Gestão de processos

Canais da Comunicação

Imprimir artigo

Para a mensagem da importância da comunicação, hoje vamos abordar um pouco sobre os canais de comunicação, assim, quando o emissor  chegar até ao receptor é necessário um canal, mas qual são os canais existentes?
Os principais canais da comunicação são as redes formais de pequenos grupos, as redes de rumores, o e-mail, as mensagens instantâneas, as redes intranet e extranet e a vídeo conferência.

Redes formais de pequenos grupos: As redes são muito complexas e divididas em três tipos: As de cadeia, roda e todos os canais. As redes do tipo cadeia segue a cadeia formal de comando, a de roda depende de uma figura central para atuar como condutor de toda a comunicação e a de todos os canais permite que todos do grupo se comuniquem entre si;

Rede de rumores: É uma rede informal de comunicação que apresenta três características: Não é controlada pela direção da empresa, é considerada pela maioria dos funcionários como a mais confiável e fidedigna e é muito utilizada para servir aos interesses próprios daqueles que fazem parte dela;

E-mail: O correio eletrônico vem sendo aprimorado cada dia mais pela tecnologia da informação e ajuda na redução do número de cartas, memorandos e telefonemas utilizados pelos funcionários para se comunicarem entre si, com clientes, fornecedores e outros grupos de interesse;

Mensagens instantâneas: É um e-mail em tempo real, pois ao digitar uma mensagem a mesma se abre na tela do computador do receptor imediatamente;

Redes de intranet e extranet: São redes privadas que funcionam da mesma maneira que a internet, mas o acesso é limitado às pessoas que trabalham na organização ( intranet) ou as grupos externos de interesse ( extranet);

Videoconferência: É uma extensão da intranet e da extranet, pois permite que as pessoas distantes uma das outras realizem uma reunião com baixo custo e com maximização do tempo.

As fontes de conflitos interpessoais são as maiores falhas na comunicação, pois cerca de 70% do tempo estamos nos comunicando de todas as formas. Nenhum grupo existe sem comunicação e a comunicação é mais do que simplesmente transmitir uma mensagem.

A comunicação perfeita, se possível, é como se um pensamento fosse passado do emissor para o receptor de tal forma que a figura mental percebida pelo receptor fosse idêntica à visualizada pelo emissor.

Entender como funciona a comunicação e os canais de comunicação é de extrema importância dentro das organizações, tanto para a eficiência das informações e garantia da qualidade dos processos quanto da integração de equipes e liderança de valor agregado. Apesar do desafio de manter a comunicação como um ponto a favor no ambiente organizacional existem ferramentas que podem trazer soluções nesse sentido, você já conhece o Qualiex?

 

Referência

Livro Fundamentos do comportamento organizacional ? Robbins, Stephen Paul. Editora: Prentice Hall. – 8° Edição ? Ed.

Autor

Comentários

Posts Relacionados

dia mundial da qualidade
← Post mais recente
Dia Mundial da Qualidade!