Blog da Qualidade

Adote e fomente a liderança – 7º dos 14 Princípios de Deming

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Camila Cristina

Camila Cristina

+ posts

Auditora Líder ISO 9001, ISO 31.000 e ISO 22.000

Há quem acredite que liderar é apenas ocupar uma posição de gerenciamento em um determinado grupo e que a palavra líder é só mais um nome bonitinho e moderno para o famoso “chefe” e que no fim das contas é tudo a mesma coisa. Em seu livro, “Saia da Crise”, Edwards Deming descreveu 14 princípios básicos da Qualidade, que, mais tarde, ficaram conhecido como Os 14 princípios de Deming. E, hoje, eu quero tratar aqui do  7º Princípio de Deming – Adote e fomente a liderança.

Este livro foi escrito em 1986 e desde lá Deming já dizia que: “a chefia administrativa e de produção necessita de uma revisão geral”. Ao dizer isso, Deming não se refere a simplesmente trocar as pessoas que ocupam um papel de chefe/gerência, mas mudar a forma com que essas pessoas trabalham, ou seja, é necessário mudar a cultura.

Elimine a gestão que se baseia apenas em número e cobrança

Deming aponta que, no modelo de chefia, é comum aplicar uma gestão baseada em cobrança, na qual o que importa são apenas os números. O problema é que esse tipo de gestão obtêm resultados superficiais e a curto prazo. Entenda que números são sempre bons, mas ao olhar para eles, um gestor deve apurar e analisar esses números a fim de propor melhorias e não de encontrar culpados caso um resultado não tenha sido atingido.

Aposte na gestão baseada na autonomia e confiança

Para Edwards Deming o trabalho de um líder é realizar a transformação da sua organização e essa transformação só é possível se primeiro ele transformar a si mesmo.

Para que isso seja possível é essencial que a liderança:

  • conheça o trabalho que lidera;
  • abandone controles excessivos;
  • busque o seu desenvolvimento e o desenvolvimento da equipe;
  • analise resultados de forma inteligente;
  • não foque em apenas a apontar falhas mas em remover causas;
  • trabalhe a autonomia dos seus liderados através de feedbacks;

Por fim, para Deming o papel do líder é focar na melhoria de processos e métodos para que a equipe seja mais produtiva e gere melhores resultados. Ou seja, a liderança deve ter como objetivo ajudar as pessoas a executarem um trabalho melhor com menos esforço. 

Para entender um pouco mais sobre o 7º Princípio de Deming – Adote e Fomente a Liderança, assista ao vídeo abaixo e deixe suas opiniões nos comentários: 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!