Surpreender com tecnologia e relacionamentos que simplificam a qualidade. Esse é o propósito ForLogic, e nós não conseguiríamos isso sem o nosso time, mas não é qualquer um, nosso time é ENGAJADO, e isso faz toda a diferença. Por isso, saiba sobre engajamento como ferramenta para melhoria contínua.
Engajamento?
(s.m)
Ato ou efeito de engajar, de participar colaborando com alguma coisa.
Primeiramente, a norma ABNT ISO 10018 fev/2022 Gestão da qualidade – Orientação para o engajamento de pessoas veio para mostrar a importância e efetividade de pessoas engajadas na melhoria de uma organização. Esse engajamento precisa ser mútuo, tanto da empresa, quanto do colaborador.
Isso porque de nada adianta uma empresa ter de forma clara e assertiva onde quer chegar sem envolver as pessoas responsáveis pelo trabalho, sem com que elas entendam e se sintam pertencentes às atividades.
E a melhoria contínua?
Então, a ISO 9001:2015 esclarece que “Exemplos de melhoria podem incluir correção, ação corretiva, melhoria contínua, mudanças revolucionárias, inovação e reorganização.”
O 5° princípio de Deming discute exatamente sobre a melhoria contínua, baseado em: melhorar constantemente e eternamente sistemas de produção de bens e serviços. A perfeição é um ideal inalcançável, mas a melhoria precisa ser contínua, e melhorar não é só consertar o que deu errado é pensar na melhoria desde a fase do projeto.
E para isso é preciso estudo, singularidade com os produtos e processos estáveis, repetindo: é melhorar eternamente.
Fusão!
Tenho certeza que após ler os itens acima, você conseguiu assimilar os assuntos e ter uma noção do porque o Engajamento é uma ferramenta para melhoria contínua. Engajar pessoas é melhoria contínua!
E como fazer isso?
- Diálogos com a equipe: encontros leves e de curta duração
- Planejar pauta: assuntos relevantes que fortaleçam a cultura da organização
- Sistematizar Encontros: datas e horários precisam ser priorizados
- Envolver todos nos encontros: cada um leva um assunto para ser conversado
- Lista de presença: formalizar ajuda a valorizar o encontro
- Cumprir a agenda: respeitar o dia e o tempo de duração do encontro
Além disso, uma comunicação assertiva, competência, aprendizagem, treinamento e desenvolvimento são essenciais para uma equipe engajada. Ações como essa não podem acontecer só em datas comemorativas, implantar a cultura da empresa na rotina de todos é o caminho para bons resultados.
“A qualidade deve ser buscada desde a fase de projeto” – Deming
Contudo, ainda seguindo os princípios de Deming, a qualidade sempre começa com a intenção! Por isso, a alta gestão precisa ter a intenção bem definida e o que quer criar, e consequentemente, passar isso aos colaboradores e clientes.
Por fim, espero que tenha ficado clara a importância do engajamento.
Antes de finalizar, tenho uma sugestão de apoio para TODOS os processos de engajamento e alinhamento das equipes: Qualiex!
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1 comentário em “Engajamento como ferramenta para melhoria contínua”
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