Blog da Qualidade

Como executar Planos de Ação?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Tivemos vários posts falando de Planejamento, PDCA, Melhoria Contínua e outros, hoje vamos falar da importância de executar planos de ação. O plano de ação é uma ferramenta simples que trata basicamente de que um conjunto de tarefas ou atividades que sejam tomadas para que se atingir um objetivo ou uma meta.
Mas como cada vez mais temos uma demanda sobre “como fazer isso no dia a dia” além do conceito, as pessoas querem saber como aplicar os conhecimentos na prática, no trabalho e na vida.
Imaginemos o caso então em que você foi convocado à realizar algo novo, organizar um evento, uma reunião ou mesmo pequeno projeto de mudança de móveis de um departamento. Por mais que isso possa assustar, com um bom plano de ação as coisas podem transcorrer de forma tranquila e vamos dar um exemplo disso. Nosso exemplo é: Organizar a festa de aniversariantes do mês na empresa.
Uma observação importante é que um bom plano de ação deve ter informações suficientes para envolver as pessoas e definir os responsáveis, por isso um bom plano de ação costuma conter o 5W2H.

Vamos ao exemplo:

TabelaPlanoAcao2

Procure criar um controle simples, pode ser em um quadro branco, flipchart, Excel, ou software específico para isso, mas certifique-se que o escopo do projeto esteja correto e claro para todos os envolvidos, crie um 5W2H e se vale a pena usar o PDCA para acompanhar o seu plano de ação.
Utilizar planos de ação simplifica sua vida, pode ser usado tanto para abrir uma franquia, como para organizar uma confraternização da empresa, mas em ambos os casos torna a execução de projetos organizada e possibilita envolver pessoas das equipes de forma fácil e prática.
 Veja um exemplo de plano de ação do começo ao fim clicando aqui >>
Post publicado originalmente dia 06 de agosto de 2013, está sendo publicado novamente durantes nossas ferias!

Sobre o autor (a)

7 comentários em “Como executar Planos de Ação?”

  1. Desculpe, mas continua sem abordar como executar Planos de Ação. No meu entendimento executar Planos de Ação é fazer acontecer. Esse texto apenas ensina como se planeja Planos de Ação, para que não se deixe para trás principalmente ações que devam ser realizadas. Hoje eu não consigo trabalhar ser recorrer ao 5W2H.

      1. Quemo djassi

        Eu estou a gostar muito da sua páginas, porque a ajuda muito no meus trabalhos de dia dia. Obrigado por todotodo.

  2. Raino Silva

    Importante antes de qualquer plano de ação é identificar assertivamente a causa raiz, pois somente desta maneira poderá elencar ações efetivas. Assim não se mata formiga com bazuca e nem tapa o sol com a peneira. kkkk

    1. Isso mesmo Raino, mas vale lembrar que nem todo plano e ação é para tratar um problema ou não conformidade. Exitem planos de ação para melhoria, ou implantação de novo departamento/atividade/tecnologia … mas sua observação está correta. A causa raiz deve ser o foco sempre que precisamos corrigir o problema! 😉

      abraços.

  3. Pingback: Qualificação do profissional da área da saúde - Qualidade para Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!