Blog da Qualidade

5W2H como ferramenta de gestão

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

    Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

    Equipe Forlogic

    Equipe Forlogic

    Quando nos deparamos com um problema ou necessidade, precisamos identificar meios para resolvê-los, pois não podemos agir precipitadamente sem antes fazermos uma análise da situação. Uma das ferramentas que podemos utilizar na gestão da organização é o método 5W2H, um plano de ação simples e eficaz que auxilia na solução dos problemas, na tomada de ações corretivas e preventivas e na elaboração de planos e atividades, identificando os elementos necessários que deverão conter no projeto.
    Para utilizarmos o 5W2H devemos fazer uso das seguintes perguntas: WHAT: o que será feito (etapas); – WHY: por que será feito (justificativa); WHERE: onde será feito (local); WHEN: quando será feito (tempo); WHO: por quem será feito (responsabilidade); HOW: como será feito (método); – HOW MUCH: quanto custará fazer (custo).   QUADRO 5W2H

    EXEMPLO – O QUE? Redução do consumo excessivo de energia – POR QUE? O consumo de energia está muito elevado e precisamos identificar meios para podermos baixá-lo. – COMO? Diminuindo a utilização do ar condicionado (que mesmo com a temperatura normal é ligado) e conscientizando todos os colaboradores para que quando forem os últimos a deixarem o ambiente, apaguem as luzes. – QUEM? Todos os colaboradores – QUANDO? A partir de amanhã – QUANTO CUSTA? A ação terá um custo zero e o objetivo é reduzir o consumo de energia em 10%.

     

    * Nota: Este post foi publicado originalmente no dia 21 de Junho de 2012.

    REFERÊNCIA PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre Reis. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.
     

    Sobre o autor (a)

    14 comentários em “5W2H como ferramenta de gestão”

    1. Essa ferramente além de muito prática para o controle e planejamento de ações, ajuda muita na orientação de gestao do negócio visto que seu campo de aplicação é muito amplo. Tanto que é comum vermos muitos desses registros juntamente com diagramas de causa-efeito entre outras.

    2. A utilizaçào desta ferramenta permite a todos entenderem de forma eficaz como funciona um processo ou seja toda a sua cadeia , permitindo desta forma identificar facilmente ações a serem adequadasou que possivelmente nem estejam ainda definidas .

    3. Pingback: ISO 17025:2017 - Como lidar com as reclamações de clientes - Blog da Qualidade

    4. Pingback: ISO 9001:2015 – 7.4 Comunicação - Blog da Qualidade

    5. Pingback: Gerando ações a partir da Matriz SWOT - Blog da Qualidade

    6. Pingback: Melhoria contínua na prática - Blog da Qualidade

    7. Pingback: Auditando o requisito “4.4 Sistema de gestão da qualidade e seus processos” na ISO 9001 - Blog QMS Brasil

    8. Pingback: #003 [PILOTO] - Não conformidades: O que você precisa saber para começar! - Qualicast

    9. Pingback: 5 dicas para você registrar os pontos importantes da reunião!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Blog da Qualidade

    Artigos relacionados

    Planos 500x800

    Já elaborou um super PLANO DE AÇÃO que não foi executado a tempo?

    O Qualiex pode te AJUDAR!