Estratégia empresarial

Análise SWOT: Gerando valor no Planejamento Estratégico

Imagem contendo quatro dados escrito cada letra em um dado. Essa imagem diz respeito ao post: Análise SWOT Gerando valor no Planejamento Estratégico
Imprimir artigo
Redefinir

A ausência de estrutura e direcionamento costuma ser causada pelo excesso de informações, e vários gerentes ficam atormentados por esse mal na hora do planejamento, quantidades enormes de dados e nenhuma estrutura ou direção.

Se a análise não estruturar as informações de modo significativo, que esclareça algo, nem orienta a execução, os dados não passarão de um processo estéril e acadêmico sem uma utilidade efetiva. A análise SWOT é um modelo para organizar e utilizar dados e informações abrangendo o ambiente interno e externo da empresa.

Análise SWOT

O termo SWOT é uma abreviação das palavras em inglês: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Também é conhecida por matriz FOFA ou FFOA, onde as forças e fraquezas condizem ao ambiente interno e as oportunidades e ameaças estão relacionadas ao ambiente externo.

Imagem de um quadro, traduzindo a palavra SWOT. Esse quadro, diz respeito ao post sobre Análise SWOT: Gerando valor no Planejamento Estratégico.

 

É um método bem simples organizado como no quadro acima e traz vários benefícios, mas é tão simples que seu valor no planejamento é subestimado, e essa simplicidade leva uma análise sem foco ou mal conduzida. A análise  por si não é produtiva ou improdutiva, a questão é como ela será usada, como será conduzida, e isso determinará o real benefício para o planejamento da organização.

Talvez você já tenha lido artigos parecidos com esse em vários lugares, mas esse é só o primeiro dos posts que vão explicar como fazer uma SWOT produtiva e como fazer uma análise que irá enriquecer o planejamento estratégico da sua organização.

 

#01 Análise SWOT: Gerando valor no Planejamento Estratégico

#02 Seis critérios para uma SWOT produtiva

#03 Análise SWOT: Entendendo as Forças e Fraquezas

#04 Análise SWOT: Entendendo as Oportunidades e Ameaças

#05 Gerando ações a partir da Matriz SWOT

 

Post originalmente publicado no dia 14 de outubro de 2014.

Banner do módulo de getão estratégica do Qualiex

Autor

Comentários

Posts Relacionados

Imagem de um desenho com um homem com um tablet na mão e alguns gráficos na tela, uma xícara de café na mesa e alguns papéis. Essa imagem simboliza o ponto crítico do planejamento a curto prazo!
← Post mais recente
O ponto crítico do planejamento a curto prazo!