Sistemas de gestão

Rotatividade de Operários em Obras tem Solução

rotatividade operarios qualidade
Imprimir artigo

A rotatividade de funcionários em obras de construção civil é um fantasma que tira o sono de muitos construtores. A maioria das empresas atendidas pela Templum Consultoria já teve a entrega de pelo menos uma obra comprometida pelo descaso dos funcionários ao trocar de empresa.

O que a maioria dos empresários não sabe é que o turn over está diretamente ligado a Gestão da Qualidade. A falta de organização do canteiro de obras é percebida pelo funcionário como falta de comprometimento da empresa, consequentemente, seu comprometimento com o empregador também é baixo.

A organização do canteiro de obras aumenta o orgulho do funcionário em fazer parte do negócio.

Quando o canteiro é bem sinalizado e possui áreas definidas para armazenagem de agregados, ferramentas e EPIs, a consciência dos operários muda e eles passam a utilizar corretamente as EPIs e a cuidar melhor dos equipamentos.

A pessoa que tem a oportunidade de trabalhar em uma empresa certificada dificilmente volta a trabalhar em um ambiente mal cuidado. Não que a remuneração não seja relevante, o dinheiro continua importante, mas deixa de ser o único fator na decisão.

Passou da hora de investir em qualidade!

Sugiro que você considere a implementação de um sistema eficiente de gestão de qualidade como o PBQP-H. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o investimento é acessível e o processo não é burocrático. Com a ajuda certa, você pode transformar o seu negócio em poucos meses resolvendo esse e muitos outros problemas.

Além disso, o certificado é uma ótima ferramenta de marketing. Em um mercado conhecido por falhas de execução e atrasos na entrega, o certificado dá ao cliente a segurança de que ele receberá o que contratou, com qualidade que ele espera e dentro do prazo combinado. Eu quero uma empresa assim para construir a minha casa. E você?

Autor

Comentários

Posts Relacionados

nps qualidade
← Post mais recente
Os Lucros Bons e os Clientes Promotores do Método NPS