CAPM®, Consultor de Qualidade e Analista de Mapeamento de Processos Senior
Eng° de Produção - Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos, E-mail: adrianopaulo2307@gmail.com
A Matriz BCG, também conhecida como Matriz de Crescimento-Participação da Boston Consulting Group, é uma ferramenta de análise estratégica utilizada no planejamento corporativo para avaliar a carteira de produtos ou unidades de negócios de uma empresa. Essa matriz ajuda a empresa a decidir quais produtos ou unidades de negócios devem receber mais ou menos investimento.
O que é a matriz BCG?
A matriz BCG é um modo de análise criada por Bruce Henderson para uma empresa de consultoria americana chamada Boston Consulting Group no ano de 1970.
O objetivo da matriz era fazer com que a empresa tenha um portfólio de produtos com diferentes taxas de crescimento e diferentes participações no mercado. Este portfólio faz com que exista um equilíbrio entre fluxos de caixa. Pois produtos de alto crescimento exigem injeções de dinheiro para crescer já produtos de baixo crescimento devem gerar excesso de caixa.
Uma empresa precisa de diferentes estratégias para alocar todos os seus produtos no mercado de forma eficaz. A Matriz BCG apresenta diversas estratégias para cada produto, equilibrando a carteira de negócios e produtos entre geradores e tomadores de caixa.
Consegue-se assim uma representação visual simples dos produtos e serviços da empresa, e das suas avaliações relativas.
Como usar a matriz BCG?
Primeiramente, temos as “Estrelas“, que são produtos ou unidades com alta participação em mercados de rápido crescimento. Elas são vitais, gerando receitas substanciais, embora exijam investimentos consideráveis para manutenção e crescimento.
Em seguida, os “Perguntas” caracterizam-se por terem baixa participação em mercados de alto crescimento. Esses produtos oferecem oportunidades potenciais, mas precisam de investimentos significativos para melhorar sua participação no mercado.
Além disso, as “Vacas Leiteiras” representam produtos ou unidades com alta participação em mercados de crescimento lento. Esses elementos são fundamentais, pois geram mais recursos do que consomem, sustentando financeiramente outras áreas da empresa.
Por fim, os “Abacaxis” apresentam baixa participação em mercados de crescimento lento e geralmente têm baixo retorno financeiro. Estes são frequentemente considerados para desinvestimento.
Quais são as 4 classificações da Matriz BCG?
Empregando a Matriz BCG, as empresas conseguem analisar e equilibrar eficientemente suas carteiras, facilitando decisões estratégicas sobre onde investir, desenvolver ou cortar recursos.
1. Questionamento (também conhecido como “ponto de interrogação” ou “criança-problemática”)
É o pior quanto ao fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado. Se nada for feito para mudar a participação de mercado, pode absorver um grande investimento e depois se tornar um problema (“abacaxi”). Por outro lado, por estar em um mercado de alto crescimento pode-se tornar um produto muito rentável (“estrela”).
2. Estrela
Demanda grandes investimentos e são referências no mercado, gerando receitas (ainda que não muito elevadas) e com taxas de crescimento potencialmente elevadas. Ficam frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa. Entretanto, a participação de mercado deve ser mantida, pois se pode tornar numa “vaca leiteira” se não houver perda de mercado.
3. Vaca leiteira
Os lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Pode ser a base de uma empresa, já que a empresa detém uma quota de mercado considerável.
4. Abacaxi
Uma empresa deve evitar e minimizar os “abacaxis” em sua carteira de produtos. Cuidado com os caros planos de recuperação. Invista se for possível na recuperação, caso não seja possível desista do produto. O pequeno espaço no mercado gera poucos lucros, mas estes estão associados a um baixo investimento devido ao crescimento do mercado praticamente nulo.
A empresa deve avaliar e posicionar seus produtos de maneira a torná-los mais atrativos e rentáveis. Se a empresa considerar inviável a tentativa de posicioná-los no mercado, o melhor é abandoná-los, pois isso indica uma provável falta de rentabilidade.
Para que serve a Matriz BCG?
A Matriz BCG é excelente para demostrar a situação de um produto em determinado mercado e a partir deste relatório gráfico a empresa tomar as atitudes necessárias para determinada situação, porém a matriz BCG tem algumas desvantagens como, por exemplo: Alta participação de mercado não é o único fator de sucesso e o método não permite avaliar outros, crescimento de mercado não é o único indicador de atratividade de um mercado e a matriz BCG apenas contempla este fator e às vezes um ?abacaxi? pode gerar mais que uma? Vaca Leiteira?
A análise da matriz BCG é uma forma de analisar o cenário do mercado de forma ?seca?, sem contar com muitas variáveis do mercado, portanto a pessoa que for realizar uma análise utilizando a matriz BCG deve portar um conhecimento do mercado em que irá analisar, pois o mercado é dinâmico, isto é, pode mudar a qualquer momento, com qualquer informação e por qualquer motivo.
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Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Matriz_BCG
http://en.wikipedia.org/wiki/Bruce_Henderson
http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/191.pdf
1 comentário em “Matriz BCG: Conheça esse método de análise!”
Ótimo Post Adriano. Estou com a Gerência de Portfólio dos produtos da ForLogic e vou utilizar essa matriz para organizar os produtos e ajudar a tomada de decisões.