Blog da Qualidade

WEBINAR AO VIVO
Dia 05 de Abril 10h00min

KPI e OKR, você sabe a diferença?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Tiffany Palugan

Tiffany Palugan

Graduanda em Letras - Português/Inglês e sou conteudista no Marketing da ForLogic! Acredito no poder da autodisciplina e constância em tarefas dentro ou fora do campo profissional, pois é através delas que conseguimos viver a qualidade e excelência seguindo sempre os nossos valores em todas as áreas da vida.

Que o Marketing Digital é um cenário de muitas atualizações nós já sabemos, mas entender a motivação de cada uma delas é fundamental para saber aplicar o que cabe ou não dentro do seu empreendimento. Esse é o caso das KPIs e OKRs! Se você ainda não sabe do que se trata, chegou a hora de entender o que elas são e quais suas diferenças, segue a leitura!

Primeiramente, vamos ao KPI!

KPI significa Key Performance Indicator, que em tradução livre fica Indicador-Chave de Desempenho, ela é utilizada para medir desempenhos, seja de uma empresa, site, equipe e até mesmo de uma pessoa, mas preste atenção no que eu vou falar agora: KPI não é métrica, ele ajuda  a entender quão bem a estratégia está funcionando e se está seguindo o caminho que você deseja.

Mas como saber quais os KPIs importantes? Por onde começar? 

Vou usar a ForLogic como exemplo: Quais são os processos que como empresa podemos garantir que estão funcionando corretamente e entregando resultados?

Com a geração de leads, conversão de leads em clientes, produto qualificado, e até o pós venda, já que assumimos o compromisso de sucesso com o cliente. Assim, os KPIs são indicadores de performance desses processos, eles precisam responder o quanto disso estamos fazendo, o quão bem ele está sendo executado, e o quão sustentável ele está sendo.

Portanto, os KPIs precisam te ajudar a tomar decisões! É preciso agir em cima deles, porque não estão ali à toa, é necessário que impactem resultados relevantes para seu negócio. Pensar sempre do macro ao micro, quando você define bons KPIs e utiliza a ferramenta corretamente, há melhorias nos negócios da sua empresa. 

Agora que você entendeu sobre KPIs, vamos falar das OKRs! 

OKR significa Objectives and Key Results, traduzindo livremente: objetivos e resultados chaves. 

Conceito inspirado no CEO da Intel Andy Grove que popularizou-se no final da década de 1990, quando passou a ser utilizado pela Google, que cresceu de 40.000 para 60.000 funcionários em um curto espaço de tempo.

A sigla tem como objetivo o foco total na gestão por resultados e não somente por trabalho, isso porque o volume não importa tanto quanto o resultado que gera. A estratégia precisa ser o foco principal, sempre com qualidade.

Desmembrando a sigla! 

Objetivos: Definições do que se pretende alcançar, ele deve ser curto, inspirador e envolvente, mas sempre motivando, desafiando e dando senso de propósito ao time.

Resultados-chave: Mede o progresso em direção ao objetivo, cada resultado chave deve ser quantitativo e mensurável, então: sem número, sem resultado chave!

Como definir um OKR? Vamos aos exemplos!

Seu objetivo é melhorar o condicionamento físico em 2022, os key results serão:

K1: Reduzir o peso de 60kg para 55kg;

K2: Reduzir o colesterol LDL de 150 mg/dl para 70 mg/dl.

Iniciativas (o que fazer para atingir o objetivo): 

  • Correr 3x semana;
  • Fazer uma dieta alimentar prescrita por um profissional;
  • Dormir pelo menos 6h/dia.

 Os Key Results são quantitativos e mensuráveis, e é importante ter de dois a cinco resultados chaves para cada objetivo, porque menos que isso é difícil medir seu progresso, e mais que cinco torna-se complexo para o gerenciamento.

Em suma, OKR é a junção de um objetivo com um conjunto de resultados chaves.

Conseguiu entender quais são as diferenças KPI e OKR? Criei uma tabela para facilitar e espero que ajude!

 

KPIOKR
Em que condições estamos atingindo o objetivo?Estamos atingindo o objetivo? 
Métrica de controleMétrica de sucesso
Zonas ou patamares de controleMetas atreladas ao objetivo

Bom, por hoje é isso! Ficou alguma dúvida? Deixe seu feedback sobre o tema aqui embaixo!

Até a próxima. 🙂

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nossos softwares para Gestão da Qualidade https://qualiex.com

Sobre o autor (a)

9 comentários em “KPI e OKR, você sabe a diferença?”

  1. Achei interessante a publicação, pois para quem não tem conhecimento sobre o assunto, consegui assimilar e me faz pensar que posso fazer algo mais na profissão como Estética.

        1. Olá Tiffany!
          Ótimo teste e contribuiu bastante.
          Só um detalhe… Na quinta linha do item “Primeiramente, vamos ao KPI!” existe uma duplicidade da palavra “ajuda”

  2. 1) No inicio de seu texto você afirma que KPI não é uma métrica e na tabela você escreve Métrica de Controle???????
    2) No exemplo qual seriam a métrica de sucesso? Seriam as iniciativas?
    3) E as metas atreladas ao objetivo? Seriam K1 e K2?
    4) E as métricas de controle?

    1. Olá Sérgio! Agradeço seu comentário 🙂
      1 – KPI não é métrica mesmo, mas quando a métrica é um fato relevante para uma tomada de ação, podemos dizer que ela passa a ser um KPI.
      2 – A métrica de sucesso seria alcançar o peso desejado (55kg).
      3 – Não, as metas atreladas ao objetivo são: correr 3x semana; fazer uma dieta alimentar prescrita por um profissional; dormir pelo menos 6h/dia.
      4 – As métricas de controle são os resultados por período, por exemplo: manter um acompanhamento (semanal ou outro periódico) para ver se as iniciativas estão dando resultado.

      Qualquer outra dúvida, sigo à disposição! 🙂

  3. Vc poderia dar mais exemplos contemplando todos os itens abaixo e que estejam correlacionados:
    Em que condições estamos atingindo o objetivo?
    Estamos atingindo o objetivo?
    Métrica de controle
    Métrica de sucesso
    Zonas ou patamares de controle
    Metas atreladas ao objetivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Blog da Qualidade

Artigos relacionados