Sistemas de gestão

Como está a rotatividade de funcionários em sua empresa?

rotatividade
Imprimir artigo

Com o aquecimento do mercado e a falta de mão de obra qualificada, atrair e reter talentos têm se tornado cada vez mais difícil. Talvez isso não seja nenhuma novidade para você. Mas talvez você não saiba que a rotatividade está diretamente ligada a gestão da qualidade.

A empresa que não faz a gestão da qualidade raramente tem processos mapeados, organograma funcional, plano de treinamento e uma matriz de competências e habilidades para cada função. Consequentemente, funcionários e administradores tem mais dificuldade em entender e realizar suas funções.

Muitas vezes as informações ficam centralizadas no dono da empresa, que fica sobrecarregado com a operação e não pode se dedicar às questões estratégicas fundamentais para o crescimento do negócio.

Pessoas sobrecarregadas tem dificuldade para manter a operação organizada. Essa falta de organização é percebida pelo funcionário como falta de comprometimento, e consequentemente, seu comprometimento com o empregador também é baixo.

Se este cenário lhe é familiar, significa que passou da hora de investir em qualidade!

A ISO 9001 fornece ferramentas para definir e avaliar as competências e habilidades necessárias para cada cargo, facilitando a contratação e garantindo a execução das funções operacionais e administrativas.

Ela também sugere meios de definir e comunicar as metas da empresa aumentando o envolvimento dos colaboradores.

A pessoa que tem a oportunidade de trabalhar em uma empresa certificada dificilmente volta a trabalhar em um ambiente mal cuidado. Não que a remuneração não seja relevante. O dinheiro continua importante, mas deixa de ser o único fator na decisão.

Além disso, o certificado é uma ótima ferramenta de marketing, abrindo um leque de oportunidades de crescimento para o seu negócio.

Sugiro que você considere a implementação de um sistema eficiente de gestão de qualidade como a ISO 9001. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o investimento é acessível e o processo não é burocrático. Com a ajuda certa, você pode transformar o seu negócio em poucos meses resolvendo esse e muitos outros problemas.

Quando você estiver pronto para ganhar mais dinheiro com a ISO 9001, fale com a Templum.

Autor

Comentários

Posts Relacionados

← Post mais recente
O compartilhamento do conhecimento nas organizações