Blog da Qualidade

O que é um gráfico de Burndown?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Thayna Gimenez

Thayna Gimenez

+ posts

Product Manager na ForLogic e Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Também sou formada em Engenharia de Computação pela UTFPR-CP e às vezes me arrisco a escrever um pouco aqui para o Blog da Qualidade!

Ultimamente, temos notado  que metodologias ágeis estão extrapolando as barreiras no desenvolvimento de software e sendo aplicadas em diversos outros contextos.  Se você já está familiarizado com o Scrum, por exemplo, já deve conhecer (e utilizar) esse gráfico e se você ainda não tem, ou não teve muito contato, se liga neste post que eu vou explicar um pouco como o Gráfico de  burndown pode te ajudar, aí na sua empresa, a entregar os resultados que você precisa. Bora? 

Gráfico de Burndown 

O burndown é utilizado para analisar criticamente se a equipe de um projeto terá  tempo hábil para concluir o trabalho. No gráfico de burndown, conseguimos visualizar a quantidade de trabalho que precisa ser entregue dentro do projeto (seja pontos, tarefas, ações) e qual o tempo necessário para concluir este projeto.  

A partir dessa informação, você consegue acompanhar a saúde do seu projeto – se está atrasado, adiantado ou no prazo – e consegue identificar recursos necessários para que a entrega seja feita na sua totalidade. 

O intuito do burndown não é fazer você chegar no final do projeto, abrir o gráfico e dizer “nossa, olhando o burndown aqui dá pra ver que não conseguimos entregar tudo que estava combinado” ou ainda “uhul, olha que legal, o burndown está mostrando que concluímos tudo”.  

O intuito do burndown é fazer você conseguir acompanhar o seu projeto dia a dia e agir rapidamente para mudar o seu andamento. Afinal, você não precisa esperar o fim do projeto para saber se vai ou não entregar tudo o que foi planejado. Com o gráfico você consegue ter um acompanhamento diário do projeto, e por isso consegue agir de forma preventiva. Isto é agilidade!  Agir rápido!

Então como é um gráfico de Burndown? 

O burndown é constituído dos seguintes elementos: 

  • Eixo X: representa o tempo restante para concluir o projeto 
  • Eixo Y: representa o esforço necessário para concluir o projeto 
  • Linha de trabalho planejado: quantidade de trabalho que necessita ser entregue no dia para que o prazo do projeto seja atendido 
  • Linha de trabalho executado: o que realmente já foi realizado no dia. 

Para ficar um pouco mais fácil de entender, vou compartilhar um exemplo. 

Exemplo 

Hoje tenho um projeto para aplicar melhoria contínua dentro da minha equipe. Neste projeto, tenho: 

  • 114 ações que precisam ser concluídas até o fim deste ano 
  • No momento, consegui concluir 31 ações 
  • Portanto ainda tenho 83 ações que precisam ser executadas 

grafico-de-burndown-fig1

 No cenário ideal, eu deveria ter concluído pelo menos 44 ações para que estivesse dentro do planejado (ou seja, restar 70 ações para serem executadas): 

 

grafico-de-burndown-fig-2

 

 O que podemos interpretar desse exemplo? 

Que estou atrasada 😮 na entrega do projeto e se continuar neste ritmo, provavelmente não entregarei tudo o que é necessário no tempo pré-determinado. Então preciso agir agora para mudar essa projeção.  

Como eu disse ali em cima, isso é agilidade: agir rápido. 

E se você está aí sofrendo para plotar seu burndown na planilha, tenho uma notícia ótima: você pode ter o burndown do seu projeto com apenas um clique utilizando o Módulo Planos. Dedique tempo realmente para o que importa, que é fazer o seu projeto acontecer, e não em ficar construindo gráficos na unha! 

 

Sobre o autor (a)

1 comentário em “O que é um gráfico de Burndown?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!