Blog da Qualidade

Governança Corporativa: documentando atas e decisões com o Qualiex

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Leonardo Horacio

Leonardo Horacio

+ posts

Apaixonado por tudo que envolve melhorar a vida de pessoas usando produtos e serviços que façam sentido. Product Manager na Forlogic, Especialista Qualiex, também fala sobre ux Research, Scrum, agilidade e gestão de produtos.

A governança corporativa é um conjunto de práticas e processos que visa garantir a transparência, a ética e a responsabilidade nos negócios de uma empresa. Entre as boas práticas de governança, está a documentação das atas e decisões das reuniões de diretoria e conselho de administração. 

A documentação desses registros é importante para garantir a transparência nas tomadas de decisão e para facilitar a comunicação entre os membros da diretoria e do conselho. Contudo, a documentação correta e organizada desses registros é fundamental para a empresa em casos de auditoria ou ações judiciais. 

E quanto mais robusta for a estrutura da empresa, provável é que mais reuniões estejam acontecendo em diferentes níveis, com diversas decisões sendo tomadas diariamente. 

Os desafios do processo da governança corporativa 

Implantar uma governança robusta, que ajude a garantir perenidade para empresa, exige alguns cuidados: 

Segurança da informação  

As informações certas precisam estar disponíveis para as pessoas certas. Dados confidenciais precisam ser protegidos de forma que os riscos de vazamento de informação sejam prevenidos. 

Perenidade do Negócio 

Perenidade exige retenção de conhecimento, por isso além de protegida, a informação na sua organização precisa estar estruturada de maneira padronizada 

Os registros só fazem sentido se eles puderem ser acessados posteriormente e entendidos por quem precisa. 

Planejar o futuro 

Planejar o futuro exige que o passado e presente possam ser analisados. Se não existe rastreabilidade das decisões tomadas no passado, de que forma podemos nos resguardar de tomar as mesmas decisões e obter os mesmos resultados? 

O papel da governança é assegurar, de maneira transparente, ética e responsável, o futuro da organização. E para que isso seja possível a liderança da empresa precisar estar ocupada construindo esse futuro apoiada por informações confiáveis e não perdendo tempo “caçando” dados desordenados e despadronizados. 

Como o Qualiex ajuda nos desafios da Governança Corporativa 

O Qualiex Atas e Decisões é a solução que permite você registrar e acompanhar as saídas das suas atas monitorando, ações acordadas, datas e o que foi decidido de maneira fácil e intuitiva.  

Atas-e-decisões-para-governança-corporativa

 Sejam reuniões de acompanhamento, reuniões estratégicas, dailies ou retrospectivas. O Atas e Decisões te dá a possibilidade de controlar todas as atas das suas decisões importantes em um só lugar. 

tudo-em-um-só-lugar-para-governança-corporativa

 Sabemos a importância da confidencialidade para a Governança Corporativa e o Atas e Decisões foi preparado para isso!  

Reuniões restritas de conselho ou decisões estratégicas podem ser registradas no módulo por meio da funcionalidade de “Ata confidencial”. Desta forma, somente os envolvidos dessa reunião terão acesso às informações. 

qualiex-a-solução-definitiva

 Imagine que fosse possível listar todas as decisões tomadas nas atas do último mês.  

Com a integração do Atas e Decisões com nosso módulo Análises para consolidação de dados, você consegue enxergar todas as decisões tomadas nas atas que você tem acesso em menos de 3 cliques. 

As decisões do futuro da sua empresa não podem depender de um word! 

Não faz sentido passar meses implantando os processos de governança na sua empresa se a única forma de ter acesso a informações importantes para tomada de decisão na sua organização ainda é baseada em arquivos despadronizados, desprotegidos e não confiáveis.  

A qualidade do futuro que você constrói é baseada na qualidade das decisões que você toma no presente. 

Para garantir que as atas, as ações e principalmente as decisões da sua empresa serão tratadas com a seriedade que merecem, é necessário que ter um sistema à altura.  

Qualidade não aceita gambiarra e para te ajudar com esse desafio temos o Qualiex: Atas e Decisões. 

Fala sério, ainda vai continuar sofrendo aí? Vamos agendar uma apresentação e resolver isso quanto antes! Temos uma equipe de especialistas preparada para te ajudar.

CLIQUE AQUI! E agende uma apresentação com nossos especialistas.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!