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Sua empresa tem uma comunicação de qualidade?

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    Thayna Gimenez

    Thayna Gimenez

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    Product Manager na ForLogic e Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Também sou formada em Engenharia de Computação pela UTFPR-CP e às vezes me arrisco a escrever um pouco aqui para o Blog da Qualidade!

    A comunicação é o que conecta todos os seres humanos. Nos comunicamos para cumprimentar as pessoas, para pedir um café; nos comunicamos por mensagens de textos, e-mails, vídeos, áudios; nos comunicamos por gestos, sinais… ou seja, a comunicação faz parte da nossa experiência no dia a dia e é impossível viver sem se comunicar! E quando me refiro à “experiência no dia a dia” estou falando tanto da nossa vida pessoal quanto da profissional.

    Mas não basta apenas nos comunicarmos uns com os outros, devemos saber como fazer essa comunicação da forma correta. Uma comunicação malfeita pode gerar dúvidas nas outras pessoas, apatia, insegurança e até mesmo gerar situações de estresse. Por isso, neste post eu vou falar sobre a importância de ter uma comunicação de qualidade na sua empresa.

    Comunicação na ISO 9001:2015

    A comunicação é tão importante que a ISO 9001:2015 tem um item para falar especificamente sobre ela, veja só:

    7.4 Comunicação

     A organização deve determinar as comunicações internas e externas pertinentes para o sistema de gestão da qualidade, incluindo:

    1. sobre o que comunicar;
    2. quando comunicar;
    3. com quem se comunicar;
    4. como comunicar;
    5. quem comunica.

    Este requisito ajuda a criar a base de uma boa comunicação nas empresas, seja ela entre os colaboradores (interna) ou com os fornecedores (externa). Afinal, não basta apenas sabermos o que precisamos comunicar, mas também precisamos saber o momento certo em que deve ser comunicado, quais pessoas precisam receber essas informações, como vamos transmiti-las e quem é a melhor pessoa para fazer essa comunicação.

    Quando estes aspectos são bem planejados e executados temos a estrutura de uma boa comunicação rodando na empresa. Da mesma forma, quando um destes itens falha, temos também uma falha na comunicação. Por exemplo, não adianta comunicar a informação correta do jeito correto para as pessoas erradas e na hora errada.

    Se você quiser saber mais sobre este requisito na ISO 9001:2015, o Davidson escreveu um artigo muito legal e fácil de entender para o blog.

    Por que se preocupar com a qualidade da comunicação?

    Eu aposto que você precisa envolver várias pessoas no seu trabalho diário, e definitivamente não dá para fazer isso sem se comunicar com elas. Pode até ser que já tenha havido uma falha de comunicação na sua empresa e gerado algum problema no resultado final de alguma entrega.

    Quantas vezes você iniciou um projeto e, por falta de se comunicar com o cliente, acabou entregando algo diferente do esperado? Quantas vezes você enviou um e-mail para um de seus gestores e foi mal interpretado porque o e-mail estava confuso ou porque era melhor ter transmitido a informação pessoalmente?

    Ou então, pode ser que uma falha de comunicação afete diretamente algo de que você precisa. Já pensou se uma enfermeira não anotasse corretamente os medicamentos no seu prontuário médico e no plantão de outra enfermeira você recebesse o medicamento incorreto? Uma comunicação de qualidade pode até salvar vidas, meu amigo!

    Por isso é importante ter uma comunicação de qualidade! E vale ressaltar: comunicar-se bem é ter a garantia de que o outro entendeu realmente o que você quis expressar. Isso só vai acontecer se você se comunicar da forma correta, na hora certa e com as pessoas que realmente precisam receber essa informação.

    Comunicação de qualidade gera confiança!

    Você confiaria em uma enfermeira que anotasse seus medicamentos em um papel todo amassado e borrado e ainda fizesse isso com pressa? E se a enfermeira anotasse em um papel timbrado do hospital, completando todos os campos e tirando dúvidas com o seu médico? Qual destas enfermeiras você gostaria que te atendesse?

    Consegue perceber que criamos um vínculo de confiança com a pessoa quando a comunicação é de qualidade? Comunicação de qualidade não abre brechas para dúvidas, questionamentos ou surpresas. Comunicação de qualidade gera confiança, melhorando seu trabalho do dia a dia e o relacionamento com as pessoas que você convive. E, o mais importante, tudo isso contribui para que você e sua empresa alcancem muito mais resultados!

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    2 comentários em “Sua empresa tem uma comunicação de qualidade?”

    1. Pingback: ISO 17025:2017 - 6.2 Pessoal - Blog da Metrologia

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