Estratégia empresarial

Análise SWOT: Gerando valor no Planejamento Estratégico

Imprimir artigo

A ausência de estrutura e direcionamento costuma ser causada pelo excesso de informações, e vários gerentes ficam atormentados por esse mal na hora do planejamento, quantidades enormes de dados e nenhuma estrutura ou direção. Se a análise não estruturar as informações de modo significativo, que esclareça algo, nem orienta a execução, os dados não passarão de um processo estéril e acadêmico sem uma utilidade efetiva. A análise SWOT é um modelo para organizar e utilizar dados e informações abrangendo o ambiente interno e externo da empresa.

O termo SWOT é uma abreviação das palavras em inglês: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Também é conhecida por matriz FOFA ou FFOA, onde as forças e fraquezas condizem ao ambiente interno e as oportunidades e ameaças estão relacionadas ao ambiente externo.

analise-swot

É um método bem simples organizado como no quadro acima e traz vários benefícios, mas é tão simples que seu valor no planejamento é subestimado, e essa simplicidade leva uma análise sem foco ou mal conduzida. A análise SWOT por si não é produtiva ou improdutiva, a questão é como ela será usada, como será conduzida, e isso determinará o real benefício para o planejamento da organização.

Talvez você já tenha lido artigos parecidos com esse em vários lugares, mas esse é só o primeiro dos posts que vão explicar como fazer uma SWOT produtiva e como fazer uma análise que irá enriquecer o planejamento estratégico da sua organização. Fique ligado! 😉

Referência:

FERRELL, O. C. Estratégia de Marketing. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

 

#01 Análise SWOT: Gerando valor no Planejamento Estratégico

#02 Seis critérios para uma Análise SWOT produtiva

#03 Análise SWOT: Entendendo as Forças e Fraquezas

#04 Análise SWOT: Entendendo as Oportunidades e Ameaças

#05 Gerando ações a partir da Matriz SWOT

Banner do módulo de getão estratégica do Qualiex

Autor

Comentários

Posts Relacionados

errar
← Post mais recente
Está permitido errar, mas...