Sistemas de gestão

Caminho para Implantação da ISO 9001 – Parte 2

Imprimir artigo

Seguindo a ideia apresentada no primeiro post desta série de relatar as etapas de implantação do sistema de gestão da ISO 9001, hoje apresentarei o resultado da nossa última reunião, que trouxe muitas novidades!

A primeira novidade que podemos destacar é que as (brigas) discussões começaram! E isso deve ser encarado com muito otimismo e bom senso, uma vez que o importante não é estar certo ou errado, e sim encontrar o melhor caminho, que deve estar alinhado invariavelmente com os objetivos da organização, e é claro, com os objetivos da qualidade.

Falando em objetivos da qualidade, definimos quais são “os nossos objetivos da qualidade”, e neste ponto tivemos várias evoluções interessantes. Outro ponto a destacar é que conseguimos fechar a definição da “política da qualidade” que vamos empregar, e fizemos isso com base nos nossos valores, missão e visão. Isso nos deu certa tranquilidade, uma vez que não estamos inventando nada, apenas definindo o exigido pela norma com base no nosso jeito! É importante ressaltar que para implantação da ISO 9001 precisamos ter a política da qualidade definida, assim como os objetivos.

Tivemos ainda uma série de debates sobre formas de trabalho, estratégias de registro e documentação além das ferramentas que iremos utilizar em um primeiro momento. Trabalhamos com uma suíte de ferramentas para gestão da qualidade e excelência, mas além de saber qual ferramenta usar (e isso já sabemos) nós precisávamos definir como nós vamos utilizar essas ferramentas e como elas vão se encaixar no nosso dia a dia.

Outro ponto positivo dessa reunião foi que ficamos com nossas primeiras “tarefas de casa”, que constituem em iniciar o manual da qualidade e esboçar o procedimento de gestão de documentos e registros.

O resumo da reunião foi que teremos muito trabalho, mas que sem dúvidas, o esforço valerá a pena. Em breve, conforme o prometido, publicaremos os próximos passos da nossa saga rumo a implantação e certificação do sistema de gestão!

Autor

Comentários

Posts Relacionados

← Post mais recente
Outsourcing ou Terceirização