,

Blog da Qualidade

A ISO 9001 foi revisada sim! Como assim?

Systematic Review

Tive o prazer de debater com meu amigo Rogério Meira, em um podcast sobre o tema da Revisão sistemática (Systematic Review) da ISO9001. Que estava prevista pra esse ano, e que sim, aconteceu. Muitos acompanharam meu último artigo aqui: “A ISO 9001 não será atualizada, e por que deveria?

Calma, eu vou explicar isso tudo, mas já te convido a ouvir o podcast que vale muito a pena.

O que é a Systematic Review das normas ISO

O termo systematic review do inglês talvez não tenha ajudado. O Rogério lembrou que sempre nas traduções das normas ISO e afins, quando temos o systematic review, traduzimos por “análise crítica”, mas no caso da sistematic review, acabamos simplificando o termo a “revisão sistemática” que pode ter dado a entender que aconteceria uma revisão de maneira sistemática.

Não é meia dúzia de tabacudos que decide a revisão da norma

A primeira coisa que vale muito a pena falar, é que o processo de revisão sistemática da norma não é decidido por meia dúzia de pessoas em uma sala. Eu me diverti no podcast usando o termo tabacudo que aprendi recentemente.

Systematic Review

 

Na verdade, existe um processo extenso de revisão da norma, com muita gente envolvida e que ocorre de maneira global através do consenso.

Sim imagine que se pra você, decidir onde vai ser o primeiro churrasco da família em consenso com a turma tá complicado, imagina isso em escala mundial.

A revisão só acontece em consenso 

Para uma norma ser criada ou mesmo revisada ou, como é o termo correto, para que sua análise crítica aconteça, todos os países são ouvidos e podem mandar suas questões.

E as revisões são aprovadas de maneira consensual, por meio de muita conversa, debate e negociação. Não são 3 ou 4 iluminados em uma sala (ou tabacudos) que decidem isso, são mais de 160 países.  

Nessa análise crítica os países foram questionados se a norma atendia os requisitos a que se propunha, e nessa pergunta existem 3 possíveis respostas que vou “recortar e colar” do documento oficial da ISO que explica a sistemática de análise crítica das normas.

Na análise crítica (na revisão) é normal “CONFIRMAR”.

Uma coisa que era esperada, talvez pelo pouco entendimento de muitos e pela confusão do termo systematic review, é que a norma deveria ser mudada. Mas uma opção comum para essa análise crítica da norma, é a simples confirmação, que foi o que aconteceu.

Systematic Review

 

Vejam no texto que está disponível em um documento da ISO para explicar essa análise crítica sistemática das normas, a primeira opção fala de “confimar”. 

Voltando ao caso, houve um questionamento e a votação majoritária optou por confirmar a norma como ela está. Por isso o título do artigo.

Se quiser baixar esse documento clique aqui

A norma foi revisada sim! 

Tudo bem, o título ficou polêmico, eu sei. Explicando, o que quero dizer, é que a norma passou sim por um Systematic Review, que optou pela primeira opção ‘confirmar’ a norma.
Não quer dizer que a norma foi abandonada, ou que ela caiu em desuso, e sim, que ela se mantém atual para a maioria dos países e que faz sentido continuar utilizando-a como está.

Recomendo fortemente que você escute o Qualicast com o Rogério Meira, foi uma aula, e tem muito mais coisas! Escute na íntegra:

 

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nossos softwares:
Gestão da Qualidade https://qualiex.com/ | Gestão da Metrologia https://metroex.com.br/

 

Sobre o autor (a)

Artigos relacionados

Próximo evento Forlogic!

Conheça nossos canais

Conheça o que CEOs e especialista nos assunto estão fazendo para desenvolver as estratégias de suas empresas

Planejamento Estratégico | Transmitido ao vivo em 21 de jan. de 2021

Qualicast - O Podcast da QUALIDADE

19 de março de 2021 | 55 min

Academia da Excelência