Blog da Qualidade

Um ano para viver a qualidade e a excelência como nunca

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Muitos sabem da minha posição sobre qualidade. Mais do que cumprir requisitos, qualidade é manter o foco no cliente, gerar valor por meio das suas entregas, cumprindo os compromissos (requisitos) acordados. E 2021 é um ano para viver a qualidade (e a excelência) como nunca. Quer entender por quê? 

Estamos abrindo o ano e fiz questão de escrever esse artigo sobre como a qualidade e a excelência podem transformar o tremendo limão que temos (Covid-19/pandemia) em uma deliciosa limonada (Inovação/Resultados).

A qualidade escangalhada e maltratada

A qualidade é uma das palavras mais “maltratadas” que existe, assim como excelência, inovação e tantas outras. Ela foi fatiada, simplificada, estratificada e reduzida a quase nada. Reduzida a “certificado”.

Eu não sou contra as certificações. Penso que elas são importantes, que têm um papel relevante e são parte de um processo. Mas que processo? O processo de melhoria que entrega uma qualidade de verdade, uma qualidade com um propósito claro: gerar valor para o cliente.

Por que é tão importante a qualidade com propósito esse ano?

Nesse ano, alguns certificados vão “cair” da parede. Muitos passaram o ano de 2020 balançando mais que bambuzal em dia vendaval, esperavam ansiosos por um 2021, como se no dia 31 de dezembro tudo fosse mudar.

O ano de 2021 chegou com muita esperança, mas essa esperança sem trabalho vai se transformar aos poucos em decepção, amargura e resignação. 

Pessoas e empresas que tiverem uma qualidade que gere resultados se sairão muito melhor esse ano. E para simplificar (muito), pense em uma qualidade que ajude a gerar valor para o seu cliente e que ele perceba no dia a dia. Se você tinha um “certificado figurativo”, agora, ele vai ter muito pouco valor.

É fato que empresas focadas na qualidade passaram o tempo todo fazendo suas análises, entendendo o contexto e rodando planos de ação para obter o melhor resultado possível em um ano impossível como foi em 2020. 

Muitas empresas conseguiram coisas boas. Nós conseguimos, assim como muitos outros e um número grande dos nossos clientes. Isso porque nós não buscamos clientes que queiram certificados, mas sim clientes que querem qualidade de verdade. Minha amostra (meus clientes) é uma amostra distorcida, pois, para eles, a qualidade com propósito é o objetivo. Isso é quase um “crivo” para ser cliente nosso.

Poxa, mas a empresa ainda pensa só no certificado

Se sua empresa estava nessa de “conseguir logo o certificado” é hora de dar um basta. Tudo bem, você conseguiu, que tal agora ganhar dinheiro com a qualidade? Eu sei, o certificado abre portas, ajuda a buscar mercado (em muitos casos), mas ele também pode transformar sua empresa em um negócio mais perene e inteligente.

Se você ainda acredita que ISO9001 engessa a empresa, ou que não ajuda a vender mais, você não compreendeu como ela pode ser uma alavanca para melhorar o NEGÓCIO.

Comece planejando certo para viver a qualidade e a excelência como nunca

Entender o contexto de 2021 é fundamental e quero mandar um recado agora: 

Esse não vai ser um ano mais “simples” que 2020. Sim, já sabemos mais como “lidar com a pandemia”. Mas ela não acabou, nem os seus impactos.

Um bom planejamento ágil baseado principalmente em uma análise de contexto dinâmica, nunca foi tão importante. E isso É QUALIDADE!

Aprender a melhorar todo o dia, principalmente os processos que foram mudados durante a pandemia, e evoluir os planos corrigindo as rotas é o caminho. Isso é EXCELÊNCIA. 

Por isso eu defendo que nunca foi tão importante trazer a qualidade e a excelência para perto, para o dia a dia. Não deixe a qualidade ser “algo a mais”, ela é o trabalho a ser feito (bom isso vai ser outro artigo) #promessa🔔. 

Agora, quero fazer um convite: Vamos ter um evento em dois encontros para falar de “Contexto da Organização e Planejamento estratégico”. Ele é gratuito e é o nosso jeito de começar 2021 apoiando quem quer fazer de 2021 um ano incrível como nós queremos.

Se inscreva, não perca! 

Vamos fazer de 2021 um ano excelente! 🤘👊 

Sobre o autor (a)

2 comentários em “Um ano para viver a qualidade e a excelência como nunca”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!