Blog da Qualidade

Mente disruptiva e um 2021 de grandes resultados

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Monise Carla

Monise Carla

+ posts

Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Não me leve tão a sério no Twitter, mas se preferir, você também pode me encontrar no Facebook e Linkedin.

Tudo bem que em cada ano que vivemos superamos vários desafios e adquirimos grandes aprendizados, mas não há como discordar que 2020 foi atípico. Tivemos mudanças de trabalho, contexto, comportamentos, tudo ao mesmo tempo, sem chance de “parar” pra respirar. Porém, diferente de 2020 que exigiu adaptação, 2021 demandará mente disruptiva para alcançar grandes resultados.

Fazendo a análise dos resultados de 2020 como parte da atividade do nosso planejamento estratégico, conhecido aqui como divertimento estratégico, houve um grande sentimento de gratidão. Pelo ano, superação, trabalho e entrega do time para chegar até aqui.

Mesmo que pegos “no susto”, tomamos ações que nos trouxeram até aqui. Por isso, quero destacar algumas coisas que fizemos esse ano com o foco de ajudar a comunidade.

Gestão de Crise

A primeira medida que fizemos esse ano, foi compartilhar tudo o que estávamos fazendo para lidar com a crise. Com isso, surgiu a página Gestão de Crise do Blog da Qualidade.

Além de posts que dão o passo a passo de como lidamos com a crise, fizemos vários webinars, posts, infográficos que inspiraram empresas a se posicionarem e definirem suas ações estratégicas.

Discutimos bastante sobre gestão de crise, gestão de riscos, gestão de mudanças, auditorias remotas, liderança, e outros temas que estavam em alta na nossa comunidade.

Vou destacar aqui os 14 posts mais acessados da página:

  1. Coronavírus: liderança em tempos de crise – Blog da Qualidade
  2. Coronavírus: como fazer gestão de crise do zero? – Blog da Qualidade
  3. Como fazer gestão de crise, um exemplo prático da ForLogic #coronavírus – Blog da Qualidade
  4. Os primeiros passos para um comitê de Crise – Blog da Qualidade
  5. [REVIEW] Qualicast #048 – O papel da qualidade em momentos de crise – Blog da Qualidade
  6. Fazer auditorias remotas: seria esse o erro do momento? – Blog da Qualidade
  7. Executar projetos na crise é aprender! – Blog da Qualidade
  8. Como o Qualiex ajuda na gestão da crise do Coronavírus – Blog da Qualidade
  9. [REVIEW] Qualicast #053 – Os desafios da auditoria remota – Blog da Qualidade
  10. Saindo da crise: vamos falar de compliance – Blog da Qualidade
  11. 6 princípios que norteiam empresas resilientes
  12. Engajando equipes (recém) remotas: desafios de comunicação e liderança – Blog da Qualidade
  13. Liderança em tempos difíceis: você é o capitão do navio, mas que tipo de capitão? – Blog da Qualidade
  14. Auditorias (remotas) de sistemas de gestão na crise – Blog da Qualidade

Um 2021 de mente disruptiva

Por mais que muitos de nós estejamos vivendo uma sensação de alívio e gratidão pelo ano que passou, vejo que há uma busca para estabilizar os resultados e voltar em força total em 2021, agora mais adaptados, e um pouco mais preparados.

A mentalidade de melhoria contínua foi importante para superar 2020, mas algumas ações precisaram ser disruptivas. Foi necessário inovar totalmente algumas operações para que elas continuassem.

Assim como a lâmpada não foi a melhoria da vela, o alcance dos resultados não acontecerá a partir de pequenas melhorias em processos pontuais. Talvez até aconteça, mas de maneira gradativa e a longo prazo.

Em 2021, a disrupção ainda será necessária para alcançar os resultados desejados, principalmente se o objetivo é retomar o fluxo de antes da pandemia. O medo não poderá ser mais um impulsionador. Precisamos nos agarrar às oportunidades e desejos de entregar resultados fora da curva. Como diria Einstein:

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”

Portanto, é o momento de ter ideias totalmente disruptivas. Hora de quebrar os próprios processos para criar novas operações que desafiem a todos. Eu sei que parece ser fácil “falar”, mas essa é a palavra de ordem por aqui. 

Estou colocando minha equipe para entender quais foram as coisas que sempre tivemos “medo” de fazer, ou que nunca imaginamos, para analisar, fazer um bom planejamento de mudanças e executar, com certeza, com muita agilidade.

Agilidade para executar, testar e colher aprendizados para gerar resultados efetivos, não no sentido de pressa.

A crise só nos trouxe o fluxo que já deveríamos estar. E nós aqui do Blog da Qualidade, vamos continuar produzindo conteúdos para colocar nossa comunidade neste fluxo!

Férias para voltar com força total!

Nós estamos colocando o Blog da qualidade de férias. Isso significa que vamos voltar a publicar novos posts a partir de 19 de janeiro de 2021. Enquanto isso, vamos publicar novamente alguns posts que tiveram grande repercussão em 2020.

Use esse momento para reflexão e entender quais são as ações diferentes que você vai tomar hoje para criar um 2021 disruptivo.

Boas festas!

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!