Líder de implantação MPS-BR e ISO:9001 no Grupo Forlogic. Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR, e pós-graduada em Testes de Software pela UEL. Mais informações no Linkedin.
Vamos falar sobre o papel mais importante do gerenciamento de projetos : O Gerente de Projetos. Para o PMI esse cara é “O Cara”, ou pelo menos deveria ser.
“O Gerente de Projetos é a pessoa alocada pela organização executora para liderar a equipe e que é responsável por alcançar os objetivos do projeto.”
Dentre as principais responsabilidades desse papel, podemos citar:
- Produzir o produto solicitado dentro dos prazos e com os custos e qualidade acordados;
- Atingir os objetivos contratuais com lucro;
- Alocar os recursos adequados para a execução do projeto;
- Selecionar e motivar os integrantes do time;
- Lidar com os obstáculos e possibilidades de fracasso;
- Elaborar estimativas consistentes, utilizando técnicas adequadas;
- Gerir estrategicamente os riscos do projeto;
- Desenvolver os canais de comunicação efetivos;
- Desenvolver mecanismos de negociação com todas as partes envolvidas internas e externas ao projeto para garantir o cumprimento do plano do projeto.
Para gerenciar um projeto não é necessário conhecimento técnico, como muita gente acredita ser essencial, nem dominar os conhecimentos da área de atuação, para isso o gerente de projeto irá designar especialistas e técnicos para ajudá-lo, o que o gerente de projetos precisa mesmo é da capacidade para montar uma equipe de pessoas tecnicamente capacitadas. O que determina um bom gerente de projeto é saber como integrar todos os recursos e as informações provindas das áreas de conhecimento, como Escopo: do Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Aquisições e Partes Interessadas. Em todos esses processos ele será o responsável por elaborar o planejamento das atividades, Quando? Como? Onde? e Por Quem? elas serão executadas, ou seja, determinará as “Regras do Jogo”. Ele deve atuar como um técnico de futebol, analisando se a defesa, o ataque ou o meio de campo precisam de reforços.
O Gerente de Projetos atua também como um “Protetor do Projeto”, ou seja, ele é o responsável por monitorar e controlar a execução do projeto, para que o planejamento seja cumprido e o projeto obtenha sucesso. Desta forma, é importante que um Gerente de Projetos tenha as seguintes habilidades:
- Capacidade de Liderança
- Capacidade de Negociação
- Desenvolvimento da equipe
- Habilidade de motivar a equipe
- Pensamento sistêmico com foco no objetivo do projeto
- Comunicação
- Influência
- Processo Decisório
- Conhecimento Político e Cultural
- Negociação
- Confiança
- Resolução de Conflitos
O mais interessante que aprendi sobre o Gerente de Projetos, é que ele, e somente ele, deve determinar os prazos e os custos do projeto, ou seja, baseando-se na análise detalhada das informações, ele dirá à gerencia sênior quando e por quanto o projeto será concluído, e não o contrário como a gente vê muito por ai. Lógico, para se chegar a esse nível de confiança o Gerente de Projetos deve ter uma boa experiência em gerenciamento e ter concluído projetos com sucesso, nem muito atrasados ou muito antes do tempo planejado, ou seja, é um profissional que deve buscar na experiência a perfeição, sempre aprendendo com os erros e buscando a melhoria contínua de suas habilidades.
Referências:
MULCHAY, Rita, PMP, 8ª Ed.
Curso de preparação para certificação EUAX.
Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, 5ª Ed.