Blog da Qualidade

Canais da Comunicação

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Adriano Torres

Adriano Torres

+ posts

CAPM®, Consultor de Qualidade e Analista de Mapeamento de Processos Senior
Eng° de Produção - Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos, E-mail: adrianopaulo2307@gmail.com

Para a mensagem da importância da comunicação, hoje vamos abordar um pouco sobre os canais de comunicação, assim, quando o emissor  chegar até ao receptor é necessário um canal, mas qual são os canais existentes?
Os principais canais da comunicação são as redes formais de pequenos grupos, as redes de rumores, o e-mail, as mensagens instantâneas, as redes intranet e extranet e a vídeo conferência.
Redes formais de pequenos grupos: As redes são muito complexas e divididas em três tipos: As de cadeia, roda e todos os canais. As redes do tipo cadeia segue a cadeia formal de comando, a de roda depende de uma figura central para atuar como condutor de toda a comunicação e a de todos os canais permite que todos do grupo se comuniquem entre si;
Rede de rumores: É uma rede informal de comunicação que apresenta três características: Não é controlada pela direção da empresa, é considerada pela maioria dos funcionários como a mais confiável e fidedigna e é muito utilizada para servir aos interesses próprios daqueles que fazem parte dela;
E-mail: O correio eletrônico vem sendo aprimorado cada dia mais pela tecnologia da informação e ajuda na redução do número de cartas, memorandos e telefonemas utilizados pelos funcionários para se comunicarem entre si, com clientes, fornecedores e outros grupos de interesse;
Mensagens instantâneas: É um e-mail em tempo real, pois ao digitar uma mensagem a mesma se abre na tela do computador do receptor imediatamente;
Redes de intranet e extranet: São redes privadas que funcionam da mesma maneira que a internet, mas o acesso é limitado às pessoas que trabalham na organização ( intranet) ou as grupos externos de interesse ( extranet);
Videoconferência: É uma extensão da intranet e da extranet, pois permite que as pessoas distantes uma das outras realizem uma reunião com baixo custo e com maximização do tempo.
As fontes de conflitos interpessoais são as maiores falhas na comunicação, pois cerca de 70% do tempo estamos nos comunicando de todas as formas. Nenhum grupo existe sem comunicação e a comunicação é mais do que simplesmente transmitir uma mensagem.
A comunicação perfeita, se possível, é como se um pensamento fosse passado do emissor para o receptor de tal forma que a figura mental percebida pelo receptor fosse idêntica à visualizada pelo emissor.
Entender como funciona a comunicação e os canais de comunicação é de extrema importância dentro das organizações, tanto para a eficiência das informações e garantia da qualidade dos processos quanto da integração de equipes e liderança de valor agregado. Apesar do desafio de manter a comunicação como um ponto a favor no ambiente organizacional existem ferramentas que podem trazer soluções nesse sentido, você já conhece o Qualiex?

Referência
Livro Fundamentos do comportamento organizacional ? Robbins, Stephen Paul. Editora: Prentice Hall. – 8° Edição ? Ed.

Sobre o autor (a)

1 comentário em “Canais da Comunicação”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!