Blog da Qualidade

Análise SWOT: Gerando valor no Planejamento Estratégico

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

    Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

    Monise Carla

    Monise Carla

    Website | + posts

    Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.

    A ausência de estrutura e direcionamento costuma ser causada pelo excesso de informações, e vários gerentes ficam atormentados por esse mal na hora do planejamento, quantidades enormes de dados e nenhuma estrutura ou direção.

    Se a análise não estruturar as informações de modo significativo, que esclareça algo, nem orienta a execução, os dados não passarão de um processo estéril e acadêmico sem uma utilidade efetiva. A análise SWOT é um modelo para organizar e utilizar dados e informações abrangendo o ambiente interno e externo da empresa.

    Análise SWOT

    O termo SWOT é uma abreviação das palavras em inglês: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Também é conhecida por matriz FOFA ou FFOA, onde as forças e fraquezas condizem ao ambiente interno e as oportunidades e ameaças estão relacionadas ao ambiente externo.

    Imagem de um quadro, traduzindo a palavra SWOT. Esse quadro, diz respeito ao post sobre Análise SWOT: Gerando valor no Planejamento Estratégico.

     

    É um método bem simples organizado como no quadro acima e traz vários benefícios, mas é tão simples que seu valor no planejamento é subestimado, e essa simplicidade leva uma análise sem foco ou mal conduzida. A análise  por si não é produtiva ou improdutiva, a questão é como ela será usada, como será conduzida, e isso determinará o real benefício para o planejamento da organização.

    Talvez você já tenha lido artigos parecidos com esse em vários lugares, mas esse é só o primeiro dos posts que vão explicar como fazer uma SWOT produtiva e como fazer uma análise que irá enriquecer o planejamento estratégico da sua organização.

     

    #01 Análise SWOT: Gerando valor no Planejamento Estratégico

    #02 Seis critérios para uma SWOT produtiva

    #03 Análise SWOT: Entendendo as Forças e Fraquezas

    #04 Análise SWOT: Entendendo as Oportunidades e Ameaças

    #05 Gerando ações a partir da Matriz SWOT

     

    Post originalmente publicado no dia 14 de outubro de 2014.

    Sobre o autor (a)

    9 comentários em “Análise SWOT: Gerando valor no Planejamento Estratégico”

    1. Pingback: A Estratégia da sua empresa chega a quem aperta o parafuso?

    2. Pingback: Planejamento Estratégico para 2022. - Blog da Qualidade

    3. Pingback: Gerando ações a partir da Matriz SWOT - Blog da Qualidade

    4. Pingback: Continuidade de Negócios e Qualidade: Diferencial Competitivo - Blog da Qualidade

    5. Pingback: ISO 9001:2015 – Qual a diferença entre gestão de risco e mentalidade de risco? - Blog da Qualidade

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Blog da Qualidade

    Artigos relacionados

    Planos 500x800

    Já elaborou um super PLANO DE AÇÃO que não foi executado a tempo?

    O Qualiex pode te AJUDAR!