Blog da Qualidade

A importância de Fatos e Dados para tomada de decisão de qualidade!

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Você sabe o que a sua empresa sabe sobre qualidade? Onde ela está posicionada em relação ao mercado? Isso tem tudo a ver com fatos e dados.

É muito difícil fazer um bom trabalho, a falta de informação atrapalha, geralmente ela impede que algo realmente bom seja feito. Mas calma, ela é ao mesmo tempo o problema e a solução.

É simples, poucos dados e informações, podem levar você a tomar decisões erradas, talvez por não compreender todo o contexto. Agora, quando você tem informação demais, isso também é um problema, uma vez que, se você é bombardeado por dados, vai ser difícil conseguir categorizar e escolher o que realmente é relevante para o trabalho que você deve realizar.

No artigo de hoje vamos falar da importância de tomar decisões baseado em fatos e dados.

Esse é um artigo que poderia ser um livro, é possível discorrer sobre inúmeros tópicos quando falamos de dados e informação para tomada de decisão. Podemos falar de categorização, indicadores, fake news, gestão do conhecimento, mineração de dados, excesso de informação, falta de informação, desinformação e por aí vai.

Hoje vou focar em porque é importante obter a informação correta, no problema da falta de informação, e fazer um convite especial.

Como fatos e dados ajudam a tomar decisão?

Dados se transformam em informação, que por sua vez, pode ser transformada em conhecimento. O conhecimento aplicado produz, nos indivíduos, habilidades. A tomada de decisão é algo importante demais para ser feita apenas com base nas habilidades já desenvolvidas, aquelas que você já tem. Ou seja, muitas vezes você vai ter que procurar mais, cavar, ir atrás de dados e informações que podem trazer outros pontos de vista para a decisão.

Mas para isso, é importante que você, o tomador da decisão, ou seu corpo diretivo, esteja disposto, e tenha “olhos de ver”, ou seja, que esteja procurando algo diferente do que já se pensa, caso contrário, você só vai conseguir ver dados, que reforçam seu ponto de vista. Esse é o famoso viés de confirmação, um perigo para tomada de decisão.

Então, buscar dados novos e informações é fundamental, mas esteja focado em entendê-los como eles são, e o que eles podem mudar na sua opinião. Busque por isso, evite os vieses e isso é difícil, mas necessário.

Com seu repertório, e novos dados e informações referentes ao tema, você olhando pra eles, procurando enxergar coisas novas… agora sim, tomar a decisão vai fazer mais sentido.

Um princípio da qualidade

A tomada de decisão baseada em fatos e dados, é um princípio da qualidade, e uma das coisas que caracteriza um princípio, é que ele é um fundamento, algo que precede tudo. Na ISO 9000, ele está descrito como “Tomada de decisão com base em evidência”, declaração, simples e direta: Decisões com base na análise e avaliação de dados e informações são mais propensas a produzir resultados desejados.

Mesmo que o princípio da qualidade reforce que devemos tomar decisões baseados em fatos e dados, o próprio princípio cita que devemos assegurar que estamos equilibrando a intuição e experiência, com a análise dos fatos e dados. Apoiar o feeling, não substituí-lo, e atenção, utilizar apenas seu “sexto sentido” é um risco desnecessário.

Nem sempre, quando você analisa novos dados e fatos, você necessariamente precisa mudar de decisão. Muitas vezes, você pode identificar riscos, criar cenários, e se preparar para turbulências. Pode atuar com mais cautela, mais ou menos velocidade, dependendo do que os dados lhe trouxeram.

Esse princípio é um amigo, um conselheiro, não algo para “ser um problema” quando você quer decidir algo. Ele ajuda a trazer uma ponta de racionalidade na decisão. Você não precisa perder a paixão, sua intuição, só não precisa ser guiado apenas por ela.

Como está a qualidade no Brasil?

Há mais de 10 anos, nós criamos o blog da qualidade, para responder a um anseio da sociedade. Cinco anos depois, criamos um podcast: o Qualicast. Agora, estamos com novas iniciativas para melhorar a qualidade no país.

Sim, vendemos nosso software para centenas de clientes que, modéstia à parte, nos adoram. Mas, precisamos entender mais do que está acontecendo no país para continuar apoiando a qualidade.

Por isso, estamos lançando a Pesquisa Cenário da Qualidade 2022. Temos o objetivo de mapear onde estamos em relação a qualidade, para que todos nós, parceiros e empresas, possamos direcionar esforços com mais fatos e dados ligados a qualidade, excelência e gestão.

Fazer benchmark e ainda ganhar prêmios

Claro que depois de responder, você vai poder se comparar com a média das empresas, só de responder a pesquisa já é uma autorreflexão. Depois, você pode inclusive avaliar como foi o seu resultado em relação aos demais, e com isso tomar decisões de maneira mais assertiva.

Existirão ainda dezenas de prêmios sorteados para todos que responderem. Então, além de ajudar a direcionar o conteúdo do blog e a melhorar o entendimento de qualidade no Brasil, você pode ganhar livros, cursos, ingressos e várias outras coisas que estão conectadas com qualidade, excelência e gestão.

Todo mundo ganha!

A Pesquisa Cenário da Qualidade 2022, é o tipo de iniciativa em que todos ganham. Com o que estamos fazendo aqui, todos terão mais dados e informação para tomar decisão, e ainda, ganhar prêmios.

É difícil operacionalizar coisas assim, leva tempo, toma atenção, dá trabalho, custa dinheiro, mas assim como o blog, algum tempo depois, começa a fazer todo o sentido. É simplesmente a coisa certa a ser feita!

E é importante lembrar que essa é uma iniciativa da ForLogic e da Templum, e conta com apoio de diversos parceiros, sem os quais, provavelmente, não seria possível. Obrigado a :

  • Evolutto
  • SG4
  • Horus Mentoria
  • Celint
  • ATSG
  • FestQuali
  • Qualiex
  • QMS

Agora é com você!

Agora, espero que você que consome nosso conteúdo, e gosta, tenha 7 minutos para responder a pesquisa, e possa apoiar na identificação do Cenário da Qualidade 2022. E, sim, você ainda poderá ganhar prêmios. Participe!

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!