Blog da Qualidade

Programa 8S: O que é e Como Utilizá-lo?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Jeison

Jeison

+ posts

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Continuando nossa reflexão sobre os sensos apresentados em um dos posts anterior, apresentamos os 8S, que é composto por mais 3S além dos 5 que já abordamos. Os 3S veem complementar os 5S anteriores, que é um importante método que proporciona um ambiente organizado e limpo.

Com o passar dos anos, os gestores perceberam que os 5S não estavam suprindo totalmente a necessidade da empresa, criando assim mais 3S para complementá-los.

Com os 8S, o programa se tornou mais forte, abrangente e estruturado, pois proporciona um ambiente mais saudável, seguro e limpo, o que gerará uma maior integração entre indivíduos, ambiente e processos, aumentando a produtividade e eliminando os desperdícios.

O que é o Programa 8s?

O programa 8S teve origem no Japão, mais precisamente na década de 1960, como parte do sistema de produção da Toyota, conhecido como Toyota Production System (TPS). Esse sistema foi desenvolvido pela empresa automobilística Toyota e tornou-se um dos pilares da metodologia Lean Manufacturing.

Inicialmente, o sistema 8S era composto por cinco princípios, conhecidos como 5S: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização) e Shitsuke (autodisciplina). Esses princípios foram fundamentais para melhorar a eficiência e a qualidade na produção da Toyota, eliminando desperdícios, reduzindo tempos de setup e promovendo um ambiente de trabalho mais organizado e seguro. Como dito anteriormente, foram adicionados mais 3s na metodologia 5s.

A Toyota aplicou com sucesso o programa 5S em suas operações e obteve resultados significativos em termos de melhoria contínua e eficiência. Essa abordagem foi adotada por outras empresas japonesas e, posteriormente, disseminada pelo mundo como uma forma eficaz de melhorar a organização, a produtividade e a qualidade.

Hoje, o programa 8S é amplamente utilizado em diversos setores e organizações ao redor do mundo, independentemente do ramo de atividade. Sua aplicação vai além da indústria automobilística e pode ser encontrada em empresas de manufatura, serviços, saúde, comércio e outros segmentos, com o objetivo de promover a excelência operacional e a cultura de qualidade.

Quais são os 8S?

  • OSHIKARI YARO: O senso de determinação e união aborda o trabalho em time para se alcançar os resultados esperados, através do comprometimento, motivação e liderança dos colaboradores.
  • SHIDO: No senso de capacitação, educação e treinamento todos os colaboradores deverão ser treinados num processo contínuo, para executarem cada vez melhor suas atividades.
  • SETSUYAKU: No senso de economia e combate aos desperdícios, os desperdícios e os gastos desnecessários da organização deverão ser eliminados e todas as oportunidades de melhorias deverão ser realizadas.
  • SEIRI: No senso de utilização devemos ter no ambiente de trabalho somente o necessário e eliminar o desnecessário
  • SEITON: No senso de organização devemos colocar cada coisa em seu lugar, de forma que seja identificada facilmente quando for utilizada.
  • SEISO: No senso de limpeza devemos cuidar para que tudo permaneça limpo, lembrando que o mais importante do que limpar é não sujar.
  • SEIKETSU: No senso de padronização, asseio e arrumação, devemos manter as condições de trabalho que criamos favoráveis a nossa saúde, tanto física como mental.
  • SHITSUKE: No senso de disciplina, devemos manter os padrões técnicos, morais e éticos.
Programa 8s
O Programa 8s deve ser implementado pensando em todo o time de uma organização, resultando em um programa totalmente conectado com a cultura da empresa

Conclusão

Com a criação dos 3 últimos sensos, notou-se que eles deveriam vir sucedidos pelos demais, pelo fato de que os demais sensos os complementam.

Os 3S acrescentados vieram contribuir ainda mais para um ambiente favorável de trabalho, sendo que essa integração proporciona a organização aspectos fundamentais de sobrevivência e competitividade, pois propõe a reeducação e recuperação das práticas e valores esquecidos, mas que certamente são conhecidos e valorizados por todos.

REFERÊNCIAS

ABRANTES, José. Programa 8S: Ferramenta para a economia e combate aos
desperdícios na indústria. Dissertação de Mestrado (M. S.c.). CEFET/RJ, Rio de
Janeiro, Brasil, 1997.
MARTINS, Petrônio G. LAUGENI, Fernado P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 5ª ed., 2005.

Sobre o autor (a)

6 comentários em “Programa 8S: O que é e Como Utilizá-lo?”

  1. Parabens pelo artigo e pelo blog!

    Penso se os três Ss adicionais (determinação, capacitação e economia) não seriam supridos pela ISO 9001 (motivação, treinamento e melhoria contínua)?

    Assim, em uma organização com cultura ISO 9001, o programa 5S bastaria?

  2. Obrigada Fabio! Que bom que está gostando de nosso blog, pois é muito bom saber que estamos contribuindo de alguma forma na geração de conhecimentos. Na verdade, os 3 S reforçam a gestão da ISO 9001 e precisam ser trabalhados em conjunto com o sistema, pois um complementa o outro (lembrando que antes da implantação de um sistema de gestão devemos nos adequar à várias mudanças e uma das primeiras ferramentas implantadas na organização são os 8S). Portanto, se mantermos o trabalho em equipe, o treinamento e o combate ao desperdício, estaremos dando suporte para que a organização consiga administrar de maneira eficaz a gestão da ISO 9001.
    Um grande abraço!

  3. Maria Zelina

    Simplesmente fantástico!

    É exatamente o que faltava para as organizações, que queiram implantar esta fabulosa ferramenta, refletir e implantar de forma eficaz, avaliando os resultados a curto, médio e longo prazo, com o mesmo entusiasmo do início.

  4. MUITO BOM SABE R SEMPRE DAS EVOLUÇÕES E MELHORIAS NAS GRANDES EMPRESAS E SE APERFEIÇOAR SEMPRE COM NOVAS TECNOLOGIAS E APRENDE SEMPRE MAS …TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL FORMADO ..???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!