Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.
- Jeisonhttps://blogdaqualidade.com.br/author/jeison/
- Jeisonhttps://blogdaqualidade.com.br/author/jeison/
- Jeisonhttps://blogdaqualidade.com.br/author/jeison/
- Jeisonhttps://blogdaqualidade.com.br/author/jeison/
Discuta a ação!
A primeira coisa é discutir a ação que será colocada em prática, isso pode ser feita em um brainstorming, workshop ou uma reunião, seja formal ou informal, mas é importante conversar com a equipe envolvida no trabalho. É importante que os prazos e objetivos do plano estejam claros e uma maneira rápida, direta e inteligente de fazer isso é usando o 5W2H.Registre a ação
Depois disso é importante documentar o plano de ação de maneira formal, e torná-lo disponível aos interessados. Na Imagem 1 abaixo temos um exemplo de como fazemos aqui.
Perceba que no nosso modelo não utilizamos um 5W2H como uma tabela, e sim no cadastro do plano de ação, ele ocorre naturalmente (perceba o que está entre parênteses nos campos a serem preenchidos) durante a descrição da ação.
Execute a ação
Agora já temos toda a descrição necessária para que a ação seja executada de forma adequada (datas, prazos, responsáveis, descrição, em resumo: 5W2H) mas a ação está apenas “cadastrada”, precisamos agora executar isso.Para executar essa ação, dependendo do seu tamanho, podemos ter “ações filhas”, no nosso exemplo essa ação cadastrada acima ainda é macro, temos ações dentro desta, com os mesmos campos tratando por exemplo da seleção de pessoas, ou então um seminário para discussão de projetos como pode ser visto na Imagem 2 abaixo:

Delegue, Monitore, Cobre!
Quando você delega é fundamental que você esteja pronto para monitorar, apoiar e cobrar a execução das ações. A reunião inicial é importante, porque nela você obtém o aceite dos participantes para os prazos e comprometimento com o trabalho, registra a ação corretamente e formaliza tudo que foi decidido.Acontece que muitas vezes planos de ação não são o “trabalho do dia a dia” e nesse ponto, algumas pessoas, deixam isso para segundo plano, nessa hora é a hora de cobrar. Se a ação foi definida, o colaborador se comprometeu, ele precisa executar. Mas lembre-se que além de delegar, você deve apoiar, e cobrar. Vamos cobrar!Concluindo a ação
Depois de todo o trabalho executado nas ações filhas (ações menores), você deve concluir. Aqui na empresa, definimos que o padrão é só concluirmos uma ação “pai” quando todas as ações filhas estão concluídas. Ou seja, olhando a Imagem 3 do nosso exemplo, só podemos dizer que a ação “001: Organizar a escrita dos Projetos” só estará concluída quando as outras duas ações “002: Selecionar equipe / Pessoal…” e “003: Workshop para discussão…” estejam concluídas.Ainda assim, nós aqui exigimos uma verificação da eficácia, ou seja, uma prova, ou um artefato, um documento, um projeto, ou algo que prove a eficácia da ação, nesse exemplo a eficácia é algo que prove que “a escrita dos projetos foi organizada”. Então nesse ponto podemos mudar o status da ação para concluída.Conclusão
Veja que o plano de ação nada mais é que a organização do trabalho que vai ser realizado. Vocês devem ter percebido que para executar esse plano, utilizamos uma ferramenta (ForLogic Action), mas poderia ter sido feito em um papel de pão, um planilha do Excel, um quadro branco, ou qualquer outra forma, desde que fique claro o que cada pessoa deve fazer.Nós usamos o Forlogic Action, porque ele informa os envolvidos na ação por e-mail, possibilita anexos e comentários na ação, que ajuda muito na comunicação da equipe na execução do projeto e gera relatório do planos de ação onde é possível ver tudo o que aconteceu naquela ação.Espero que tenha ficado mais claro como executar um plano de ação, se deu pra entender, vamos para ação!
9 comentários em “Plano de Ação: Planejamento, Execução e Conclusão.”
Muito bom!!!
A forma que foi falado, foi bem explicado.
Estou estudando Gestão e ficou muito claro, obrigada por compartilhar e gostei de você ter visto uma boa oportunidade em uma crítica, é bacana quando isso acontece e todos ganham, parabéns !