Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática com internet e muitas cartas na manga. Atualmente usa tudo que aprendeu sobre marketing online para construir seus próprios negócios online. Também presta consultoria estratégica e técnica para empresários e profissionais de marketing e vendas cansados de investir em ações fragmentadas.
Qualidade já foi um diferencial competitivo mas passou a ser vital para qualquer empresa que deseja se manter no mercado.
Até pouco tempo atrás, os produtos chineses eram considerados cópias baratas dos produtos americanos e europeus. Hoje, o iPhone, que é sonho de consumo de muita gente, é fabricado na China. Alias, o que não é fabricado na China hoje em dia? Ainda tem muita coisa sendo produzida na India, Indonésia, Taiwan e outros países que já foram considerados de baixa qualidade. Quase nada na Europa e nos Estados Unidos.
Como isso aconteceu não é o objetivo dessa conversa. O que eu quero deixar bem claro é que a qualidade percebida pelo seu cliente é o que importa e essa percepção está relacionada à necessidade do seu cliente.
Por exemplo: o que tem mais qualidade? Uma Ferrari ou um Fusca?
A qualidade da Ferrari é inquestionável. Todos os detalhes do carro são cuidadosamente pensados, da textura do couro nos bancos e volante até o ronco do motor. Tudo é feito para satisfazer um consumidor exigente e cheio da grana.
E o Fusca? Dá pra falar que o Fusca tem menos qualidade que a Ferrari?
A resposta é não. Se você quer um carro que não quebra, e quando quebra, você pode consertar rapidamente com um arame, essa é a melhor opção pra você. O Fusca foi o carro mais vendido do mundo e há lugares em que o Fusca chega e a Ferrari não. Não dá pra falar que ele não tem qualidade.
Assim, posso afirmar que qualidade é entregar o que o cliente pede. Ferrari para quem quer desempenho e exclusividade, Fusca para quem quer manutenção barata e durabilidade.
Qualidade não tem a ver com preço e não pode ser confundida com requinte.
Pensando desta forma, como você sabe se está entregando ou não o que seu cliente quer?
Eu sugiro que você comece a sua investigação analisando o seu índice de reclamações, caso você preste serviços, ou o seu índice de devolução, caso você trabalhe com produtos. Se você não faz gestão por indicadores, essa é uma boa oportunidade para começar. Eu vou falar mais sobre o assunto em outro vídeo.
Uma outra coisa que você pode fazer é usar o Google docs para criar uma pesquisa de satisfação. É de graça, basta ter uma conta no google. Vou preparar um vídeo para ensiná-lo a fazer essa pesquisa. Você também pode utilizar o Método NPS para tabular essa pesquisa e entender os resultados.
Essas informações devem ser usadas para melhorar seus produtos e serviços, aumentando a distância entre você e seus concorrentes. Além disso, clientes problemáticos, que tem seus problemas resolvidos, tendem a mudar de opinião quando recebem atenção, e passam a fazer propaganda positiva da empresa.
Para encerrar, gostaria de lembrá-lo que esses indicadores só são eficientes quando se estabelece uma frequência e estão sob o comando de uma pessoa que sabe o que fazer com os resultados. Ficará muito mais fácil fazer isso com a implementação de um sistema de gestão da qualidade, a ISO 9001. Se você acha que a ISO 9001 é só para grandes empresas, você está perdendo dinheiro e não sabe.
2 comentários em “Você está entregando o que seu cliente quer?”
Não consigo entender o porque destes textos nunca serem completos, poderia ter sido mais elaborado. Fiz minha conclusão de curso em cima desse contexto ” a importância do Sistema de gestão de qualidade” e vejo que ainda é cultural e de cada empresa. A qualidade esta ligada a muitos fatores, trabalhar com esses fatores da qualidade que permitira grandes resultados e aproveitamentos. Então buscar um conhecimento mais a fundo do assunto qualidade, e ver de qual forma ela poderá ajudar e providenciar mais benefícios e resultados s sua empresa seria a resposta mais ideal ao assunto. E lembrando, não basta somente entregar o que o cliente quer, e sim sempre superarmos as expectativas de nossos clientes. Ligia Baptista
email:lbaptista@hotmail.com.br