Ferramentas da qualidade

Programa 8S

Imprimir artigo

Continuando nossa reflexão sobre os sensos apresentados em um dos posts anterior, apresentamos os 8S, que é composto por mais 3S além dos 5 que já abordamos. Os 3S veem complementar os 5S anteriores, que é um importante método que proporciona um ambiente organizado e limpo.

Com o passar dos anos, os gestores perceberam que os 5S não estavam suprindo totalmente a necessidade da empresa, criando assim mais 3S para complementá-los. Com os 8S, o programa se tornou mais forte, abrangente e estruturado, pois proporciona um ambiente mais saudável, seguro e limpo, o que gerará uma maior integração entre indivíduos, ambiente e processos, aumentando a produtividade e eliminando os desperdícios.

 

OS 8S

  • SHIKARI YARO: senso de determinação e união
  • SHIDO: senso de capacitação, educação e treinamento
  • SETSUYAKU: senso de economia e combate aos desperdícios
  • SEIRI: senso de utilização
  • SEITON: senso de organização
  • SEISO: senso de limpeza
  • SEIKETSU: senso de padronização, asseio e arrumação
  • SHITSUKE: senso de disciplina

O senso de determinação e união aborda o trabalho em time para se alcançar os resultados esperados, através do comprometimento, motivação e liderança dos colaboradores.

No senso de capacitação, educação e treinamento todos os colaboradores deverão ser treinados num processo contínuo, para executarem cada vez melhor suas atividades.

No senso de economia e combate aos desperdícios, os desperdícios e os gastos desnecessários da organização deverão ser eliminados e todas as oportunidades de melhorias deverão ser realizadas.

Lembrando que:

No senso de utilização devemos ter no ambiente de trabalho somente o necessário e eliminar o desnecessário.

No senso de organização devemos colocar cada coisa em seu lugar, de forma que seja identificada facilmente quando for utilizada.

No senso de limpeza devemos cuidar para que tudo permaneça limpo, lembrando que o mais importante do que limpar é não sujar.

No senso de padronização, asseio e arrumação, devemos manter as condições de trabalho que criamos favoráveis a nossa saúde, tanto física como mental.

No senso de disciplina, devemos manter os padrões técnicos, morais e éticos.

 

Com a criação dos 3 ultimos sensos, notou-se que estes ultimos deveriam vir sucedidos pelos demais, pelo fato de que os demais sensos os complementam.

Os 3S acrescentados vieram contribuir ainda mais para um ambiente favorável de trabalho, sendo que essa integração proporciona a organização aspectos fundamentais de sobrevivência e competitividade, pois propõe a reeducação e recuperação das práticas e valores esquecidos, mas que certamente são conhecidos e valorizados por todos.

 

REFERÊNCIAS

ABRANTES, José. Programa 8S: Ferramenta para a economia e combate aos

desperdícios na indústria. Dissertação de Mestrado (M. S.c.). CEFET/RJ, Rio de

Janeiro, Brasil, 1997.

MARTINS, Petrônio G. LAUGENI, Fernado P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 5ª ed., 2005.

Autor

Comentários

Posts Relacionados

← Post mais recente
Benchmarking