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O comportamento do consumidor na era da Colaboração

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Ricardo

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Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática com internet e muitas cartas na manga. Atualmente usa tudo que aprendeu sobre marketing online para construir seus próprios negócios online. Também presta consultoria estratégica e técnica para empresários e profissionais de marketing e vendas cansados de investir em ações fragmentadas.

Sem essa informação a sobrevivência do seu negócio está em risco.

Você já parou para pensar como a internet mudou o seu comportamento de compra? Você compara preços online? Assiste vídeos sobre os produtos de seu interesse no You Tube? Busca reclamações online sobre a empresa ou produto ? Pergunta a opinião de amigos no facebook?

Pois é, o mundo não é mais como era antigamente. A Internet mudou a maneira como consumimos e promovemos produtos e serviços. E a grande maioria dos empresários não sabe como aproveitar essas oportunidades.

O consumidor 3.0 usa o celular dentro da loja para comparar preços. Curte e descurte produtos e empresas. Compra direto de fábricas na China. O consumidor 3.0 sai de casa com a decisão praticamente tomada. Muitas vezes ele chega na loja sabendo mais sobre o produto que o vendedor, querendo apenas ver o produto. E as vezes ele volta pra casa e compra online, por um preço melhor.

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Como você pode ver, estamos enfrentando um ritmo de mudanças sem precedentes na história. As grandes inovações que costumavam mudar nosso estilo de vida talvez uma ou duas vezes em uma geração, agora acontecem quase que anualmente.

Assim, o principal objetivo do empresário, independentemente do sucesso de seu negócio, deveria ser se manter interessante entre os consumidores. Isso será mais fácil de ser realizado adotando uma abordagem de processos para sua empresa e aplicando ferramentas que o ajudem a entender e monitorar o que seus clientes querem.

O livro O momento zero da verdade, de Jim Lecinski, traz uma visão muito interessante sobre esse cenário e pode ajudá-lo a ter ideias para melhorar o marketing da sua empresa.

Lembre-se que quanto mais informado, mais exigente é o consumidor e você terá que entregar tudo aquilo que prometeu em sua propaganda. Eu defendo a ideia de que a ISO 9001 é a forma mais fácil de alavancar o crescimento de nano, micro e pequenas empresas, exatamente por auxiliar administradores à manter o foco no cliente, aprimorar seus processos e tomar decisões baseadas em informações. O que você acha?

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