Estratégia empresarial

Conheça a Matriz BCG

Gestao Empresarial Qualidade
Imprimir artigo

O que é a matriz BCG?

A matriz BCG é um modo de análise criada por Bruce Henderson para uma empresa de consultoria americana chamada Boston Consulting Group no ano de 1970. O objetivo da matriz era fazer com que a empresa tenha um portfólio de produtos com diferentes taxas de crescimento e diferentes participações no mercado. Este portfólio faz com que exista um equilíbrio entre fluxos de caixa, pois produtos de alto crescimento exigem injeções de dinheiro para crescer já produtos de baixo crescimento devem gerar excesso de caixa.
Todos os produtos de uma empresa são necessários e devem ter estratégias diferentes para serem alocados no mercado. A Matriz BCG faz com que sejam apresentadas várias estratégias para todos os produtos e também equilibra a carteira de negócios e produtos em geradores e tomadores de caixa. Consegue-se assim uma representação visual simples dos produtos e serviços da empresa, e das suas avaliações relativas.

Como usar a matriz BCG?

A matriz BCG pode ser usada em várias empresas e em todos os segmentos. Os produtos devem ser alocados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante. Veja abaixo um modelo da matriz e a definição de cada quadrante:

 

Matriz BCG

 

 

  • Em questionamento (também conhecido como “ponto de interrogação” ou “criança-problemática”): É o pior quanto ao fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado. Se nada for feito para mudar a participação de mercado, pode absorver um grande investimento e depois se tornar um problema (“abacaxi”). Por outro lado, por estar em um mercado de alto crescimento pode-se tornar um produto muito rentável (“estrela”).
  • Estrela: Demanda grandes investimentos e são referências no mercado, gerando receitas (ainda que não muito elevadas) e com taxas de crescimento potencialmente elevadas. Ficam frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa. Entretanto, a participação de mercado deve ser mantida, pois se pode tornar numa “vaca leiteira” se não houver perda de mercado.
  • Vaca leiteira: Os lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Pode ser a base de uma empresa, já que a empresa detém uma quota de mercado considerável.
  • Abacaxi (também conhecido como “cão”, “vira-lata” ou “animal de estimação”, expressões que não traduzem bem o conceito em português): Os “abacaxis” devem ser evitados e minimizados numa empresa. Cuidado com os caros planos de recuperação. Invista se for possível na recuperação, caso não seja possível desista do produto. O pequeno espaço no mercado gera poucos lucros, mas estes estão associados a um baixo investimento devido ao crescimento do mercado praticamente nulo. A avaliação destes produtos deve ser feita de maneira a conseguir posicioná-los de maneira mais atrativa e rentável para a empresa, mas se a empresa não achar válida a tentativa de posicioná-lo no mercado então é melhor abandoná-los, pois significa que a rentabilidade não seja possível.

 

A Matriz BCG é excelente para demostrar a situação de um produto em determinado mercado e a partir deste relatório gráfico a empresa tomar as atitudes necessárias para determinada situação, porém a matriz BCG tem algumas desvantagens como, por exemplo: Alta participação de mercado não é o único fator de sucesso e o método não permite avaliar outros, crescimento de mercado não é o único indicador de atratividade de um mercado e a matriz BCG apenas contempla este fator e às vezes um ?abacaxi? pode gerar mais que uma? Vaca Leiteira?.

A análise da matriz BCG é uma forma de analisar o cenário do mercado de forma ?seca?, sem contar com muitas variáveis do mercado, portanto a pessoa que for realizar uma análise utilizando a matriz BCG deve portar um conhecimento do mercado em que irá analisar, pois o mercado é dinâmico, isto é, pode mudar a qualquer momento, com qualquer informação e por qualquer motivo.
Pessoal fiquem a vontade para comentar o assunto e boa análise para todos.

 

Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Matriz_BCG
http://en.wikipedia.org/wiki/Bruce_Henderson
http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/191.pdf

Autor

Comentários

Posts Relacionados

MPS BR Qualidade
← Post mais recente
O que é o MPS-BR?