando…  

 Por fim, defina um objetivo final e resultados-chave quantitativos e mensuráveis para chegar nele, seus resultados precisam ser/ter iniciativas que te levarão em direção objetivo final. Assim, através de uma métrica de controle, você mensura o seu progresso e chega onde precisa. 

Idealizado por Forlogic 
Saiba mais sobre qualidade em Ferramentas da Qualidade
Conheça nosso software para  Gestão da Qualidade, o Qualiex

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!