Blog da Qualidade

A Importância Da Comunicação Nas Organizações

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Adriano Torres

Adriano Torres

+ posts

CAPM®, Consultor de Qualidade e Analista de Mapeamento de Processos Senior
Eng° de Produção - Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos, E-mail: adrianopaulo2307@gmail.com

A todo o momento estamos nos comunicando, seja em casa, na escola, na faculdade, no trabalho, e outros, todos os seres vivos tem a necessidade de se comunicarem, porém, com certeza, a comunicação mais complexa é a humana.
Neste artigo veremos a importância da comunicação nas organizações, os elementos da comunicação, os principais problemas na comunicação, levando em consideração que este fator influencia diretamente nos processos das empresas e seus desempenhos internamente, contribuindo para integração de equipe e uma liderança efetiva.
Mas o que é comunicação?
Comunicação é a transmissão de uma mensagem codificada por um emissor através de um canal para ser decodificada por um receptor. A comunicação abrange muito mais do que uma simples transferência de mensagem, pois também a compreensão do significado da mensagem.
Elementos da comunicação
Antes da realização da comunicação, é necessário que exista uma vontade ou propósito em forma de mensagem. Nesse momento nasce o processo de comunicação que está dividido em sete partes: Emissor, Codificação, Mensagem, Canal, Decodificação, Receptor e o Feedback.
Emissor: Inicia a mensagem codificando um pensamento;
Codificação: Forma da mensagem transmitida pelo emissor;
Mensagem: Produto físico decodificado pelo emissor;
Canal: É o caminho por onde a mensagem é transferida;
Receptor: É a quem a mensagem é transmitida;
Decodificação: Interpretação da mensagem pelo receptor:
Ruído: Barreira da comunicação que distorce a clareza da mensagem;
Feedback: Verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem, como originalmente pretendia. Neste momento sabe-se se houve compreensão da mensagem.
Problemas da comunicação
Os principais métodos da comunicação são a comunicação oral, comunicação escrita e a comunicação verbal, é claro que todas elas tem os seus pontos de dificuldades, sendo assim:
Comunicação Oral: Por mais rápidas que sejam tem as suas desvantagens, pois quanto maior o número de receptores, maior será a chance de distorções. Por exemplo, a brincadeira do ?telefone sem fio?, onde cada pessoa interpreta a mensagem da sua própria maneira e quando chega no final esta totalmente modificada.
Comunicação escrita: As vantagens são obvias, vai desde a forma de armazenar até a possibilidade de consultar o documento no caso de dúvidas, mas as desvantagens também existem. A Comunicação escrita consome mais tempo do que a oral e não há um feedback instantâneo e talvez em nenhum momento.
Comunicação não verbal: Este método de comunicação é enviada com a oral, mas também pode ser enviada sozinha. Por exemplo, um olhar, um sorriso, um movimento de sobrancelhas e etc. A desvantagem da comunicação não verbal está no receptor se confundir no que realmente o emissor deseja, pois ele diz algo, mas sua feição ou movimentos ?dizem? outra.
Agora você conhece que existem diferentes tipos de comunicação, e os elementos que compõem a comunicação, vale a pena se comunicar bem e corretamente. Como é a comunicação na sua empresa?
No próximo artigo desta série vamos falar de canais comunicação, não perca! 😉

Sobre o autor (a)

4 comentários em “A Importância Da Comunicação Nas Organizações”

  1. Olá,muito bom esse assunto.
    Poderia postar algo relacionado ao mapeamento e modelagem de processo.

  2. Anderson Silva

    Aumente sua lucratividade controlando totalmente sua equipe em campo com o Confirm8 através do celular. Gestão de Facilities, Ordens de serviço, manutenção preventiva e corretiva e gestão de ativos. Lige-nos (11) 4118-4232 ou visite-nos: https://www.uplogic.com.br/confirm8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!